Tudo o que você precisa saber sobre bacias sanitárias

Hoje queremos te falar tudo sobre bacias sanitárias, afinal a bacia sanitária é um dos itens que merecem atenção especial na sua escolha, afinal, a estética e a funcionalidade devem estar bem alinhadas para que o seu dia a dia seja mais confortável. Além disso, a resistência e a durabilidade devem ser pontos de atenção para evitar dor de cabeça.

O fato é que com tantas opções disponíveis no mercado, às vezes fica difícil escolher a bacia ideal. Para te ajudar nessa escolha, neste artigo vamos te falar tudo o que você precisa saber sobre bacias sanitárias e, ao final dele, esperamos que você consiga comprar a bacia perfeita para você.

O que são bacias sanitárias?

lp-dia-das-maes-02

Para começar, precisamos definir o que são bacias sanitárias para entender sua importância.

A bacia sanitária é o aparelho que recebe os dejetos no seu banheiro. Ela é composta de um vaso sanitário e um sifão que será ligado à rede de esgoto.

A norma brasileira determina que os aparelhos sanitários devem ser fabricados em louça e receber na sua superfície uma camada de esmalte cerâmico que, depois da queima, apresenta-se impermeável, uniforme e contínua.

Tudo sobre a altura ideal da bacia sanitária para seu banheiro 

lp-dia-das-maes-03

Essa é uma pergunta um pouco complexa porque depende das pessoas que irão usar a bacia. No entanto, a altura padrão considerada confortável fica entre 40 e 45cm, mas claro que essa altura vai depender da estatura dos moradores da casa. Essa também é a altura padrão das bacias sanitárias disponíveis no mercado, e os vasos suspensos podem possuir instalação na altura da sua escolha. O importante na instalação da sua bacia sanitária é que os pés possam ficar firmemente apoiados nos pés.

Além disso, é importante destacar que a NBR 9050/2004, que trata das necessidades dos portadores de deficiência, estabelece que a altura deve ser entre 43 e 45cm do piso acabado.

Tudo sobre bacias sanitárias: qual o melhor formato?

Os principais formatos de bacias sanitárias disponíveis são: quadrado, redondo e oval, e você que diz qual o melhor formato pra você.

Algumas dicas nós podemos dar.

  • As bacias ovais são confortáveis e boas opções para quem possui ambientes maiores;
  • As redondas são excelentes opções para quem possui pouco espaço no banheiro;
  • As bacias sanitárias quadradas são mais imponentes e elegantes.

A dica é harmonizar sua bacia sanitária e seus complementos com os demais itens do banheiro/lavabo são de extrema relevância para gerar uma sensação de conforto e bem-estar visual tanto no dia a dia quanto em dias de receber visitas em seu lar. Claro que, antes de tudo, você deve considerar a opção que você mais se sente confortável e, se necessário, vá em uma loja, prove e veja como se sente.

Tudo sobre bacias sanitárias: qual cor escolher?

A escolha da cor da sua bacia sanitária depende muito do estilo do seu banheiro como um todo.

Nos últimos anos, a variedade de cores aumentou e inclusive temos a opção de fabricar de maneira personalizada. Apesar da variedade de cores disponível, é importante destacar que não é interessante que se compre uma peça do banheiro de cada cor., pois é essencial manter uma uniformidade visual entre as louças do banheiro e os demais itens de decoração.

As cores mais comuns no mercado são o branco, bege, preto ou ébano, marrom e cinza. Estes tons são os mais empregados, pois imprimem uma sensação de higiene e amplitude ao ambiente. 

As peças escuras e coloridas são modernas e ousadas, e recomenda-se sua utilização com revestimentos claros ou lisos para equilibrar.

Tudo sobre bacias sanitárias: qual o sistema de descarga mais econômico?

Quando falamos em bacia sanitária, outro ponto importante é a quantidade de água gasta nas descargas, afinal isso impacta nosso bolso e o meio ambiente.

Aqui destacamos as bacias que possuem caixas acopladas como as mais econômicas, porque, diferentemente das bacias convencionais que possuem a válvula na parede, as bacias com caixa acoplada já possuem uma quantidade padrão de água por descarga – o fluxo cessa quando a caixa esvazia. E não se preocupe, porque a água é suficiente!

Além disso, por sua instalação ser simples, você não terá gastos extras com quebras de paredes para a instalação ou eventual manutenção.

