Itens indispensáveis na cozinha: Saiba quais são

Não esqueça nenhum item e tenha a cozinha dos seus sonhos!

Quais são os itens indispensáveis na cozinha? 

Quando é chegada a hora de preencher a casa nova de alegria, a cozinha deve ser o primeiro cômodo a ser mobiliado. Afinal, esse espaço impacta no funcionamento da casa inteira e requer uma boa organização.

Utensílios, eletroportáteis realmente úteis, eletrodomésticos indispensáveis são os principais questionamentos iniciais na hora do que escolher. No entanto, como você deve organizar isso e criar um cômodo harmonioso e prático?

Me acompanhe até o final deste texto para entender afundo como montar a cozinha que você sempre quis!

Quais são as vantagens de uma cozinha organizada? 

“Uma cozinha não precisa ser grande para ser funcional – basta ser bem equipada!”

Ao montar sua cozinha, mais do que torná-la atrativa, você deve buscar torná-la prática e organizada. A ideia por trás da cozinha é tornar seu dia a dia mais ágil e possibilitar um preparo de alimentos mais rápido, completo e adequado.

Imagine que você vai pôr em prática uma receita e percebe que não conta com os utensílios certos ou que eles estão posicionados em locais difíceis de serem encontrados. Ainda mais frustrante seria notar que você não possui eletro portáteis úteis no dia a dia e precisa gastar horas para fazer algo simples!

Como pode perceber, a grande vantagem de uma cozinha organizada é você contar com o essencial para cozinhar posições fáceis de alcançar. Além disso, há também uma grande satisfação pessoal com um ambiente organizado e com a decoração para cozinha, o desejo de compartilhar momentos com amigos e familiares neste local que une as pessoas e a possibilidade de itens divididos pelo espaço (como em suportes), lhe permitindo economia de tempo no dia a dia.

Alguns utensílios indispensáveis são:

  • Facas de churrasco ou grelhados;
  • Colher básica de serviço para pegar arroz e massas curtas;
  • Concha para feijão e caldos;
  • Espátula;
  • 1 jogo de panelas de aço inox antiaderente, sendo panela com cabo, frigideira e caçarolas ou caldeirões;
  • 1 panela de pressão de 4,5 litros;
  • 1 leiteira de inox;
  • 3 formas (de banho-maria para pudim, de bolo com furo no meio e de tamanho médio com aro removível);
  • Espagueteira;
  • Chaleira.
  • Afiador de facas;
  • Descascador de batatas e legumes;
  • Abridor de latas;
  • Faca de cutelo e de desossar;
  • Batedor de carnes + tábua de carne de madeira ou plástico;
  • Colheres de pau;
  • Pilão;
  • Bandejas;
  • Garrafa térmica e jarras;
  • Tigelas

Quais são os itens indispensáveis na cozinha e que fazem sua composição?

Antes de tudo, é importante avisar que a lista de utensílios usados na cozinha pode variar conforme o seu gosto e uso do cotidiano. Contudo, aqui buscamos formar uma lista completa de itens, começando pelos eletrodomésticos, indispensáveis para transformar a sua cozinha!

Itens indispensáveis na cozinha: Eletrodomésticos

Eletrodomésticos são essenciais para funcionamento geral da cozinha – com um cooktop e uma geladeira, você tem o mínimo para se manter. No entanto, como escolher os eletrodomésticos indispensáveis para cozinha?

Geladeira

Um dos itens indispensáveis na cozinha, principalmente com freezer embutido. Geladeiras modernas costumam ser frost free, dando menos trabalho com congelamentos e descongelamentos. Sua cor e acabamento devem “conversar” com os demais itens da cozinha para gerar harmonia visual.

Cooktop

cooktop é outro item importantíssimo, podendo ser a gás, elétrico ou por indução e tendo modelos simples ou “dignos de um chef”. É fácil encontrar um cooktop que se encaixe com a decoração para cozinha de sua escolha.

Contudo, ao comprar o cooktop, não esqueça da coifa, pois ela deve recolher o vapor  e cheiro gerado pelas receitinhas especiais e evitar aquele mal cheiro pela casa e um teto e armários gordurentos! 

Forno elétrico

Esse é um complemento essencial para o cooktop. O forno elétrico é um item muito utilizado em receitas específicas, sendo apropriado para receitas com menor tempo de execução. Caso prefira, há modelos maiores e também é possível selecionar um forno a gás para fazer aquelas deliciosas receitas, como as de natal, sem ter que se preocupar.

