Skip to main content

Os eletrodomésticos são aqueles aparelhos elétricos indispensáveis para facilitar as tarefas de casa. Por exemplo, sua geladeira, fogão, máquina de lavar louça são alguns desses elementos. Hoje queremos falar sobre como escolher o forno para cozinha, que são super versáteis na cozinha e devem ser comprados de maneira planejada, escolhidos pelo melhor custo-benefício, assim como os demais eletros.

Existem diferentes tipos, modelos e recursos em um forno e você precisa analisar todas essas informações. Além disso, outros fatores como o espaço disponível, mobiliários e necessidades pessoais também devem ser considerados.

E hoje vamos te ajudar, então fizemos esse post destrinchando tudo o que você precisa saber para comprar seu forno. Boa leitura!

 

FORNO DE COZINHA: O QUE É?

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

 

Antes de escolher seu forno para cozinha, você precisa saber que os fornos funcionam como estufas quentes e são capazes de cozinhar os alimentos de maneira uniforme.

Muita gente acredita que os fornos podem ser substituídos pelo microondas, mas não caia nessa, pois eles possuem funcionamentos diferentes.

A principal função do microondas é descongelar e aquecer os alimentos. No entanto, se você quiser assar seus alimentos mantendo sabor e qualidade vocêê deve utilizar o forno.

 

COMO ESCOLHER FORNO PARA COZINHA: QUANTO AO FUNCIONAMENTO

Antes de iniciar sua busca, você precisa saber que temos basicamente dois tipos de forno quando falamos de funcionamento: o forno elétrico e o forno a gás.

 

1. Forno Elétrico

O forno elétrico utiliza energia elétrica para funcionar, não necessitando de gás.

O forno elétrico possibilita um melhor controle da temperatura e, depois de desligado, mantém o calor por mais tempo, permitindo que a comida continue quentinha.

Por outro lado, como desvantagem temos o fato dele demorar um pouco mais de tempo para atingir a temperatura ideal.

 

2. Forno a Gás

O forno a gás funciona com o gás, que pode ser GLP ou encanado. Para ligá-lo, você gira um botão, que é responsável por ligar o gás, e cria uma faísca para acendê-lo.

Quando comparado com o forno elétrico, o forno a gás possui um aquecimento mais rápido, atingindo a temperatura ideal mais rapidamente, e seu resfriamento também é mais rápido.

Sua desvantagem é que ele depende de gás, além disso, o controle da temperatura não é tão preciso.

 

COMO ESCOLHER FORNO PARA COZINHA: INSTALAÇÃO

Quando vamos escolher nosso forno para cozinha, precisamos saber que existem dois tipos quanto a instalação: o forno de embutir e o forno de bancada.

 

1. Forno de embutir

 

Como o próprio nome já diz, o forno de embutir é instalado no próprio mobiliário e é um queridinho na decoração moderna, pois é uma ótima maneira de otimizar o ambiente e deixá-los organizados sem deixar o ambiente sobrecarregado.

Quando o forno é embutido, além de ocupar um espaço fixo, todos os fios ficam escondidos na parte de trás evitando a poluição visual.

No entanto, um ponto negativo é que o forno de embutir geralmente necessita de um maior planejamento prévio para que a mobília tenha as medidas exatas para o recebimento do forno para garantir o acabamento perfeito.

 

2. Forno de bancada

 

O forno de bancada, ao contrário, é um equipamento que fica solto e pode ser apoiado em cima da bancada ou outro móvel.

É uma maneira mais prática por não necessitar de um espaço específico para ele.

 

COMO ESCOLHER FORNO PARA COZINHA: PASSO A PASSO

Agora que você já sabe dos tipos, escolha qual é mais interessante pra você quanto a  instalação (de embutir ou de bancada) e funcionamento (elétrico ou a gás).

Depois disso, para escolher o forno perfeito para sua cozinha é importante que você analise outros pontos, como: capacidade, voltagem, capacidade e design do aparelho, bem como as funcionalidades extras de seu interesse. E é sobre isso que vamos falar agora.

 

Capacidade

A capacidade média da maioria dos fornos residenciais é entre 15 e 85 litros. Para decidir qual a capacidade ideal para você, você deve levar em consideração seus hábitos de cozinha.

Se você mora sozinho, cozinha pouco ou tem pouco espaço, escolher um forno entre 15 e 20 litros pode ser suficiente.

