Skip to main content

As modernas cozinhas de hoje em dia contam com cada vez mais eletrodomésticos, móveis e acessórios elegantes e com um visual high-tech, por assim dizer.

E por ser um dos eletros mais necessários numa cozinha, os fogões não poderiam deixar de acompanhar todo esse avanço tecnológico.

É justamente na esteira dessas revoluções de modernização que o fogão cooktop apareceu.

Com um visual moderno, elegante e minimalista, esse eletrodoméstico rapidamente arrebatou os corações de donos e donas de casa que almejam dar um visual mais clean ao seu ambiente de refeições.

Porém, além de muito bonito, o cooktop também traz benefícios e avanços em relação aos fogões tradicionais.

Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre os diferentes tipos de cooktop e os motivos pelos quais você precisa considerar adquirir um desses para a sua cozinha.

 

O que é um fogão Cooktop?

O fogão cooktop, também conhecido como “fogão de bancada”, consiste basicamente de uma plataforma que contém as tradicionais “bocas” de fogão e pode ser instalada em bancadas, mesas e outras superfícies.

Esse tipo de fogão é ideal para quem deseja otimizar espaços e, ao mesmo tempo, dar um ar mais moderno à sua cozinha.

Além disso, existe uma variedade de tipos de cooktop e também de materiais embarcados na sua confecção, como veremos a seguir.

 

Fonte: Tramontina

 

Os tipos de fogão Cooktop

Há uma relativa variedade de tipos de cooktop que são diferenciados basicamente pelo tipo de tecnologia embarcada para o preparo dos alimentos.

Nesse sentido, também é possível encontrar cooktops de duas a seis bocas e de variados tamanhos.

Confira abaixo as descrições sobre os principais tipos de cooktop, levando em consideração as diferentes tecnologias utilizadas.

 

Cooktop a gás

O cooktop a gás é o modelo mais semelhante aos tradicionais fogões de piso, e também o preferido de alguns chefs.

No que diz respeito ao funcionamento, esse equipamento tem as mesmas características dos fogões convencionais, sendo alimentado por uma mangueira que traz o gás até as bocas que são acionadas por válvulas.

A diferença principal entre cooktops a gás e seus primos, os fogões de piso, é o design que, nos cooktops, é mais moderno e versátil. Como se sabe, mesmo em sua versão a gás, os cooktops são compactos e podem ser instalados em bancadas normalmente.

O material de fabricação mais comum para cooktops a gás é o aço inoxidável na “mesa” e outras ligas de metal na grade que acompanha o produto. Entretanto, cooktops a gás com mesas de vidro, cerâmica e outros materiais, também podem ser encontrados.

Além disso, esse tipo de cooktop pode ser encontrado em versões de até seis queimadores.

 

Fonte: Freepik

 

Cooktop elétrico

O cooktop elétrico é o modelo que de fato revolucionou o conceito de fogões.

Esse tipo de cooktop funciona completamente à base de energia, sendo os seus queimadores acionados por eletrodos que, ao receberem descargas de energia elétrica, se aquecem, gerando faíscas que acendem os queimadores.

O material mais usado na confecção dos cooktops elétricos é a vitrocerâmica, e esse modelo também pode vir equipado com uma grade para apoio de panelas.

Veja algumas características desse que é o mais famoso tipo de cooktop:

 

    • Por ser elétrico, oferece um maior controle na temperatura, evitando que excessos;
    • Alguns modelos mais sofisticados possuem timer e termostato inteligente;
    • Pode gerar um aumento no consumo de energia elétrica.

 

Fonte: Tramontina

 

Cooktop por indução

O cooktop por indução é o mais moderno tipo de fogão de mesa existente no mercado. Para ilustrar bem essa disparidade, basta dizer que na maioria dos modelos de cooktop por indução, os botões de comando são touchscreen.

Por ter um preço consideravelmente mais elevado que outros tipos de cooktop, o cooktop por indução afugenta muitos consumidores. Entretanto, o preço elevado pode ser justificado pelas vantagens do modelo, que você pode conferir abaixo:

 

    • Cozinha os alimentos através de um campo magnético acionado por eletricidade que, por sua vez, aquece os queimadores e esquenta apenas a panela, evitando acidentes e desperdício de energia;
    • Não gera chamas e nem correntes elétricas visíveis, o que também evita acidentes e elevações de temperatura indesejáveis;
    • Possui um visual altamente sofisticado, com apenas a mesa “lisa”, sem nenhuma protuberância;
    • Todos os seus equipamentos são embutidos e compactos, o que faz do cooktop por indução o mais minimalista de todos.

