Skip to main content

Infelizmente, acidentes domésticos acontecem por diversos motivos, assim, é necessário prever o que devemos ter no ambiente para evitar essas ocorrências. Hoje queremos falar sobre barras de apoio. Vamos te falar onde você precisa instalar para reduzir os seus riscos ou das pessoas que tanto ama.

Todo o conteúdo está baseado na NBR 9050/2020, que é a norma brasileira que regulamenta a acessibilidade em edificações e outros espaços.

Boa leitura!

 

Barra de Apoio para Banheiro: quem precisa?

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

Bom, pra começar, quem precisa dessas barras de apoio?

As barras de apoio geralmente são utilizadas pelos portadores de deficiência ou pessoas com mobilidade reduzida. E é interessante lembrar que as pessoas podem estar nessa condição de maneira mais transitória ou mais longa. Por exemplo, os idosos, gestantes e cadeirantes.

 

Barra de Apoio: tipos

Você deve estar pensando: mas barra de apoio até para gestante? Quer dizer que vou ter que furar a parede e preparar tudo por cerca de apenas 9 meses?

Calma, inclusive, vou te falar logo sobre o primeiro tipo: a barra de segurança com ventosa

 

Barra de Apoio com Ventosa

Esse tipo de barra não exige furos na parede e é super prática. Você pode utilizá-la em vários lugares da casa e até mesmo em viagens, porque você pode carregá-la na mala.

 

Barra de Apoio Fixa

Já a barra de segurança fixa é aquela que a gente mais vê e, no mercado brasileiro, você encontra essas barras em PVC ou metal.

 

Quais são os requisitos mínimos de qualidade das barras de apoio?

Esse é um ponto super importante e a norma exige que todas as barras de apoio utilizadas em sanitários e vestiários devem suportar no mínimo 1,5KN de esforço em qualquer sentido.

Além disso, ela precisa ter entre 3 e 4,5cm de diâmetro e estar firmemente fixada em paredes e divisórias a uma distância mínima de 4 centímetros da face interna da barra.

 

Onde instalar as barras de apoio?

 

Barras de Apoio na Bacia Sanitária

As barras devem ser instaladas junto da sua bacia sanitária, da pia e no box.

Na bacia sanitária, barras horizontais devem ser instaladas na lateral e no fundo com um comprimento mínimo de 80cm e em uma altura de 75 de altura do piso acabado (medido a partir do eixo da peça).

A distância entre o eixo da bacia sanitária e a face da barra lateral ao vaso deve ser de 40 centímetros.

Já a distância entre a barra de fundo e a parte de trás da bacia sanitária deve ser de no máximo 11 centímetros e se estender até, no mínimo, 30 centímetros do eixo em direção à parede lateral.

 

No caso de bacias com caixa acoplada, você deve garantir que a barra na parede de fundo seja instalada. Nada de permitir que a própria caixa seja utilizada como apoio, tá?

Nesses casos, a distância mínima entre a parte de baixo da barra e a tampa da caixa acoplada deve ser de 15 centímetros.

Ah, e caso não seja possível instalar as barras nas paredes laterais por algum motivo, a norma permite que você utilize barras laterais fixadas na parede de fundo, desde que respeite aquelas exigências mínimas de resistência e medidas. Nesse caso, a distância entre a barra e o eixo da bacia deve ser de 40 centímetros e a sua extremidade deve alcançar 20 centímetros para além da borda frontal da bacia.

Bom, muita coisa né?

Agora vamos te falar sobre as barras de apoio na pia ou lavatório.

 

Barra de Apoio nas Pias e Lavatórios

As barras de apoio nesse local vem para substituir o hábito de se apoiar na pia, que pode estar mal fixada e ceder.

Essas barras trazem maior conforto na hora de entrar e sair do banheiro, assim como durante o uso da pia e torneira.

Bom, pra começar que aqui devemos prever uma área de aproximação frontal.

Para pessoas com mobilidade reduzida, a distância livre na frente da barra de apoio deve ser 60 centímetros de diâmetro.

Já para pessoas com cadeiras de roda, deve ser previsto uma área livre de no mínimo 25 centímetros embaixo do lavatório e 95 centímetros atrás, totalizando 1,20m e paralelamente à frente da barra de apoio, deve existir um área livre de 80 cm.

Na sua casa, as barras de apoio devem ser instaladas na altura do lavatório. Lembrando, que a altura do lavatório também é diferenciada.

 

 

Barras de Apoio no Box do Chuveiro

Tá, mas e dentro do box para chuveiro? Como seria?

Dentro dos boxes para chuveiro devem ser colocadas barras de apoio verticais, horizontais ou em “L”.

Bom, na parede em que o banco for fixado, a barra deve ser instalada a 75cm de altura do piso acabado e possuir, no mínimo 70 centímetros. A distância entre essa barra e a parede que fica ali na lateral do banco é 85 centímetros.

E nessa parede lateral ao banco devem ser instaladas duas barras de apoio, sendo uma vertical e outra horizontal, ou uma única em formato de L.

Se você for usar a primeira opção, a barra vertical deve estar posicionada a 45 cm da borda da frente do banco e a 75 centímetros do piso acabado, medindo no mínimo 70 centímetros.

 

Já a horizontal deve estar posicionada a 75 cm de altura do piso acabado e possuir, no mínimo, 60 cm. A distância máxima da parede em que o banco foi fixado deve ser 20 cm.

Já se você optar por uma barra em “L”, cada parte horizontal e vertical da barra deve ter no mínimo 70 centímetros e a barra horizontal deve estar a 75 cm de altura do piso acabado. E, da mesma maneira, a distância entre a parte vertical e a borda frontal do banco deve ser 45 cm.

 

Conclusão

Muita informação, né?

Agora você sabe todas as medidas para instalar barras de segurança no seu banheiro e garantir sua segurança ou do seu familiar.

 

Se você quiser saber mais sobre acessibilidade, leia nosso post sobre como adaptar seu banheiro para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

Qualquer dúvida ou sugestão de conteúdo, já sabe, né? Deixe nos comentários!

 

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?