Skip to main content

Hoje vamos tratar de desmistificar o triturador de alimentos, entender os motivos para ter um triturador de alimentos em sua cozinha, funcionalidades e avaliar os pontos de atenção.

Com certeza você já viu em alguns filmes americanos ou europeus, aquelas famílias que possuem cozinhas com triturador de alimentos na pia.

Você deve achar que isso é algo muito caro, difícil de instalar ou “coisa de gringo”, certo?

Leia e você vai ver que não é!

 

Como o triturador de alimentos funciona?

Para explicarmos melhor, o triturador é aquele item que fica debaixo da pia, normalmente embutido, e que substitui o uso do sifão.

Muitas pessoas o confundem com o processador de alimentos, que é outro utensílio, destinado a picar os alimentos para alguma receita, por exemplo.

Ele tem como função triturar alimentos para descarte: resíduos orgânicos, cascas, restos de comida ou pequenos pedaços de ossos.

São seguros, pois não possuem lâminas ou facas, triturando os dejetos por impacto.

 

 

Consome muita energia?

Você encontrará os trituradores nas voltagens de 110v e 220v, eles não são bivolt.

Estudos informam que se usado em média, por cinco minutos/dia, não chega a consumir o equivalente a uma lâmpada de 100w acesa por uma hora.

 

Motivos para ter um triturador de alimentos em sua cozinha

As funcionalidades são diversas e por isso é fundamental analisar a descrição dos produtos cuidadosamente, observar cada recurso e entender aqueles que são mais relevantes dentro da sua realidade.

Mas agora vamos falar sobre os benefícios e motivos para ter um triturador de alimentos em sua cozinha.

 

Elimina a necessidade de sacos plásticos

Para começar, os trituradores também são benéficos ao meio ambiente. Quando pensamos que seu uso reduz drasticamente a necessidade de uma lixeira em cima da pia, otimiza o descarte de lixo orgânico, dispensando o uso das sacolas plásticas, e facilitando os serviços de coleta seletiva.

 

Fonte: Freepik

 

Lixos com menos sujeira!

Sua cozinha ficará com menos lixo acumulado, já que os dejetos de comida serão triturados e apenas serão descartadas embalagens de produtos utilizados no processo de preparo das refeições.

 

Diminui odores de sujeira de alimentos

É um utensílio útil para manter a cozinha limpa, evitando o acúmulo daqueles odores indesejados na sua cozinha, já que o lixo não conterá alimentos e nem ficará na pia por muito tempo.

 

Evita a decomposição dos alimentos em lixeiras

Esse é um bom ponto a ser observado.

Os dejetos triturados são descartados diretamente na rede de esgoto e recebem tratamento nas estações de tratamento de águas, não chegando aos aterros sanitários.

 

As fossas sépticas são beneficiadas com seu uso, pois os recursos orgânicos triturados ajudam a acelerar as reações biológicas.

Então, fique tranquilo, além de ser um utensílio útil ao seu lar, ele também não prejudica o meio ambiente.

Ao triturar o material orgânico, evita-se que ele apodreça em aterros sanitários e libera gás metano, o que aumenta o efeito estufa.

Em seu depoimento ao portal E Cycle, o diretor comercial da Tritury, marca de trituradores, afirma que não há risco de os resíduos triturados aumentarem a poluição da água dos encanamentos, porque o que chega às estações de tratamento de água é 90% água e 10% resíduo.

 

Evita a proliferação de insetos

Este é um ótimo ponto, como não haverá restos de alimentos na pia, isso contribui para que não haja a proliferação de insetos, aqueles famosos mosquitinhos que ficam rondando os lixos na cozinha.

 

Principais marcas no mercado brasileiro

Seu uso vem ganhando novos adeptos a cada dia, e no Brasil, três grandes marcas estão presentes com diversos modelos disponíveis em suas linhas: InSinkErator, Tritury e Franke.

Por isso, é importante avaliar as características e funcionalidades, para entender o modelo e a marca que são mais adequados à sua realidade.

 

Aprenda agora como escolher o melhor triturador de alimentos ideal para sua casa

 

Vamos entrar em detalhes sobre o que precisa ser avaliado ao se considerar a instalação deste item:

 

    • Capacidade: ela é medida em mililitros (ml), podendo variar de 980ml a 1400ml. Avalie o volume de resíduos a serem descartados a cada uso, a quantidade de pessoas que moram na residência, a produção de lixo orgânico, etc.
    • Potência: medida em cavalos, você a encontrará na descrição dos produtos com a sigla hp, que significa horse power. Geralmente variam entre 0,55hp, 0,65hp e 0,75hp. Quanto mais potente, mais eficiente na trituração de alimentos.
    • Diferentes câmaras de trituração: a parte principal do seu triturador de alimentos. Nela, o alimento é triturado antes de seguir para o esgoto e é importante verificar o material dessa parte do aparelho. Podem ser constituídas de aço ou aço inox, sendo que esta segunda opção possui maior resistência quanto a corrosão e calor, e proporciona maior vida útil ao aparelho.

[products-posts/]

Cada modelo possui funções específicas e isso pode influenciar na sua escolha e decisão de compra. Vamos analisar alguns dos benefícios que podem auxiliar no processo de decisão?

 

    • Para instalação do triturador de forma rápida e fácil escolha modelos com o conjunto de montagem quick-lock ou sistema easy lock, lembrando sempre que é necessário um profissional capacitado para a instalação.
    • Alguns aparelhos possuem proteção contra danos por sobrecarga ou estrutura de encaixe com flange metálica, oferecendo mais resistência ao aparelho e melhor fixação na pia.
    • Existem aparelhos com reversão automática, girando as peças para os dois lados automaticamente, e com trituração em 2 ou 3 estágios, proporcionando uma trituração mais eficiente dos resíduos.
    • Para prevenir a proliferação de bactérias uma opção é a proteção bioshield.
    • Para evitar que utensílios de metal caiam no espaço, outra opção é o dispositivo silver guard.

 

 

Está considerando a compra? Hora de focar nos pontos de atenção!

Agora que você já viu os motivos para ter um triturador de alimentos, é hora de forcar em alguns pontos.

Após usar o triturador é necessário deixar a água correr por alguns segundos para total remoção dos resíduos.

O triturador requer uma limpeza quinzenal. Uma sugestão é fazer pedras de gelo com vinagre e casca de alguma fruta cítrica como limão ou laranja, por exemplo, e triturar.

Antes de definir pela instalação, verifique se o encanamento da sua pia possui encaixe para o triturador.

Se está planejando uma reforma na cozinha, este é o momento ideal para pensar sobre a instalação desse item.

Agora ficou fácil de decidir! Você já sabe como ele funciona, sabe que ele não prejudica o meio ambiente, conhece as características e diferenças entre os modelos disponíveis, sabe quais são as principais marcas no mercado e a variação de preços. É hora da compra! Boa escolha!

 

 

Assista também ao vídeo:

2 Comentários

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?