Skip to main content

Hoje em dia, existem diferentes tipos de coifas para cozinha, e se você está no processo de reforma ou adaptação do ambiente, por que não considerar este item em seu projeto?

 

O que são as coifas?

Ninguém gosta de fumaça ou daquele cheiro de gordura espalhado pela casa, não é mesmo? Mas, como para cada problema existe uma solução, para este também existe: a coifa.

O cheirinho da comida que exala pela casa durante o preparo é delicioso, e um dos principais responsáveis pela nossa vontade de comer, porém, alguns aromas não são tão agradáveis e o melhor é quando são eliminados, mantendo assim o aroma que realmente importa.

 

Fonte: Liven Casa

 

Para que servem?

Além da funcionalidade ao acabar com o cheiro de gordura que insiste em permanecer na cozinha, faz parte da decoração do ambiente e transforma sua cozinha em uma cozinha moderna!

 

Coifas x Depuradores x Exaustores – qual a diferença?

Basicamente, a diferença entre os três está na forma de sucção do ar quente com odores indesejados e de como esse ar é devolvido ao ambiente ou enviado para a área externa.

 

    • O exaustor tem maior capacidade de sucção. Ele suga o ar de dentro da cozinha e troca pelo ar vindo de fora por meio de um duto. Podem ser úteis em ambientes onde a circulação de ar é pobre, além da cozinha, são usados também em banheiros, lavabos, garagens e closets, por exemplo.
    • O depurador não possui duto, visto que seu sistema de filtragem é diferente. Ele libera o ar em duas etapas de filtragem, realizadas por meio de um sistema de filtro comum e outro com carvão ativado, que precisam ser trocados periodicamente. Esse tipo de filtro absorve e filtra a fumaça deixando o ar da sua cozinha sempre limpo. É importante que seja higienizado e trocado de tempos em tempos. O depurador é muito utilizado em ambientes que não tem como instalar uma saída de ar externa e geralmente dá mais trabalho para limpar.
    • Já a coifa foi desenvolvida especialmente para atuar em áreas onde ocorre a preparação de alimentos.

 

 

Qual o melhor formato de coifa?

São diferentes os modelos disponíveis e podem ser adaptados a cada projeto de acordo com a ideia de design esperado, a estrutura e também o espaço para instalação.

É possível encontrar coifas com cantos arredondados, que ficam inclinadas sobre o fogão ou cooktop, com linhas bem retas e elegantes e até modelos totalmente redondos.

 

Tipos de coifa

 

    • Coifa de parede: instaladas bem perto da parede, possui tanto opções mais estreitas quanto mais robustas, para serem escolhidas de acordo com projeto e espaço disponível. É indicada para cozinha mais tradicional onde fogão ou cooktop ficam instalados na parede.

 

Fonte: Liven Casa

 

    • Coifa de ilha: é a coifa indicada para cozinhas integradas, com aqueles balcões no meio da cozinha, ganhando protagonismo com seu visual moderno. Sua instalação é no teto.

 

Fonte: Liven Casa

 

    • Coifa suspensa:  são ideais para pessoas que amam um estilo mais moderno, pois possuem um design diferente e são high tech, não lembrando em nada as coifas tradicionais. Funcionam do mesmo modo que os demais modelos, porém, algumas possuem iluminação configurada por controle remoto, o que influencia na luz ambiente e na decoração como um todo.

 

Fonte: Google imagens

 

    • Coifa de embutir: modelo ideal para aqueles que querem que a coifa realmente faça parte da decoração. Também são conhecidas como coifas embutidas. São instaladas entre os mobiliários, e por isso é preciso adequar o armário para receber este tipo de coifa.

 

Fonte: Tramontina

Cada um dos diferentes modelos apresentados possui necessidades específicas no que diz respeito a instalação. É necessário planejar sua compra e a adequação ao projeto.

Os equipamentos mais potentes são indicados para ambientes maiores e até cozinhas industriais, porém, também existem as peças menos potentes, indicadas para espaços menores.

