Skip to main content

Pense nas vezes em que precisou acordar cedo pra sair de casa e estava o maior frio, você já sofria só de pensar em tomar banho na água fria, né? Ou naqueles dias em que você chegava em casa super tarde e precisava tomar banho antes de dormir. O que te salvaria nesses momentos? A ÁGUA QUENTE! E, por isso, hoje vamos te ensinar a escolher o chuveiro elétrico ideal para o seu banheiro e acabar com esse drama de uma vez por todas.

 

O CHUVEIRO ELÉTRICO

Antes de mais nada preciso te falar que existem outras opções de chuveiro para deixar seu banho quentinho, como é o caso das duchas, que podem ser a gás, solar, ou híbrido. O problema (ou não) é que todas essas opções exigem que você tenha um aquecedor de água central na sua casa.

E esse é justamente um dos benefícios do chuveiro elétrico: ele é capaz de aquecer a água, sem precisar instalar um aquecedor na sua casa. E como funciona? Através da passagem da água por uma pecinha similar a uma mola que é aquecida quando você abre o registro.

E quando pensamos em como escolher um chuveiro elétrico, primeiro precisamos entender que existem três tipos mais comuns e aqui vamos falar deles.

 

1. Chuveiro Elétrico Comum

Este é aquele aquele mais costumamos ver por aí. Sabe aquele que você vai abrindo e quanto menos o registro é aberto, mais quente é a água? Então, é este. O controle da sua temperatura é feito através da vazão de água liberada.

cta-aniversario-6-anos-liven-casa

A vantagem desse chuveiro é a facilidade de instalação e seu preço que costuma ser menor.

 

 

2. Chuveiro Eletrônico

Já o chuveior eletrônico é uma versão mais moderna do chuveiro elétrico tradicional. Ele também necessita de eletricidade para funcionar, mas o controle de temperatura de água é mais exato, e pode ser feito das mais diversas formas, como por chave, haste ou controle remoto.

 

 

3. Chuveiro Elétrico Pressurizado

O chuveiro elétrico pressurizado é indicado para locais em que a pressão de água não é forte.

 

 

 

COMO ESCOLHER UM CHUVEIRO ELÉTRICO?

Agora que você já foi apresentado aos principais tipos, vou falar exatamente o que você precisa levar em consideração ao escolher seu chuveiro elétrico.

 

1. Pressão da água

Um ponto de extrema importância é a pressão da água. Um chuveiro com pouca pressão vai causar todo aquele estresse de só ter fios de água em certos horários do dia.

Para saber qual chuveiro é o mais indicado, você precisa entender como se calcula a pressão da água no seu banheiro. Para calcular, você vai subtrair a altura da caixa d’água e a altura do ponto de saída de água, ou seja, a altura do seu chuveiro.

Por exemplo, se a caixa d’água está posicionada a 4 metros acima do solo e o chuveiro está a 2 metros, a pressão da água é de 2 metros de coluna d’água. Certo?

E essa é a unidade de medida da pressão: Metros de Coluna D’água (MCA), e você vai encontrar essa informação na descrição do produto, seja no site ou na embalagem.

Caso você possua baixa pressão em seu ambiente, recomendo os chuveiros pressurizados que te falei antes, ou você pode inserir um pressurizador na sua tubulação.

 

 

2. Vazão

A vazão é outro atributo que você deve levar em consideração. Ela é medida em litros por minuto e, como você pode imaginar, corresponde à quantidade de água liberada por seu chuveiro.

O ideal é que o chuveiro tenha entre 6 e 15 litros de água por minuto para evitar desperdícios. Existem modelos de alta vazão, que costumam apresentar um volume de água que chega a até 60 litros por minuto. É muita água, então fique atento.

 

3. Potência x economia

Agora tocamos num ponto que você vai se interessar, porque quando o assunto é economizar, todo mundo quer estar por dentro. Então vamos te dar dicas importantíssimas.

Com relação ao preço, durante a sua pesquisa, você vai perceber que chuveiros abaixo de 5400W são mais baratos, porém eles possuem menor durabilidade. Então tome cuidado para não focar demais no preço e não entender a real qualidade do chuveiro.

Já os chuveiros elétricos com potência superior a 5400W aquecem mais a água, porém eles consomem mais energia e necessitam de uma fiação de 6 milímetros de diâmetro para conseguir resistir ao calor transferido durante o seu uso.

A vazão de água também é determinante na economia de água, pois quanto maior a pressão da água, maior será a vazão de água do chuveiro. Por consequência, dependendo do chuveiro, se a pressão do ambiente for elevada, o consumo de água será maior.

 

Mas olha, hoje em dia está tudo tão tecnológico que você não precisa sacrificar uma coisa em detrimento da outra. Sabemos que todo mundo quer aquele banho super relaxante, com uma pressão maravilhosa, mas não podemos também gastar litros de água para não prejudicar o planeta. Então qual seria a solução? Os chuveiros com arejadores!

Isso mesmo, eu te explico: arejador é uma peça que mistura ar na água e dá uma sensação de maior volume de água com menos. Muito massa, né?

 

 

4. Garantia

Bom, o quarto ponto de interesse que trouxe aqui é garantia e fabricante.

Já pensou se acontece algum problema com seu chuveiro e você precisa rodar a cidade toda atrás de alguma peça ou terá que esperar dias até conseguir corrigir o problema? Ninguém quer passar por isso.

Então, te dou um conselho, vale muito a pena investigar o tempo de garantia dado pelo fabricante sobre o produto e, também, o número de assistências técnicas que este fornecedor possui próximo a você. Tudo isso vai te livrar de muito estresse caso ocorra qualquer situação.

E claro, lembre-se de contratar um bom profissional, que realize um bom serviço de instalação e siga as instruções do fornecedor para que a sua garantia não seja violada por instalação inadequada do produto.

 

CONCLUSÃO

Depois de tanta informação, ficou mais fácil escolher seu chuveiro!

 

Mas se tiver restado alguma dúvida, deixe nos comentários que vai ser um prazer te responder 😉

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?