 

Já para os casais ou para quem usa o forno com mais frequência, opte por modelos entre 30 e 40 litros.

Mas se sua casa possui muitas pessoas ou se você cozinha em grande quantidade, os modelos de 50 a 90 litros são os mais indicados por possibilitarem o preparo de vários pratos ao mesmo tempo devido o maior espaço interno.

 

Voltagem

Ao comprar seu forno você também precisa se atentar na voltagem. Os fornos estão disponíveis em modelos de 220V e 127V.

Ter essa atenção é importante para garantir a segurança e vida útil do aparelho. Calma que te explicamos.

Se você conectar um forno de 110V em uma rede de 220V, ele vai sofrer um curto-circuito, porque não está preparado pra receber essa tensão. Isso pode gerar acidentes, incêndios, ou danos a outros equipamentos conectados à mesma rede.

Agora se você conectar seu forno de 220V em uma rede de 110V o risco é que seu aparelho não funcione, ou funcione com um baixo desempenho.

 

Dimensões

Ao escolher seu forno considere as dimensões. Isso é de extrema importância para que ele se encaixe perfeitamente no espaço da sua cozinha.

 

Design de aparelho

Hoje no mercado temos tantas opções que, além de funcionais, os fornos acrescentam estilo ao seu ambiente.

Os fornos de embutir possuem um ar sofisticado e combinam com cozinhas mais modernas. A nossa sugestão é que você utilize torres quentes e faça sua combinação com cooktops e coifas.

 

Já os fornos de bancada permitem uma maior versatilidade e flexibilidade no espaço.

Se você busca um estilo clássico, opte por um forno branco. O inox deixa o ambiente moderno e sofisticado, combinando com os demais estilos de decoração e ainda possui o benefício da durabilidade do inox. Se você quiser ousar, você pode optar por acabamentos coloridos, que dão uma diferença para cozinhas brancas, pretas e neutras.

[products-posts/]

 

CUIDADOS COM SEU FORNO ELÉTRICO

Depois de escolhido e instalado, tenha alguns cuidados para evitar acidentes e prolongar a vida útil do seu queridinho.

Tome cuidado para que seu fio não fique em contato com superfícies quentes, pois o invólucro pode derreter e provocar um curto circuito. Além disso, não permita que nenhuma das partes (aparelho e fio) entre em contato com água – e isso vale para seu manuseio com as mãos molhadas. Assim, o forno elétrico não deve ser instalado em áreas úmidas ou molhadas, bem como próximo a materiais perigosos e inflamáveis.

Ao ligar seu forno elétrico, ligue-o em uma tomada exclusiva e de voltagem coincidente, e não utilize extensões e nem conexões do tipo T.

Já se você optar por forno a gás, tome cuidado com o gás concentrado dentro do forno. Se o fogo apagar e o gás ainda estiver aberto, desligue e deixe a tampa aberta até que todo o gás escape para o ambiente (que deve ser ventilado). Nunca acenda faíscas ou chamas enquanto o fogo estiver concentrado dentro do forno, pois isso pode ocasionar queimaduras ou explosões. Se houver fogo, desligue o gás se possível e chame os bombeiros.

 

FORNO: COMO LIMPAR?

 

Hoje, a maioria dos fornos são autolimpantes, ou seja, a gordura não se acumula no interior. Mas claro que às vezes é necessário fazer a limpeza para garantir a maior durabilidade do seu eletrodoméstico.

Quando for realizar a limpeza, a primeira coisa a ser feita é desligar o forno da corrente elétrica. Depois retire as grades e lave elas com uma esponja macia e detergente e, com os mesmos produtos, limpe o interior do forno, retirando o detergente com um pano úmido. Limpe o vidro com produtos adequados indicados pelo fabricante.

Outro ponto de extrema atenção é que você jamais deve utilizar panos úmidos no vidro quando ele ainda estiver quente, pois isso pode quebrar o vidro.

 

CONCLUSÃO

A verdade é que os fornos são uma mão na roda para preparar várias receitas deliciosas. Para escolher seu forno, analise cada critério descrito anteriormente para entender qual é o mais adequado para você.

Caso sinta dúvidas, pode entrar em contato com nosso time de atendimento, que é especialista em produtos, que todos ficaremos felizes em ajudar!

Gostaram das dicas? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?