Microondas

Com propósito semelhante ao do forno, aquecer um prato pronto de maneira rápida, o microondas é essencial para um dia a dia movimentado. Porém, apesar de parecer algo simples, ele deve receber uma atenção especial tanto no quesito estético quanto funcional. Afinal, você não quer um micro-ondas que deixe sua cozinha desagradável nem que demore demais para realizar as tarefas que você necessita.

Itens indispensáveis na cozinha: Eletroportáteis 

Para ter um cômodo completo, além de se preocupar com os melhores eletrodomésticos, você também deve se atentar aos eletroportáteis. Confira quais!

Liquidificador 

O liquidificador é essencial para o preparo de vitaminas, shakes, cremes, sopas, caldos, sucos e drinques. Assim como o micro-ondas, é um facilitador na cozinha!

Sanduicheira ou grill 

Essencial para um lanche rápido da manhã ou da tarde, a sanduicheira também serve como grelha para carnes. Foque naquelas que são antiaderentes para não se preocupar com seu alimentado ficando grudado nela depois de alguns minutos.

Purificador de água

O purificador de água é um item essencial da cozinha, fornecendo água potável de maneira prática para consumo diário. Pode ser embutido ou acoplado para água mineral, até mesmo sendo parte da geladeira.

Cafeteira

Uma ótima opção para quem tem um dia agitado. A cafeteira é um item importante para a produção de café de maneira rápida, podendo produzir diversos sabores de café  de forma prática.

Batedeira 

A batedeira é utilizada para bater massas e misturar outros ingredientes sem utilizar de força manual no preparo. Com isso, facilita sua vida na produção de bolos, massa de tortas e outras receitas. 

Crepeira 

Caso você goste bastante de crepes, é possível contar com uma máquina feita para esse serviço. É comum encontrar crepeiras capazes de produzir até 12 crepes ao mesmo tempo.

Processador

Por fim, uma opção mais completa ao liquidificador, sendo o processador capaz de misturar, triturar e cortar. É um dos eletroportáteis mais úteis para corte de alimentos em grande quantidade!

Itens indispensáveis na cozinha: Utensílios para o cotidiano 

Além dos grandes equipamentos, não é possível cozinhar e comer sem os melhores utensílios usados na cozinha. Com isso, falo dos talheres, pratos e panelas! Itens indispensáveis na cozinha.

Talheres (ou faqueiro) 

Para começar, é essencial você ter um jogo de talheres com garfos, facas e colheres (de sopa, sobremesa, café e chá) da Tramontina. Além disso, não esqueça de:

Quanto a quantidade no jogo de talheres da Tramontina, é possível encontrar pacotes de 24 peças até 130 peças.

Pratos e copos

É importante contar com pratos rasos, fundos e de sobremesa, além de tigelas com tamanhos variados. Quanto aos copos, atenção aos copos simples e baixos, taças para diferentes vinhos e xícaras de chá e de café.

Obs: pratos de vidro costumam ser mais duráveis e resistentes que os de porcelana, apresentando melhor custo-benefício!

Adornos úteis 

A decoração para cozinha não está completa se não existirem adornos úteis como suporte para pratos. Além dos pratos, é importante haver um descanso de panelas, de forma que não fiquem desorganizadas em armários.

Outro ponto é um cabide para panos de prato que você utilizará constantemente para enxugar as mãos e utensílios. Aliás, não pode ser esquecido o porta-copos pelo mesmo motivo dos pratos: facilitar o seu uso cotidiano.

Por que é tão importante ter uma cozinha completa? 

Ter uma cozinha organizada é garantir um espaço intuitivo e prático para toda a família cozinhar. Indo além, facilita sua vida como cozinheira ou cozinheiro, lhe permitindo testar receitas com a família.

Numa cozinha completa, toda a família e amigos podem participar, seja no fogão, no forno, na sanduicheira, na cafeteira, na batedeira, etc. Além disso, permite que você consiga fazer um jantar especial para uma reunião especial!

No entanto, a grande vantagem de uma cozinha completa é a economia de tempo que você ganha. Afinal, sem um liquidificador, um forno ou micro-ondas, quanto tempo você perderia cozinhando de maneira tão manual?

Por isso, comece a equipar a cozinha com todas as ferramentas e utensílios que tornem sua vida mais fácil, principalmente em família ou com amigos! 

Veja mais em nosso Blog.

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)