Skip to main content

O que é um fogão Cooktop

O fogão cooktop é um eletrodoméstico super funcional e que pode dar uma cara totalmente diferente à sua cozinha, além de permitir que você economize e otimize o espaço.

Mas o que seria isso? O cooktop possui a mesma função do fogão, porém possui apenas as bocas, não possuindo mesa e forno embutidos, garantindo, assim, as vantagens descritas acima.

 

Mas antes de escolher o modelo ideal para você, é importante ter em mente que a instalação deste equipamento deve ser feita em cozinhas planejadas ou, pelo menos, em uma bancada planejada. Por isso, caso sua cozinha seja tradicional, saiba que você precisa adaptar um balcão para a instalação do aparelho, tá bom?

Para tirar qualquer dúvida, hoje trouxemos esse post levantando os principais tópicos de interesse e cheio de dicas para você antes de comprar esse queridinho.

Boa leitura!

 

Veja os tipos de fogão Cooktop e como funcionam

Para começar, precisamos entender quais são os tipos de cooktop e como funcionam cada um. Saiba que temos basicamente três tipos: a gás, elétrico e por indução.

Vamos saber mais sobre?

 

Cooktop a gás

 

Fonte: Franke l Imagem: Reprodução

O fogão cooktop a gás é o modelo mais comum e funciona com gás de cozinha comum.

A vantagem deste tipo é a possibilidade de cozinhar mesmo quando não se tem energia, além de ser compatível com todos os tipos de panelas e possuir preços mais acessíveis.

Já um “ponto negativo” é que ele não possui uma performance acima do normal e cozinha os alimentos na mesma velocidade que um fogão normal.

 

Cooktop elétrico

O cooktop elétrico funciona por eletricidade, ou seja, não é necessário o uso de gás.

Mas como o fogão cooktop elétrico funciona? Seu aquecimento é feito através de resistência que transforma a eletricidade em calor.

Seu design é diferente e ele possui uma superfície totalmente plana, com ausência de grades e bocas. Assim, este tipo de cooktop oferece um visual ainda mais moderno e clean para seu espaço, além de toda a facilidade para limpá-lo.

 

Outra vantagem é que o aquecimento dos alimentos neste tipo de cooktop é bem mais rápido e o controle da temperatura é muito mais preciso. Além disso, muitos equipamentos ainda possuem função de desligamento automático, o que traz funcionalidade e segurança.

Já como desvantagens, temos a restrição do uso de algumas panelas – nos cooktops elétricos somente funcionam panelas de fundo reto e reforçado, como as de aço – e o fato da chapa demorar a esfriar, o que pode ser perigoso para os mais descuidados ou para quem tem filhos pequenos.

 

Cooktop por indução

O cooktop por indução é o modelo mais moderno e também utiliza energia elétrica. No entanto, ele se diferencia do anterior por utilizar a eletricidade para gerar um campo magnético quando a panela entra em contato com a superfície.

 

O cooktop com funcionamento por indução aquece e cozinha alimentos mais rapidamente e é considerada a opção mais segura, uma vez que ele esfria assim que a panela é retirada da superfície, oferecendo mais segurança para famílias que possuem crianças.

A desvantagem é que esse modelo só funciona com panelas especiais, com base magnética com fundo de aço, multicamada ou ferro fundido, além de ser o modelo mais caro dos três.

[products-posts/]

 

Materiais de Cooktop

Quantos aos materiais, destacamos três materiais: aço inox, vidro e vitrocerâmica

 

Aço inox

Os cooktops em aço inox são para os mais tradicionais pois os queimadores e o material lembram bastante o dos fogões comuns.

Os modelos em aço inox são com funcionamento a gás e a eletricidade só é necessária para o acionamento se você desejar.

Como já sabemos, o aço inox oferece uma alta durabilidade e é bastante resistente, no entanto, cuidados devem ser tomados durante a limpeza para evitar o desgaste do material.

 

Vidro

Os cooktops em vidro são bastante versáteis e se encaixam perfeitamente na sua cozinha com seus formatos variados, você pode encontrar cooktops no modelo quadrado, retangular ou mesmo em formatos circulares e arredondados.

Os cooktops feitos em vidro podem possuir ou não grelhas. Quando o funcionamento é a gás, as grelhas são essenciais, já nos demais modelos as grelhas são ausentes, o que aumenta a performance já que reduz a perda de calor, além de facilitar a limpeza.

Por outro lado, o vidro não é tão resistente quanto o inox, mas se tomar os cuidados indicados pelos fornecedores, esse modelo não oferece problemas.

 

Vitrocerâmico

Os cooktops de vitrocerâmica possuem uma grande similaridade com os de vidro, mas eles são mais modernos e sofisticados, com a inclusão de painéis de touch.

 

Qual o número de bocas escolher

Cada família possui diferentes necessidades e existe um cooktop ideal para atender cada uma.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de cada tipo, outro ponto importante deve ser considerado: a quantidade de bocas do equipamento e se ele será capaz de atender às suas necessidades. Saiba que os cooktops geralmente variam de 1 a 5 bocas.

Os modelos de 1 ou 2 bocas são para aqueles que possuem pouco espaço. Você também pode utilizá-lo em áreas de churrasqueira, varanda gourmet ou em motorhomes. Os de 1 boca medem aproximadamente 30x50cm, podendo ser maiores ou menores.

