Skip to main content

Você conhece a bacia sanitária com sistema a vácuo? Não? Continue lendo e entenda do que se trata!

Os motivos pelos quais governos e grandes empresas têm investido no desenvolvimento de tecnologias atualmente são, principalmente, a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Seguindo essa tendência de respeito à ecologia e de utilização consciente de recursos, foi inventado o sistema de esgoto a vácuo.

Primeiramente usado para eliminação de dejetos em aeronaves e plataformas de petróleo, o sistema é um dos mais eficientes e que promovem uma maior economia de água quando acionado.

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

Mas, você sabia que existem bacias sanitárias com sistema a vácuo para banheiros residenciais?

Neste artigo nós destrinchamos todas as mais relevantes informações sobre as bacias sanitárias com sistema a vácuo e explicamos quais são os seus tipos, modos de funcionamento e principais benefícios.

Confira!

 

O que é a bacia sanitária com sistema a vácuo?

 

No quesito estética, a bacia sanitária com sistema a vácuo é idêntica aos outros tipos de vaso sanitário existentes no mercado.

Como diferença única e principal entre esse tipo de bacia sanitária e os convencionais, podemos citar as possibilidades estéticas que designs das bacias sanitárias com sistema a vácuo dispõem, podendo ter um ar mais moderno.

 

Como funciona uma descarga a vácuo? 

Para facilitar o entendimento, podemos comparar o sistema da descarga a vácuo com um aspirador de pó, pois os dejetos que são eliminados são de fato sugados pela tubulação.

Como dissemos, a descarga a vácuo foi projetada para banheiros de aeronaves e plataformas de petróleo, onde a água é utilizada de maneira inteligente e desperdícios não são tolerados.

Com isso, na descarga a vácuo não é necessário utilizar uma grande quantidade de água para eliminar os resíduos orgânicos, pois a pressão que “empurra” o material pela tubulação não é causada pela água, e sim pelo ar.

Dessa forma, a descarga a vácuo se apresenta como um dos sistemas de descarga mais ecologicamente corretos da atualidade.

 

Fonte: Freepik

 

Qual o tamanho ideal de uma bacia sanitária com sistema a vácuo?

O tamanho de um vaso sanitário a vácuo a ser escolhido vai depender da necessidade que o banheiro que vai receber o equipamento tem.

Além disso, o tamanho de vasos sanitários também influencia nas questões estéticas e isso pode ser um fator a ser observado por quem vai adquirir o produto.

De qualquer forma, é interessante deixar claro que o tamanho do vaso sanitário pressurizado em questão não afeta a sua utilidade, uma vez que o sistema a vácuo instalado na peça funciona independentemente do seu tamanho.

 

Qual o gasto médio de água da bacia com sistema a vácuo?

Como já citamos repetidas vezes, o sistema de descarga a vácuo é um dos mais econômicos nessa categoria.

E esse fato é amparado por dados impressionantes. Estima-se que, em comparação com vasos sanitários comuns, as bacias sanitárias a vácuo economizem até 90% de água em cada descarga.

Testes comprovaram que enquanto bacias sanitárias convencionais gastam, em média, 12 litros de água em cada descarga, os vasos sanitários pressurizados utilizam apenas um litro. É, de fato, uma grande economia.

 

 

Qual cor escolher?

É possível encontrar modelos de bacia sanitária nas cores cinza, ébano, branco, preto, creme, verde, marrom e muito mais, em variados tipos de acabamento.

Dito isso, a escolha da cor da bacia sanitária a vácuo é uma questão totalmente individual de cada usuário.

Cores e materiais usados em outros itens do banheiro são os fatores que mais influenciam na decisão de qual cor a nova bacia sanitária a vácuo deve ter, a fim de que a harmonia do ambiente seja mantida.

 

Qual o melhor formato de bacia sanitária com sistema a vácuo? 

Existem diversos modelos e formatos de bacias sanitárias com sistema a vácuo, como:

 

    • Com assento circular;
    • Modelos com curvas clássicas e tradicionais;
    • Os modernos, com linhas assimétricas;
    • Modelos com assentos ovais;
    • Dentre outros.

Geralmente o modelo mais escolhido é o que possui assento circular e estrutura convencional, mais assemelhada às vistas em vasos sanitários comuns.

Porém, assim como a escolha da cor, a escolha do formato da bacia sanitária a vácuo deve levar em consideração as necessidades e preferências de cada usuário.

 

 

Qual o melhor local no banheiro para colocar a bacia?

Assim como acontece com todos os outros equipamentos do banheiro, o local onde ficará a bacia sanitária a vácuo deve ser pré-definido no projeto arquitetônico do banheiro.

Geralmente, o local onde a bacia sanitária fica é ao lado da pia ou lavatório, paralelo à uma das paredes do banheiro.

 

Benefícios da bacia sanitária com vácuo

O vaso sanitário a vácuo é realmente um equipamento muito eficiente e que oferece diversos benefícios. Conheça alguns:

 

    • Economiza água: como citamos, com o uso de vasos sanitários pressurizados, a economia de água pode chegar a até 90%;
    • Promove a economia de dinheiro: com um consumo de água menor, a conta de água também diminui de valor;
    • É ecologicamente correto, pois a eliminação de resíduos é feita de forma inteligente, justamente para não agredir o meio ambiente;
    • Possui muitas vantagens técnicas, como a flexibilização da instalação, por não precisar de tantos conectivos como as bacias sanitárias comuns, e a redução de custos com manutenção e intervenções na rede de esgoto.

 

Fonte: Freepik

 

Custo da instalação

Por ter um sistema mais simples e dispensar complexas instalações, as bacias sanitárias a vácuo não demandam muitos gastos com instalação e manutenção. Por isso, os profissionais costumam cobrar menos pela instalação desse tipo de privada.

Contudo, é necessário frisar que os preços de serviços de encanamento variam muito, a depender da região do país onde são executados, assim como qualquer trabalho relacionado à construção civil.

Se optar por instalar uma bacia sanitária a vácuo em sua residência, consulte o preço do serviço de instalação na sua região.

 

Qual a melhor bacia sanitária com sistema a vácuo? 

Para responder a essa questão, vários fatores precisam ser observados, pois a melhor bacia sanitária com sistema a vácuo será a que melhor se encaixar nas necessidades do usuário em questão.

Contudo, ao observar o quesito qualidade de construção, é inegável que as maiores marcas de louça sanitária do mercado, como Celite e Deca, por exemplo, estão à frente.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?