Skip to main content

Recentemente compartilhamos um artigo abordando de forma abrangente tudo o que você precisa saber sobre bacia sanitária. Neste material, exemplificamos os diferentes modelos de bacias sanitárias e também compartilhamos uma breve explicação sobre cada um dos modelos. Agora, vamos nos aprofundar em um modelo específico de bacia sanitária: a bacia sanitária monobloco.

Afinal, com tantas opções disponíveis no mercado, diferentes formatos, preços e especificações, como saber qual escolher?

 

O que é uma bacia sanitária monobloco?

Também conhecida como bacia integrada, este modelo é semelhante ao vaso com caixa acoplada, e possui um reservatório próprio de água, acoplado ao vaso, sendo assim uma peça única.

Este é um modelo mais moderno, minimalista, de design único e diferenciado, que tem recebido destaque nos mais recentes projetos de arquitetura.

Os arquitetos e designers de interiores vêm seguindo uma linha mais clean, e o design dos vasos sanitários monobloco contribui para sua indicação nestes projetos.

 

Fonte: Google imagens

 

Qual o tamanho ideal de uma bacia sanitária monobloco?

Existem diversos modelos no mercado, cada um com suas especificações e medidas, e por isso é importante se atentar ao espaço disponível em seu banheiro.

Algumas peças podem ser maiores do que o padrão, chegando a 77 centímetros de altura e até 69 centímetros de profundidade, por exemplo.

 

Qual o gasto médio de uma bacia sanitária monobloco?

Os valores que você encontrará para uma bacia sanitária monobloco, em geral, variam de R$600,00 a R$3.000,00 e por isso é importante pesquisar bastante antes de definir o modelo que você vai escolher.

Entre os modelos de vasos sanitários disponíveis no mercado, o monobloco é considerado uma das opções mais econômicas e sustentáveis, uma vez que possui um sistema de acionamento duplo de descarga, com uma quantidade diferente de liberação de água para cada um dos botões (3 litros ou 6 litros).

 

 

Qual cor escolher?

Nós sabemos que o vaso sanitário também é um elemento que contribui e influencia diretamente na decoração do ambiente e que, por isso, existe uma grande variedade de modelos e cores disponíveis no mercado, desde o mais tradicional branco até a versão super moderna e em alta, o preto fosco.

No entanto, cores também bastante em alta que são tendência na decoração são o ébano, marrom fosco e cinza fosco.

 

Então se você possui um projeto mais moderno para seu banheiro, por que não a opção preta e com base reta, bem moderna e diferenciada?

Você é fã do básico, gosta de cores claras e está projetando um ambiente mais calmo? Se joga no modelo branco padrão ou creme para harmonizar bem o ambiente. Busque por um design moderno que complementa bem seu espaço.

 

Qual o melhor formato?

 

Quando falamos em bacias sanitárias monobloco, os modelos geralmente variam entre o oval, com cantos arredondados, linhas retas e até geométricos. O ponto é que são diversas as opções e é difícil chegar à conclusão daquela mais adequada ao seu projeto.

Pensando nas crianças, existem modelos com a caixa mais baixa, facilitando o processo de descarga e até modelos com a caixa mais estreita, ocupando menos espaço em banheiros pequenos.

E se em seu projeto é necessário pensar em pessoas com necessidades especiais, ainda existem modelos especificamente pensados para este público.

 

Qual o melhor local do banheiro para instalar sua bacia sanitária monobloco?

Para definir o melhor local para instalação, é necessário entender a estrutura do seu banheiro, onde passam os encanamentos e também avaliar o espaço para locomoção após sua instalação.

Geralmente são instaladas entre a pia e o box, ou no caso dos lavabos, a pia fica na entrada do banheiro e posteriormente a bacia.

Como se trata de uma peça em estrutura única, não precisa de ajustes em sua instalação, o que torna o trabalho do profissional mais rápido.

 

Quais os benefícios e diferenciais do modelo monobloco?

 

Fonte: Google imagens

Já abordamos por aqui os diversos benefícios e diferenciais da bacia nos tópicos anteriores, mais ainda existem alguns detalhes que podem ser avaliados, como:

 

    • O fato de serem produzidas em cerâmica de excelente qualidade, tornando sua vida útil maior em comparação aos outros modelos de vasos sanitários.
    • São um produto em estrutura única, facilita no momento da limpeza do banheiro, que, como sabemos, geralmente é um espaço reduzido.
    • Atendem a todos os perfis de usuários. Seus traços geralmente arredondados facilitam o uso por crianças e também são de fácil utilização por pessoas com deficiências de locomoção.

 

E sobre o custo de instalação?

Sua instalação é prática e feita apenas com fixação no chão e ligação do abastecimento de água, sendo mais rápida que a instalação de um vaso tradicional, reduzindo também o custo com a instalação e manutenções futuras.

 

Hora da compra!

 

Analisou os prós e os contras deste modelo de vaso sanitário? Decidiu pela compra?

Agora é hora de medir seu espaço e pesquisar bastante, para que sua escolha seja certa! Sabendo que, uma boa manutenção e cuidados diários conferem muitos anos de vida útil à peça, já que este não é um item que não se compra com frequência.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?