Dicas de decoração para ambientes multifuncionais

Dicas de decoração para ambientes multifuncionais

Entenda de vez como otimizar seu cantinho favorito!

Com a redução das casas e apartamentos nos últimos anos por vários motivos, é cada vez mais frequente que as casas e apartamentos possuam ambientes multifuncionais (por exemplo, sala + home office, ou sala de estar + sala de jantar).

Os ambientes multifuncionais, nada mais são do que os ambientes integrados, em que você divide um cômodo em vários “setores”, sem a utilização de paredes, claro. Neles, a divisão entre os ambientes é feita com algumas técnicas, como, posicionamento e diferenciação do mobiliário, por exemplo.

Caso seja seu caso, é necessário que você saiba como harmonizar e organizar seu ambiente multifuncional da melhor maneira.

No post de hoje vamos te dar dicas de como delimitar os espaços e criar um ambiente que reúna praticidade e beleza, sem deixar de lado o conforto e de modo que ele tenha sua cara.

Boa leitura!

Vantagens dos Ambientes Multifuncionais

1. Aproveitamento do espaço

A primeira vantagem está diretamente ligada ao próprio conceito. Os espaços multifuncionais permitem que você aproveite o espaço da sua residência, sem a necessidade de reformas para a construção de mais um cômodo.

Isso é uma vantagem seja porque você não tem espaço para o novo espaço ou porque você não tem tempo ou dinheiro para reformas maiores. Além disso, é uma boa solução caso o imóvel seja alugado e você não queira ou possa fazer grandes intervenções.

2. Otimização da área

Aqui destacamos benefícios tanto do ponto de vista social como do ponto de vista técnico.

Calma que te explico.

Imagine se você monta sua cozinha integrada à sua sala, o que é algo super comum. Isso é ótimo para reuniões de família ou amigos, em que as pessoas que estão cozinhando podem interagir com os demais.

Já do ponto de vista técnico, precisamos destacar o benefício do maior alcance da luz natural, o que traz economia e conforto.

E quais são os ambientes multifuncionais mais comuns?

As combinações mais comuns, nas casas em geral, são:

Cozinha + sala de jantar;

Sala de estar + sala de jantar;

Área gourmet + varanda + sala de jantar;

Quarto + home office;

Sala de estar + home office.

Já um clássico das quitinetes e estúdios são:

Quarto + sala de estar;

Quarto + sala de jantar + cozinha

Cozinha + área de serviço

Essas são as principais combinações que encontramos. No entanto, queremos te dar dicas mais práticas de como decorar e dividir esses ambientes.

Dicas de Decoração de Ambientes Multifuncionais

1. Prefira móveis planejados e multifuncionais

Bom, quando falamos de ambientes que receberão diferentes tipos de atividades, a escolha dos móveis certos é essencial, assim, sempre que for possível, recomendamos que você opte por móveis planejados.

Sabemos que esse tipo de móvel geralmente é mais caro, mas ele também possibilita um melhor aproveitamento do espaço, o que facilita muito o projeto.

E se você puder optar por móveis planejados, opte por peças que sejam multifuncionais, como, por exemplo:

  • sofás que viram cama;
  • camas com gavetas;
  • baús que viram puffs para sentar; e
  • escadas que também são gavetas.

E destacamos bastante a exploração das áreas de armazenamento, que são essenciais para evitar a poluição visual (que dá uma sensação de que o ambiente é menor).

2. Separação dos ambientes

Uma das divisões mais utilizadas é a divisão com os próprios móveis, como o sofá. No entanto, você também pode fazer essa separação através de pintura, papéis de paredes, revestimentos diferentes (tanto em paredes quanto no piso) e até tapetes.

Uma outra dica é separar esses ambientes por estruturas verticais funcionais, como, estantes vazadas ou prateleiras, ou meramente decorativas, como, um painel ripado. 

Se possível separe esses ambientes com estruturas vazadas ao invés de totalmente fechadas. Isso é bom porque todas as áreas recebem iluminação natural e a circulação do ar fica melhor.

Claro que algumas áreas você pode querer isolar mais um pouco, como, por exemplo, o quarto do resto da casa. Nesses casos, você pode instalar estruturas de correr fechadas, que é uma ótima maneira de obter mais privacidade.

3. Mezaninos

Esse aqui é um charme e super funcional! Mas, infelizmente, ele também é mais trabalhoso e caro.

Imagine, aqui você pode fazer seu escritório ou sala de estar na parte de baixo e a parte de cima ser seu dormitório, e você ainda pode utilizar aquela técnica de utilizar as escadas como gaveta.

As possibilidades com mezaninos são infinitas e a boa notícia é que já existem mobílias mais simples e acessíveis no mercado. Vale a pena dar uma olhada!

4. Dica de ouro: use coifas na área da cozinha

Caso você vá integrar a cozinha a outros ambientes, essa dica é indispensável e eu te explico o porquê.

Quando você está cozinhando, todo o cheiro e gordura se espalha pelo ambiente e, caso você integre a cozinha aos demais ambientes, vai prejudicar ou danificar outras áreas (como danificar móveis ou deixar as roupas com cheiro de gordura).

A coifa é um eletrodoméstico que possui a função principal de retirar e filtrar o ar e a fumaça do ambiente, ou seja, ela elimina odores e gordura, contribuindo para a conservação do espaço, móveis e outras peças.

E quanto menor for sua área, mais importante é a presença desse eletrodoméstico.

BÔNUS: Inspirações de Decoração de Ambientes Multifuncionais

1. Quarto + Home Office

Você está trabalhando de casa? Ou tem alguém da família estudando?

Dificilmente temos um ambiente “sobrando” em casa para fazer um escritório e é muito comum desempenhar as atividades de trabalho ou estudo no quarto.

No entanto, para não prejudicar o trabalho e o descanso, é importante que esses cômodos sejam devidamente separados de alguma maneira.

Aqui é uma inspiração para quem precisa de um escritório em casa e quer utilizar o espaço do quarto:

Aqui o escritório e quarto foram unidos trazendo um resultado super bonito e aconchegante. E o mais interessante é que, de certa maneira, eles parecem cômodos isolados com o armário e a própria mesa fazendo essa divisão.

E um ponto de grande destaque nesse espaço é a iluminação e, claro, trouxemos a lista de produtos utilizados para matar a curiosidade:

  • Pendente Led Fit 24W Preto – New Line
  • Pendente Abaporu 150W HL003B Preto/Fumê – Bella Iluminação
  • Abajur Flow em Metal Preto 3000k – Bella Iluminação
  • Plafon/Arandela Led Fit 32W 114cm Preto – New Line

2. Quarto + Sala + Escritório

Outro exemplo lindo que trouxemos é uma junção entre o quarto, a sala e o escritório.

Nesse ambiente a gente pega a dica do sofá que vira cama, e pode servir para uma emergência caso você precise dormir no escritório.

Esse espaço pode muito bem ser a adaptação do seu quarto oficial, bastando colocar um armário pras roupas, né?

Uma inspiração e tanto!

Conclusão

Mas e aí, gostou das dicas? Você já tem algum espaço multifuncional na sua casa?

Se tiver outra sugestão, coloque aí nos comentários para ajudar outras pessoas que também estão procurando ideias.

Aaaah, e eu acho que você também pode gostar desse texto:

Cozinha pequena: soluções incríveis.

Conheça nossos produtos em nosso site Liven Casa!

Conheça nosso canal Liven Casa no Youtube também!

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)