 

Já os cooktops de 4 bocas são boas opções para quem cozinha de uma maneira normal, para aqueles que moram sozinho, casais ou famílias pequenas. Eles possuem como vantagem o fato de possuir diferentes potências, que abrem mais possibilidades na cozinha. Eles possuem ali uma média de 50x50cm.

Já os cooktops de 5 bocas podem ter entre 55x75cm também podendo ser maiores ou menores. Indicamos estes modelos para famílias maiores ou pessoas que cozinham bastante.

 

 

Cooktop gasta muita energia?

Uma pergunta super comum quando vamos adquirir eletrodomésticos que consomem energia é: esse aparelho gasta muita energia?

Bom, claro que você deve considerar que seu novo cooktop vai consumir energia elétrica. No entanto, seu cooktop não vai representar um gasto considerável na sua conta de energia.

Se você optar por um modelo a gás, ele somente vai consumir energia elétrica no momento do acionamento e ainda assim você pode optar pelo acionamento manual.

 

Dá para usar com qualquer panela?

 

Mas será que você pode usar qualquer panela no seu cooktop?

Bom, depende do tipo de cooktop que você escolher. Como falamos mais acima, se você escolher um cooktop a gás você vai poder usar exatamente as mesmas panelas, no entanto, se você optar por cooktops de indução, você terá que adquirir panelas próprias para esse tipo de cooktop (em geral, são panelas de ferro fundido ou de aço multicamadas). Já se você escolher um cooktop elétrico a exigência é que esta panela possua um fundo plano e reforçado.

 

 

Bancada para Cooktop

Mas e a bancada necessária pro seu cooktop?

Bom, para começar, o espaço em que o fogão será instalado necessita respeitar as medidas indicadas no manual do produto e algumas outras como:

 

  • A bancada onde o cooktop será instalado necessita ser totalmente plano e ter no mínimo 2 a 6 centímetros de espessura para que suporte o peso do fogão.
  • A bancada de instalação deve ser feita em material resistente a altas temperaturas, como o granito, por exemplo.

 

E essas são as especificações das bancadas, não tem muito segredo, mas ainda precisamos falar um pouco sobre outros fatores.

 

Como instalar

Ao decidir por um cooktop, a primeira coisa que você precisa pensar é na sua cozinha. Ela já está preparada para receber um?

A bancada deve atender a todas as características descritas no tópico anterior e possuir tamanho adequado para recebê-lo. E mais:

 

  • O cooktop precisa de tomada exclusiva.
  • No cooktop a gás, o ponto de saída de gás deve estar a no máximo 1 metro.
  • No cooktop a gás, o ponto de gás deve estar a pelo menos 30 centímetros de distância de qualquer tomada para evitar acidentes.
  • Respeite as distâncias limite de cada manual entre o limite do cooktop e a base do móvel. Além disso, o cooktop não pode encostar na base do móvel nem no forno.

 

Vantagens de ter Cooktop

 

Bom, as vantagens já foram listadas ao longo do post, mas caso você tenha deixado passar aqui repetimos.

A principal vantagem é o fato de tornar o ambiente mais amplo e organizado, sem contar no seu design moderno.

Além disso, os cooktops facilitam a limpeza por não possuírem desníveis e grades, na maior parte das vezes.

Os cooktops elétricos e por indução ainda possuem uma performance melhor que a dos fogões tradicionais porque a dissipação de calor é reduzida, e eles ainda atingem temperaturas maiores em um menor tempo.

Os modelos por indução ainda possuem o benefício de esfriar assim que a panela é retirada, evitando acidentes.

 

 

Como limpar o Cooktop

Escolhido e instalado seu modelo, é hora de saber como você vai limpar seu cooktop e quais os cuidados você precisa ter para prolongar a vida útil do seu queridinho.

Em ambos os casos, após a verificação inicial e antes de iniciar a limpeza com água e sabão, remova os restos de alimentos e, se for o caso, umedeça-os para retirar mais facilmente.

 

Como limpar Cooktop a Gás

Para começar a limpar seu cooktop a gás, comece certificando-se que o gás não está aberto.

Depois, você vai tirar todas as partes removíveis – as grelhas e as bocas – como tiramos de um fogão normal.

Para limpar estas partes removíveis utilize água e sabão neutro apenas. Os ácidos e outros produtos químicos podem prejudicar o material.

Depois, também utilize água e sabão neutro na superfície do seu cooktop, tome cuidado para não utilizar produtos abrasivos, por exemplo, o lado verde da esponja e a lã de aço, pois eles podem corroer os materiais e diminuir a durabilidade do produto. Sempre utilize materiais macios como Perfex, o lado amarelo da esponja e panos macios.

 

Como limpar Cooktop Elétrico ou a Indução

Para limpar esse queridinho você primeiro precisa que ele esfrie, pois o choque térmico pode causar manchas.

Quando esfriar, pegue uma esponja, Perfex ou pano macio umedecidos com uma mistura de água e detergente neutro e esfregue delicadamente. É importante que você não jogue água diretamente porque ela pode danificar a estrutura elétrica.

No caso do seu cooktop funcionar por indução, não utilize objetos metálicos na limpeza para evitar acidentes ou o comprometimento do produto.

 

Conclusão

O fato é que os cooktops são eletrodomésticos super modernos e cheios de estilo, além de funcionais. Para escolher o seu modelo não tem muito segredo, basta analisar os tópicos acima descritos e, caso sinta dúvidas, não pense duas vezes antes de entrar em contato com nosso time de atendimento, que é especialista em produtos, e todos ficarão felizes em ajudar!

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?