Um ponto interessante a ser frisado é que apenas panelas magnéticas podem ser usadas no cooktop por indução, pois o calor que o equipamento gera é transferido justamente pelo campo magnético formado entre seus queimadores e a panela em questão.

Para saber se uma panela é magnética, basta tentar fixar um ímã a ela. Se o ímã aderir à panela, significa que ela é magnética.

 

 

Cooktop coil

Os cooktops coil, ou “cooktops de bobina”, como também são chamados, são equipamentos peculiares.

Esse modelo de cooktop funciona, como o seu nome já declara, através de bobinas que ficam localizadas na posição dos tradicionais queimadores. Essas bobinas são aquecidas rapidamente quando a válvula do equipamento é acionada e uma corrente elétrica é direcionada a elas.

Segundo alguns usuários, o cooktop de bobina é o mais responsivo de todos, mais até que o cooktop por indução, pois, ainda segundo eles, as bobinas aquecem muito rapidamente e isso facilita o preparo dos alimentos.

Outro fator que chama atenção para esse tipo de cooktop, é o de que existem modelos portáteis, podendo ser levados em viagens e etc.

Cooktops de bobina são majoritariamente fabricados em aço inox e podem ter de uma a seis bocas.

 

Materiais de Cooktop 

Conheça agora os três principais materiais de fabricação para cooktops.

 

Aço inox 

O aço inox é uma liga de ferro muito usada na confecção de eletrodomésticos que pode ser misturada com outros elementos como cromo e níquel, por exemplo.

Esse material é o preferido de muitos consumidores por ter a característica de não ser vulnerável à oxidação.

Nos cooktops, esse material é mais usado para a fabricação dos modelos a gás e de bobina.

 

Fonte: Tramontina

 

Vidro

O vidro é um material nobre criado a partir do aquecimento de diversos tipos de outros materiais, sendo alguns até improváveis, como a areia, por exemplo.

Por dar um ar de elegância e sofisticação, o vidro é o material mais característico dos cooktops, sendo usado na fabricação da maioria dos modelos.

Mesas de cooktops elétricos e por indução, por exemplo, são basicamente formadas por camadas de vidro.

 

Vitrocerâmico

A vitrocerâmica é um tipo de cerâmica produzida a partir de técnicas de produção de vidro.

Esse material é resistente a abrasão, tem baixa indução elétrica e quase nenhuma dilatação, o que o torna perfeito para a utilização na estrutura de cooktops.

Dentre os tipos de cooktop, aqueles em que é mais comum encontrar a vitrocerâmica são os elétricos e por indução.

 

 

Diferenças entre Cooktop e Rangetop: quais são?

Tanto o cooktop quanto o rangetop, são tipos de fogões compactos e modernos. Entretanto, existem diferenças fundamentais entre os dois equipamentos. Veja algumas delas:

 

    • O rangetop é menos compacto que o cooktop, tendo a aparência semelhante a parte de cima de um fogão de piso convencional;
    • Diferente dos cooktops, que têm uma diversidade maior de materiais de fabricação, os rangetops são quase unicamente fabricados em aço inox;
    • Os rangetops são muito comuns nos Estados Unidos, onde são conhecidos como “fogão de embutir”;
    • Por terem uma maior profundidade, os rangetops são mais potentes e possibilitam o preparo de alimentos em panelas maiores e mais pesadas;
    • Os cooktops, por sua vez, têm opções de modelos mais modernos, compactos e versáteis, além de opções com preços mais acessíveis que os rangetops.

Se a sua intenção é ter um fogão de bancada que possa ser instalado ao lado da pia ou em uma ilha, por exemplo, a melhor opção é o cooktop.

Por outro lado, se a sua necessidade pede um fogão compacto potente mas que ao mesmo tempo possa ser embutido em uma bancada fixa na parede, a fim de economizar espaço e dar um visual mais clean a sua cozinha, compre um rangetop.

 

 

Quais as vantagens do Cooktop? 

Conheça as principais vantagens que você pode ter ao adquirir um cooktop:

 

    • Promove uma maior facilidade na hora de limpar: fato que é endossado pelo design e os materiais embarcados na construção do cooktop, seja ele de qualquer tipo;
    • Economiza a energia elétrica, principalmente nos tipos de cooktops por indução e coil, que possuem sistemas de manejo inteligente de força elétrica;
    • Tem um design moderno: deixa a sua cozinha mais elegante e abre um leque maior de opções na hora de decidir onde acomodar o equipamento.

[products-posts/]

Se interessou por um cooktop? Defina o tipo que melhor atende às suas necessidades e escolha o modelo que mais lhe agrada na Liven Casa.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?