Skip to main content

Você já se deparou com a cozinha cheia de fumaça ou ficou com o cabelo em uma situação triste ao cozinhar? Isso é péssimo e hoje, as coifas vieram justamente para acabar com esses problemas e hoje vamos te falar sobre os principais tipos.

As coifas se tornaram itens indispensáveis não cozinhas e não apenas por trazer muito mais praticidade e conforto na cozinha. Elas também complementam o design das cozinhas e harmonizam com o ambiente, deixando-os muito mais modernos. Disponíveis em diversas cores, tamanhos e designs, você consegue encontrar a coifa perfeita para você.

 

O que é coifa e para que serve?

Mas afinal: o que é a coifa?

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

A coifa é um eletrodoméstico que possui a função de retirar e filtrar a fumaça e o ar do ambiente, eliminando odores e gordura, contribuindo para a preservação do espaço e dos móveis, bem como melhorando o conforto no ambiente no momento de cozinhar.

 

 

Coifa, exaustor ou depurador: qual a diferença? 

Na hora que você decide realmente comprar algo para se livrar da fumaça, percebe que tem diferentes opções no mercado: as coifas, exaustores e depuradores. Mas qual a diferença?

Nos depuradores o ar é devolvido ao ambiente. Neles o ar passa por uma camada de filtros de alumínio e de carvão ativado (a depender) que purificam o ar e o devolvem ao ambiente – aqui você precisa ter atenção caso o seu depurador utilize filtro de carvão ativado, pois este filtro precisa ser trocado periodicamente.

Os depuradores de ar são indicados para ambientes menores, que sejam pouco usados ou caso não exista a possibilidade de fazer uma saída externa através de dutos.

O exaustor funciona como um ventilador que puxa o ar para fora do ambiente. Neste caso é necessário abrir um furo para encaixar os dutos.

Uma desvantagem dos dutos é que a gordura pode acabar escorrendo pela parede externa. Mas como ponto positivo temos o fato dos exaustores serem mais silenciosos e ele também contribui para a ventilação e circulação de ar na cozinha.

Já as coifas possuem as duas funções: podem funcionar como depuradores e exaustores. No entanto, você precisa escolher uma das duas opções no momento da instalação, pois não é possível a utilização de ambas ao mesmo tempo.

No momento da sua escolha, tenha em mente que as coifas ocupam um pouco mais de espaço que os exaustores e depuradores.

 

Tipos de coifas 

Bom existem basicamente dois tipos de coifas: as parede e as de ilha.

Para escolher a sua, você precisa entender mais sobre elas.

 

Tipos de coifa: quanto a instalação

 

Coifa de parede 

 

A coifa de parede, como o próprio nome já diz, é fixada em uma parede. Por isso, na construção do ambiente, leve em consideração que ela deve ser resistente ao peso do equipamento.

A maioria das cozinhas já possui a estrutura apropriada para sua instalação, uma vez que o mais comum é que o fogão ou cooktop estejam instalados na parede. Mas obviamente que sobre estes equipamentos não podem ser instalados armários ou gabinetes, pois é em cima deles que a coifa será posicionada.

Neste tipo de instalação, é preferível que a coifa cubra o comprimento do fogão ou do cooktop para que capte toda a fumaça antes de chegar em outras áreas.

 

Coifa ilha 

 

As coifas tipo ilha são aquelas que instalamos em cima dos fogões ou cooktops que ficam em ilhas, ou seja, isolados no centro do ambiente.

Da mesma maneira que nas coifas de parede, aqui a estrutura também deve ser resistente. Assim, no projeto deve-se levar em consideração se  a laje sustenta o peso do equipamento.

 

 

Tipos de coifa: quanto ao design

 

Coifa tradicional

As coifas tradicionais são aquelas que instalamos diretamente na parede ou na laje da maneira mais conhecida, conforme você pode ver nas imagens abaixo.

 

 

Coifa suspensa

Já as coifas suspensas são aquelas que possuem um design mais tecnológico e parecem flutuar.

Quando instaladas no teto, contam com tubulações mais finas e chamam atenção por sua beleza. Sendo muitas vezes acompanhadas de uma iluminação que as deixam ainda mais elegantes.

 

 

Coifa de embutir

As coifas de embutir são para aqueles que desejam ocultar a coifa na cozinha.

Neste caso, a coifa é instalada de maneira disfarçada entre os outros móveis de maneira a não chamar atenção no ambiente.

 

 

Qual o melhor formato para coifa?

Agora que você já conhece os tipos de coifa quanto à instalação e ao design, agora é necessário que você entenda as peculiaridades de cada tipo e do seu ambiente.

Por exemplo, onde estará localizado seu fogão ou cooktop? Se for em uma ilha, este também deverá ser o modelo de coifa escolhido.

Depois você passa para o design: você quer que ele seja apenas funcional ou faz questão de expor uma tecnologia ou de disfarçá-lo no ambiente?

 

Depois você também deve saber o tamanho do seu fogão/cooktop, pois conforme dissemos anteriormente, sua coifa deve cobrir toda a área.

Para fogões de 4 bocas, são ideais as coifas de 60cm ou 70cm . Já para fogões de 6 bocas, o ideal é a coifa de 90 cm de largura. Além desses modelos, no mercado existem coifas que variam entre 60 e 120cm.

[products-posts/]

 

Benefícios de ter uma coifa na cozinha 

As coifas vieram para salvar a gente de toda aquela fumaça e cheiro de comida por todo o ambiente. E para completar ela traz muita beleza e tecnologia para seu espaço, então consideramos um eletrodoméstico indispensável.

Inclusive, clique aqui e saiba quais os eletros não podem faltar na sua casa.

Caso sinta dúvidas sobre os tipos de coifas ou outros assuntos, pode entrar em contato com nosso time de atendimento, que é especialista em produtos, que todos ficaremos felizes em ajudar!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?