Skip to main content

Apostar na decoração da cozinha vai além da escolha dos móveis. Hoje em dia, os eletrodomésticos tornaram-se elementos decorativos e práticos que, além disso, facilitam a nossa vida graças à tecnologia. É disso que trata este artigo, o das chamadas cozinhas inteligentes, cozinhas smart ou cozinhas conectadas. Você sabe o que é e como conseguir ter uma?

Hoje só é possível conceber a cozinha moderna como um espaço inteligente, hiperconectado e sustentável, é sobre isto que a maioria dos fabricantes de eletrodomésticos apostam, já que focam o uso da tecnologia para potencializar as funções de seus produtos e melhorar a experiência do cliente por meio da integração de inteligência artificial em IoT.

Este mercado tem tido uma grande expansão, já que agora as empresas de tecnologia, fabricantes de eletrodomésticos ou fabricantes de cozinhas procuram aprimorar o relacionamento com os clientes, direcionando cada vez mais nossa atenção para aquele cômodo da casa para ganhar praticidade e funcionalidade, tornando o seu dia a dia muito fácil.

E é que uma cozinha conectada é aquela em que eletrodomésticos e outros elementos utilizam tecnologia e conexão com nosso smartphone para facilitar a experiência de uso, seja para cozinhar, armazenar ou limpar.

 

A chave está na conectividade

Claro, uma cozinha conectada é baseada na conectividade e isso é possível através da tecnologia e sua conexão com nossos dispositivos (principalmente smartphone e tablet). Aquelas funções no domínio da conectividade e automação que facilitam aos usuários a realização das tarefas domésticas diárias. Assim surgem por exemplo, os fornos que são programados desde o celular, ou os frigoríficos que adicionam o produto acabado à lista de compras guardada no seu telefone a máquina de lavar que é programada para funcionar mesmo quando não está em casa… O mundo de opções!

 

O que uma cozinha conectada deve ter?

Mencionamos a conectividade via celular, mas uma cozinha conectada tem, por exemplo, um alto-falante inteligente. Com eles é possível cozinhar e dar uma ordem verbal para você adicionar os ingredientes que você vê que faltam na lista de compras. Assim, Alexa da Amazon, Google ou Siri da Apple, podem ser os assistentes de cozinha 2.0.

Assim, dependendo de cada dispositivo e da instalação de diferentes aplicativos, é possível não só criar e atualizar a lista de compras, mas também ouvir música enquanto cozinha, acionar um alarme para avisar quando a massa estiver cozida ou ouvir as principais novidades do dia, enquanto toma o café da manhã.

Já para não falar, que através da voz, pode pedir à Alexa que coloque o Disney Plus para que seu filho assista enquanto você cozinha. Além disso, dependendo da instalação dessas habilidades específicas e do modelo que você possui, o dispositivo inteligente pode ler as receitas para que as consiga preparar.

 

 

As máquinas de cozinha também estão conectadas

Muitos dos robôs de cozinha incorporam Wi-Fi para se conectar diretamente à Internet e acessar livros de receitas digitais. Então, eles carregam a receita escolhida e a exibem em suas telas ou carregam no eletrodoméstico para tornar mais fácil para você cozinhar.

O sistema Thermomix Cookidoo, da Vorwerk, permite gerir listas de compras, menus semanais, guardar receitas em pastas diferentes, tudo a partir do seu smartphone que é ligado ao serviço de pagamento Cookidoo para que possa pesquisar e aceder ao conteúdo no ecrã do aparelho.

Ele se conecta diretamente à Internet e você pode acessar o seu livro de receitas. Isso também faz parte de uma cozinha conectada com a tecnologia ao seu serviço.

 

Eletrodomésticos inteligentes, conectados por meio de um aplicativo

Muitos fabricantes de eletrodomésticos já incorporaram a tecnologia necessária para conectar seus modelos aos aplicativos. Com um aplicativo você pode controlar todos os eletrodomésticos que estão conectados à rede de forma rápida e confortável. Através do smartphone o usuário pode saber, por exemplo, se deve tirar a roupa da máquina de lavar antes de sair de casa ou se a comida já está pronta.

Da mesma forma, o aplicativo fornece as informações necessárias para o manuseio dos aparelhos e ainda serviços adicionais como auxiliar de lavagem ou receitas. Por outro lado, você pode acessar os aparelhos por meio do controle por voz, função que permite, entre outras ações, conectar e abrir a porta de um aparelho. Como já foi mencionado, os assistentes de voz como a Alexa, serão os seus grandes aliados!

 

Cozinha conectada para que nada se queime: o forno

Outra novidade que alguns aparelhos elétricos que devem estar em uma cozinha conectada incorporam é um sistema no fogão que entra em ação quando é detectado excesso de calor. Esta função evita que os alimentos cozam demais no forno, resfriando rapidamente o seu interior no final do programa, sem que o usuário tenha que ficar tão vigilante. É, na verdade, uma vantagem garantir que as refeições estão no seu ponto, terminando o cozimento no momento certo e evitando que o assado seque no forno devido ao calor residual.

 

O microondas conectado

Além do forno, micro-ondas de algumas das principais marcas de eletrodomésticos também são peças essenciais em uma cozinha conectada. Com os sistemas de sensores, eles permitem que você escolha automaticamente o melhor programa ou método de cozimento, definindo o tempo, a potência e a temperatura adequados.

 

O que uma geladeira conectada fornece?

Sempre por meio de aplicativos específicos instalados no celular, as geladeiras inteligentes ajudam você a armazenar os alimentos de maneira adequada e a ajustar a temperatura perfeita. Numa cozinha conectada não pode faltar uma geladeira desse tipo que, além de tudo isso, permite olhar para dentro dela enquanto está no supermercado a fazer as suas compras. Eles geralmente têm câmeras embutidas que permitem que você veja no momento se está faltando algo que não apontou.

 

 

Outros eletrodomésticos que o ajudam em uma cozinha ‘inteligente’

Exaustor, fogão, máquina de lavar ou lava-louças são outros aparelhos que somam à febre da da designação “inteligência” para conseguir uma cozinha conectada. Assim, é possível controlá-los de fora de casa ou do sofá da sala, sem ter de ir à cozinha.

O mundo evoluiu com a ajuda da tecnologia, e a nossa casa também. Viver em uma casa mais confortável, onde predomina a economia de energia só lhe dará vantagens. Sua casa já é inteligente?

Veja mais dicas sobre cozinha no blog em: Categoria de Cozinha

Créditos da imagem em destaque: Foto de Cleyder Duque no Pexels

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?