Tecnologia da descarga

A tecnologia da descarga usada é extremamente importante para evitar manutenções constantes, então não economize com isso, porque o barato pode sair caro!

Aqui te falaremos sobre duas tecnologias queridinhas.

Descarga pressurizada

A primeira é a descarga com sistema pressurizado, que são aquelas geralmente que encontramos em ambientes comerciais, ônibus ou avião. Elas geralmente são barulhentas por conta de seu mecanismo de ar comprimido.

Descarga dupla 

O outro tipo de descarga mais utilizado em residências e que ajuda na economia é aquela de fluxo duplo. 

Nas bacias sanitárias com esse tipo de descarga existem dois botões e você pode escolher entre uma descarga de 3 litros (para líquidos) e 6 litros (para sólidos). O objetivo desse tipo de acionamento é justamente a economia de água e ele pode estar presente nas bacias sanitárias convencionais, com caixa acoplada e monobloco.

Descarga de bacia sanitária a vácuo

Enquanto os outros sistemas funcionam liberando entre 3 e 6 litros de água por acionamento, este libera cerca de 1,2 litro e funciona majoritariamente por pressão. Este sistema possui uma instalação mais cara, pois exige mão-de-obra qualificada e encanamento especial para aguentar a pressão de funcionamento.

Onde colocar no banheiro? 

Antes de mais nada, você precisa saber o tamanho disponível no ambiente e, antes de realizar a compra, é importante medir o espaço disponível e procurar uma louça que se adapte.

O local de instalação vai depender do projeto hidráulico do seu banheiro. Deve ser feita a conferência do encanamento, tubos de ligação e sifão e, se necessário, adaptações e correções devem ser feitas por um bombeiro.

Para um banheiro confortável, recomenda-se que a bacia esteja posicionada de maneira a manter pelo menos 30 centímetros dos dois lados e 60 centímetros na frente para não comprometer os movimentos.

Tudo sobre bacias sanitárias: modelos 

Quanto aos modelos de bacia sanitária, as mais comuns são as convencionais, com caixa acoplada e  integrada ou monobloco.

Convencional 

As bacias sanitárias convencionais são aquelas em que a válvula de descarga fica na parede.

Ela é uma boa opção para quem  tem pouco espaço disponível, pois dispensa o recuo traseiro para a instalação da caixa acoplada.

Acoplada 

As bacias sanitárias com caixa acoplada são aquelas que, como o próprio nome já diz, possuem uma caixa acoplada à bacia. Essa caixa armazena a água que será utilizada para dar a descarga e eliminar os dejetos.

Um ponto super positivo desse tipo de bacia é sua facilidade em casos de manutenção ou reforma, pois não precisa que você faça mudanças ou preparações na tubulação hidráulica. Nesse ponto ela se destaca, pois a bacia convencional necessita um preparo mais complexo da tubulação e, consequentemente, quebra de parede.

Saiba tudo sobre bacia sanitária com caixa acoplada lendo nosso texto completo sobre o assunto.

Integrada ou Monobloco 

A bacia integrada ou monobloco também possui uma caixa acoplada responsável pelo armazenamento de água, mas aqui a caixa e a bacia são integradas em um único bloco.

Bacias sanitárias especiais 

Bom, as bacias sanitárias mais comuns são aquelas que ficam instaladas no chão e podem ou não vir com uma bacia acoplada. No entanto, você já deve ter visto outras opções e aqui vamos falar sobre elas.

Bacia sanitária suspensa

As bacias suspensas são aquelas em que a instalação é diretamente na parede e que não tem contato com o chão.

As bacias suspensas oferecem como vantagem:

  • Aparência moderna;
  • Uma sensação de maior amplitude do espaço;
  • Facilidade de limpeza, uma vez que não está em contato com o chão, então oferece um melhor alcance dessa área.

As desvantagens são que seu preço é mais alto e que sua instalação é mais complexa.

Uma dúvida comum é se as bacias suspensas aguentam o peso. Bom, quanto a isso não se preocupe. As bacias suspensas do mercado são produzidas de acordo com as exigências da ABNT, que pede que ela suporte no mínimo 250 quilos, mas algumas marcas aguentam muito mais. A Deca, por exemplo, dá a garantia de 400 quilos desde que o peso seja distribuído igualmente em cada extremidade. Muito bom, né?

O que é uma bacia sanitária com triturador? 

