Tendências de Arquitetura para 2022: saiba todas

Tendências de Arquitetura para 2022: saiba todas

Um novo ano está chegando e nosso lugar favorito no mundo também poderia ganhar uma cara nova, né? Se você estiver pensando em construir ou reformar, leia este post atentamente e descubra quais são as tendências de arquitetura para 2022!

Cor do Ano 2022

A cor do ano é escolhida após uma análise de tendências, em que os especialistas buscam entender o que está acontecendo no mundo em vários setores, desde a moda até a indústria cinematográfica. Essas cores geralmente têm significados e remetem a sensações.

Um exemplo disso, foi a escolha para 2021 da Pantone, que teve muita relação com o momento de pandemia em que vivíamos muito intensamente.

As tonalidades de 2021 definidas pela Pantone foram o “Amarelo Caloroso” e o “Cinza Base Firme”. A união entre essas cores comunica uma positividade apoiada a uma confiança, muito ligado ao que precisávamos. Na mesma linha, a Coral e a Suvinil elegeram suas cores.

Para 2022, a Pantone elegeu o azul floral Very Peri como cor do ano, uma tonalidade de azul com um subtom vermelho violáceo energético, sendo uma união entre a constância do azul com a energia e a emoção do vermelho – segundo palavras da própria Pantone em seu Instagram.

A escolha desta cor é um encorajamento à inovação e criatividade e surge justamente do momento em que vivemos, um momento em que ressurgimos depois de um longo período de isolamento, em que nossas noções e padrões mudaram.

Mais ou menos na mesma linha, a cor do ano pela Suvinil é a cor “Eclipse”, que é um tom de verde fresco das primeiras plantas que habitaram a Terra. 

A cor Eclipse é viva ao mesmo tempo em que é aconchegante, o que, segundo a própria Suvinil, traz euforia e alívio, que são as sensações que precisamos sentir nesta nova fase em que estamos cheios de expectativas e ansiando viver o recomeço.

Já a Coral elegeu como cor do ano a cor “Melodia Suave”, que é um tom de azul claro que remete objetiva trazer a positividade da natureza para dentro de casa e trazer vida ao espaço.

Integração de Espaços

Agora que sabemos as cores que serão tendências para 2022, vamos falar sobre outros elementos de arquitetura que também serão super explorados daqui pra frente.

Uma das principais tendências, sem dúvidas, é a integração dos espaços, que veio na arquitetura, em 2022, como uma consequência do isolamento social, que estreitou as conexões familiares e, futuramente, com a necessidade de manter relações sociais. Além disso, com o trabalho remoto sendo adotado de vez por muitas pessoas, a presença de home offices é cada vez mais forte.

Assim, a união entre sala de estar e jantar, ou de sala de estar ou jantar e varanda, por exemplo, se tornam cada vez mais comuns e buscados. Bem como a união entre quarto e home office ou sala e home office.

Para isso, a divisão entre os ambientes é feita com algumas técnicas, como, posicionamento e diferenciação do mobiliário, por exemplo.

E aqui uma grande dica é: adote móveis versáteis e multifuncionais, que, apesar de mais caros, possibilitam um melhor aproveitamento do espaço.

Bancadas

Ainda falando sobre os resultados do isolamento e das necessidades sociais, a gente vê a cozinha se tornando um ambiente de destaque, integrando uma nova área social para a casa, e com isso trouxemos a terceira tendência de arquitetura para 2022: as bancadas.

As bancadas serão bastante empregadas em ilhas na cozinha para que este ambiente permita uma maior conexão entre a família ou amigos.

E mais: a maior tendência de materiais para estas bancadas é o uso do porcelanato.

O porcelanato é um material resistente e fácil de limpar, vindo como uma peça essencial para aqueles que desejam algo mais arrojado. Os porcelanatos hoje são fabricados em inúmeras texturas e os queridinhos dos arquitetos são os pretos, cinzas, beges e do tipo marmorizado.

Nossa dica é usar peças de grandes dimensões, uma vez que assim possuímos menos rejunte, ou seja, menos junções na peça, garantindo maior facilidade na hora de higienizar e mais beleza e elegância.

Elementos Vazados

Outra tendência de arquitetura para 2022 que também pode ser adotada nos ambientes integrados é a utilização dos elementos vazados.

Você pode separar ambientes por estruturas verticais funcionais, como, por exemplo, estantes vazadas e prateleiras. Ou você pode optar por estruturas decorativas como painéis ripados.

Outra opção é usar elementos vazados nas fachadas, como os brises.

Os brises são aqueles elementos que protegem o interior da incidência da luz solar. O formato mais conhecido deles é o formato de lâminas.

No entanto, você também pode utilizar outros elementos vazados, como os cobogós, ou as próprias persianas. 

Uma vantagem da utilização destes elementos, além da beleza, é a circulação do ar ao mesmo tempo em que diminui a incidência forte dos raios solares, melhorando o conforto térmico do ambiente.

Metais

Ao longo deste ano falamos muito aqui na Liven sobre a força dos metais coloridos nas residências. E continuamos reforçando: se você quiser elevar seu banheiro para outro nível, uma dica é optar pelos metais coloridos que dão outra cara ao ambiente!

Como tendências para 2022, as cores de metais que destacamos aqui são o preto, red gold e cobre.

Os metais pretos são super modernos e sofisticados. Segundo a psicologia das cores, o preto é uma cor poderosa e neutra, muito ligada à força e elegância. Usar metais pretos é muito simples, pois eles harmonizam basicamente com todas as outras tonalidades. Caso você queira saber mais, pode ler nosso artigo completo em que falamos tudo sobre metais pretos.

O red gold é mais delicado e harmoniza bem com decorações clássicas, combinando muito bem com cores neutras, como branco, preto e cinza, e tons pastéis.

O cobre escovado é mais elegante e imponente, sendo muito versátil. Ele pode ser inserido em diferentes estilos, desde os mais clássicos aos mais modernos. Uma sugestão é sua composição com louças pretas, que oferecem um ótimo contraste.

Formas

As formas orgânicas são outra tendência de arquitetura que já está cada vez mais presente nos espaços. Este tipo de arquitetura traz peças sem pontas e arestas, mais arredondadas, ganhando este nome porque remete às formas arredondadas da natureza.

Como tendência para 2022, a tendência principal é a utilização de círculos em espelhos, tapetes ou mesmo sofás e posicionamento de espaços.

Casa Conectada

A sétima tendência de arquitetura que trazemos para 2022 é a automação residencial, como resultado da intensa e crescente tecnologia nos últimos anos.

Hoje, é possível conceber espaços inteligentes, hiperconectados e sustentáveis através do uso da tecnologia. Assim, os produtos e experiências são melhorados por meio de integração e inteligência artificial.

Você pode ter uma casa conectada em grandes proporções em que tudo será automatizado com móveis inteligentes, portas automáticas e outros, ou você pode começar com uma Alexa, por exemplo.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, basta clicar nos links abaixo sobre:

Conclusão

Agora que você já sabe sobre as tendências de arquitetura para 2022, que tal renovar os ares e começar o ano bem e de casa nova?

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)