Skip to main content

Já sabemos bem que a automação residencial torna a nossa vida mais fácil e confortável. O que talvez você não saiba é que a automação residencial na decoração da sua casa pode ser uma aliada. Por exemplo, as empresas líderes na fabricação e instalação de portas automáticas aconselham sobre modelos e estilos para que as portas se integrem no espaço onde serão instaladas. O mesmo vale para câmeras de segurança e interruptores, entre outros elementos.

O primeiro passo que terá de ser seguido será definir o estilo da sua casa. É um estilo moderno? Decoração minimalista? Ou ar vintage? É importante saber que tipo de decoração deseja. Depois, você poderá escolher os elementos que vão constituir a sua casa inteligente de uma forma que se adapte ao seu estilo.

Depois de definido o estilo, é hora de escolher quais elementos farão parte da sua automação residencial. Os aparelhos e eletrodomésticos que compõem a automação residencial não são apenas automatizáveis, mas também se ajustam à estética da casa. Portanto, eles também funcionam como elementos decorativos.
Não importa qual sistema você utiliza em sua casa, muito menos o espaço onde ele foi instalado, pois a finalidade prática desse serviço inteligente será sempre oferecer a maior eficiência e conforto nas diferentes práticas do dia a dia das pessoas.

Mesmo assim, é importante conhecer todas as vantagens e desvantagens da automação residencial antes de se deixar levar apenas pelo conforto que estes sistemas inteligentes oferecem. No entanto, a principal vantagem está relacionada com: alta eficiência e economia

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

Um dos aspectos em que a domótica contribui é na gestão de serviços básicos como água, ar condicionado, luz e gás. Com certeza, você já se queixou do alto valor de algumas dessas contas, mas existe uma maneira de evitá-las. Em muitas ocasiões, o alto custo se deve ao uso indevido dos dispositivos. Com a automação residencial você controla todos os gastos!

A seguir apresentaremos algumas opções de como incluir a automação residencial na decoração da sua casa.

 

Portas automáticas

Imagine por um segundo que você já não precisa parar para abrir e fechar portas ao passar.

As portas automáticas em sua casa contribuirão para o conforto e a segurança. Elas são ideais para controlar o acesso à habitação e facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Além de contribuir para a economia e eficiência energética da casa.

Em relação à estética das portas, você pode escolher diferentes modelos, cores e estilos de acordo com a decoração que escolheu para a sala ou cozinha.

 

Móveis inteligentes, chaves para a automação residencial na decoração

São móveis, cadeiras e mesas que integram dispositivos que permitem regular a temperatura e a iluminação do ambiente, abrir e fechar portas e tocar música ambiente. Quanto aos móveis, você pode escolher o design que mais se adapta ao estilo de decoração da sua casa.

 

Controle da iluminação

Economizar energia e tempo são algumas das principais vantagens dos sistemas de iluminação inteligente em residências. Essa tecnologia, que faz parte do conceito de casa inteligente, também garante aos moradores suporte em aspectos importantes como a segurança da casa ou o dia a dia.

O fenômeno das ‘casas inteligentes’, ou casas inteligentes, trouxe novas funções para os usos comuns que geralmente são dados às coisas. É o caso da iluminação, que, segundo Loxone em nota, “já não serve apenas para iluminar uma divisão”, mas pode ir “além” da sua função principal.

A integração da iluminação dentro de uma casa inteligente permite o acesso a vantagens como economia de energia elétrica, maior conforto na casa ou a habilitação de um simulador de presença para evitar roubos, entre outras funções disponíveis.

“Economiza energia e tempo” é assim que algumas das grandes fabricantes definem estes sistemas já que, ao sair de um cômodo ou casa, as luzes inteligentes “desligam-se automaticamente”, seja por tempo, por presença ou por desligamento central, o que garante economia de energia elétrica que se reflete na fatura de seus usuários .

A iluminação desempenha um papel fundamental na obtenção de conforto na decoração da casa. Graças à domótica, é possível alcançar diferentes intensidades de luz e regular a luz à distância, e em todos os momentos.

Um fator muito importante é o acendimento e desligamento automático das luzes, o que contribui para uma maior economia de energia e eficiência.

 

Automação residencial na decoração de cozinha

Os eletrodomésticos são muito fáceis de conectar a uma rede informática para automatizá-los. Desta forma, mesmo que não esteja em casa, pode ligá-los e desligá-los. Isso contribui para a segurança da sua casa, pois se você esquecer que o forno ou a torradeira estão ligados, pode desligá-los remotamente. Existe uma grande variedade de estilos que lhe permitirão combiná-los com a decoração da cozinha

Existem também despensas climatizadas, que podem ser reguladas através da Internet fixa ou móvel. São muito úteis para conservar alimentos, como frutas, verduras e legumes. Graças à termorregulação, conservam os alimentos a uma temperatura entre 8 e 15 graus e uma umidade de 65% e tudo isto não significa que a domótica não possa ser integrada na decoração.

Créditos da imagem em Destaque: Infográfico vetor criado por macrovector – br.freepik.com

Veja mais dica de decoração no Blog Liven Casa.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?