O vaso sanitário com triturador é aquele que pode ser instalado longe da canalização principal da casa, permitindo sua instalação em praticamente qualquer lugar da casa.

Além desta vantagem, temos o fato dele permitir a economia de até 70% de água quando comparado às descargas normais. E mais, sua instalação pode ser diretamente no chão (atrás da bacia) ou discretamente (escondida dentro de um gabinete, armário ou da parede).

O que é uma bacia de tanque alto? 

Você já deve ter visto aqueles vasos sanitários cuja caixa d’água fica presa na parede lá em cima. Esse tipo de descarga foi desenvolvida inicialmente para criar uma pressão por gravidade capaz de dar a descarga).

Apesar de muitos locais mais simples ainda utilizarem esse tipo de descarga, ela também pode possuir um apelo estético pois, hoje, eles podem ter tubos decorativos e correntes ou alças para melhorar sua aparência.

Quais as melhores marcas de bacia sanitária? 

Ao escolher sua bacia a marca e a garantia são importantíssimas e sempre recomendamos que você opte por uma marca forte no mercado.

Isso é importante para que suas bacias sejam duráveis e de qualidade, além disso, é importante que essas marcas tenham assistência técnica e peças de reposição de fácil acesso para uma eventual manutenção.

O fato é que não é possível determinar a melhor marca a partir de um critério técnico e todas elas são muito boas. As escolhas são subjetivas e dependem de experiências anteriores e afinidade de cada um com a marca.

Veja um pouco sobre as melhores marcas no mercado atualmente:

Deca

A Deca é uma das marcas mais fortes no mercado e desenvolveu o Sistema de Descarga de Alta Performance Deca para suas bacias, em que a maioria delas possui uma lavagem eficiente, potente e com baixo consumo de água, além de possuir jato auxiliar bilateral de alta performance que garante seu máximo desempenho. 

Roca 

A Celite e a Incepa também fazem parte do Grupo Roca, que tem compromisso com a inovação.

Pensando nisso, desenvolveram as bacias com sistema Rimless em que as paredes são mais lisas e sem ângulos ou cantos para não acumular sujeira. Nelas, quando acionamos a descarga, a água sai por uma saída central e circula igualmente por toda a bacia sem a necessidade de consumir tanta água.

E reafirmando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, a Celite implementou o sistema Ecoflush em suas bacias sanitárias. Nele, o acionamento é duplo sendo um com 3 litros de água para a troca de líquidos e outro com 6 litros para eliminar sólidos.

Além disso, eles tem também o jato plus que é posicionado na base da saída de água e auxilia na remoção das impurezas, pois um jato de água que equivale a 40% do volume utilizado na descarga, empurra os dejetos para a saída do esgoto.

Docol

As bacias sanitárias da Docol entregam qualidade e durabilidade combinados com designs super variados, variando em formatos, tamanhos, cores e preços.

No momento, suas bacias dividem-se em cinco linhas e todas elas possuem opções de bacias convencionais e com caixa de descarga embutida. As linhas são: Vougan, Lift, Liss, Lóggica e DocolStillo.

Todas as bacias Docol contam com Limpeza 360º, que garante limpeza rápida e alta performance. Além disso, para garantir uma nova descarga em segundos, as bacias possuem enchimento rápido e silencioso.

Seus designs são modernos, funcionais e evitam o acúmulo de sujeiras, facilitando a limpeza.

E claro que a Docol não fica pra trás no quesito sustentabilidade. As bacias da Docol vem com o Sistema Salvágua, que é aquele com suas teclas de acionamento em que você pode escolher o fluxo e economizar até 60% de água.

Como é que é instalada uma bacia sanitária? 

A menos que você esteja construindo um banheiro do zero ou reformando sem nenhum apego, dificilmente você vai optar por mudar o lugar da sua bacia sanitária. 

Como já falamos acima, o local de instalação vai depender do projeto hidráulico do seu banheiro e os encanamentos devem estar conferidos e verificados. É importante que sua bacia seja posicionada de maneira a deixar pelo menos 30 centímetros livres de cada lado e 60 centímetros à frente – claro que esses valores são diferentes em banheiros para portadores de deficiência e aqui no blog também temos um texto sobre o assunto.

O passo a passo da instalação vai depender do tipo de bacia sanitária que você vai adotar e se você quiser como instalar uma bacia em especial, deixe nos comentários!

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)