 

Tamanhos e níveis de sucção

Além dos modelos, é importante se atentar aos diferentes tamanhos disponíveis, principalmente considerando o local da instalação.

A definição da largura da coifa deve ser baseada no tamanho do cooktop ou fogão utilizados. Em geral, os tamanhos são dois:

·   60cm – ideal para quem tem fogões ou cooktops de até quatro bocas.

·   90cm – perfeita para fogões ou cooktops de cinco ou seis bocas.

 

Qual tamanho escolher?

Antes de decidir pela sua coifa, avalie seu projeto com um arquiteto ou designer de interiores, tenha em mãos na hora da compra as medidas do espaço que você tem disponível e já saiba qual o melhor modelo para sua cozinha.

Coifas com diferentes velocidades de sucção são mais versáteis e podem ser usadas em todo tipo de preparo, do mais leve ao mais pesado como frituras.

 

Fonte: Deca

 

Como limpar sua coifa

A manutenção da peça é mais simples que a manutenção de um depurador de ar, afinal, como o ar é eliminado diretamente para a área externa, não há acúmulo de gordura ou outros resíduos.

Seu material de fabricação, geralmente em aço inox, também facilita a limpeza.

Passe um pano úmido e nunca utilize materiais abrasivos. Siga sempre as orientações do fabricante.

 

Fonte: Freepik

 

Modelos de filtro

A coifa pode funcionar como depuradora ou como exaustor. No modo depurador, ela puxa o ar sujo, filtra e devolve limpo ao ambiente.  No modo exaustor, que é quando o aparelho tem um duto pro ar sair da cozinha, ela puxa o ar sujo e a fumaça, levando eles pra fora.

E pra fazer a troca do filtro é muito fácil: você só precisa abrir a gradinha da coifa que você encontra ele encaixado e parafusado. Daí, é só tirar o antigo, substituir pelo novo, parafusar e encaixar a gradinha de volta. Tá pronto pra usar!

 

Filtro metálico ou de alumínio

Este é um modelo de filtro que permite limpeza. Para isso, basta retirar o filtro de alumínio puxando a trava com cuidado para soltá-lo.

Lave-o com água morna e sabão líquido neutro. Ele também pode ser lavado no lava-louças, em temperatura baixa e no ciclo curto. Neste caso, talvez ele acabe descolorindo, mas isso não altera sua a capacidade de filtragem do ar.

Aguarde até que o filtro esteja completamente seco antes de colocá-lo novamente na coifa.

O filtro metálico possui duração ilimitada e deve ser lavado, pelo menos, uma vez por mês.

 

 

Filtro de carvão ativado

A coifa que funciona como depurador usa filtro de carvão ativado. Ele é potente para limpar o ar de sujeiras, fumaça e gordura. Porém, ele não é lavável, e precisa ser substituído a cada 4 meses ou conforme orientação do fabricante. Atente-se ao manual na hora da compra.

[products-posts/]

 

Como trocar o filtro da coifa?

Siga sempre as orientações do fabricante, cada modelo tem suas especificidades e modelo de encaixe diferente um do outro, mas, basicamente é necessário desligar sua coifa, antes do processo, e verificar onde estão as travas que prendem seu filtro.

Ao recolocar o filtro, verifique se ele está bem preso antes de ligar e operar a coifa novamente.

 

female hand in rubber protective сleaning cooker hood with rag in kitchen.

 

Instalação e manutenção

É sempre importante avaliar com seu arquiteto ou projetista o modelo ideal para sua cozinha e contratar um profissional capacitado para realizar a instalação ou manutenções que se façam necessárias.

 

Benefícios e vantagens de ter uma coifa na sua cozinha

Como já vimos, os benefícios da coifa são muitos.

 

    • Elas contribuem com uma iluminação extra para a cozinha;
    • Auxiliam na manutenção da limpeza do ambiente mantendo o ar limpo e absorvendo gordura;
    • Removem o excesso de calor na cozinha;
    • Valoriza seu imóvel e decora o ambiente!

E agora, se sente pronto para escolher a coifa ideal para você?

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?