Quais detalhes observar ao escolher a iluminação do quarto?

Quais detalhes observar ao escolher a iluminação do quarto?

A iluminação do quarto é indispensável para maior conforto. Descubra quais detalhes você deve estar atento no momento de escolher esta iluminação.

Muitos não notam a importância da iluminação no quarto de maneira mais profunda. Obviamente, luz é essencial em um quarto, mas nem todos ligam para posição da iluminação, cor ou foco.

Há luz direta, indireta ou difusa. Além disso, há luz amarela, neutra e branca. Com isso, não há exatamente uma luz ideal para quarto, mas várias luzes que atendem a diferentes propósitos: estudar, assistir filme ou melhorar qualidade do sono.

E como melhorar a iluminação do quarto para aprimorar sua experiência nesse cômodo? Me acompanhe até o fim desse texto para aprender com as melhores dicas de iluminação de interiores.

Qual é a importância da iluminação para o ambiente?

Para montar um quarto acolhedor e relaxante, é importante tomar uma série de cuidados: móveis, decoração e iluminação no quarto.

Sabia que a iluminação do quarto vai além da luz no teto? Dependendo do gosto do morador, é possível montar diversas luzes pelo quarto, que atendem a diferentes propósitos. Com isso, seu quarto se torna prático e confortável para mais de um afazer.

Nisso, você ganha benefícios como:

Por isso, não há uma luz ideal para quarto, mas várias que atendem ao seu objetivo dentro do quarto: estudar, assistir filme ou trabalhar!

Quais são os usos da iluminação no quarto?

Para compreender o uso da iluminação, é importante antes entender como a luz se comporta no quarto através de dois aspectos: temperatura e foco. O primeiro aspecto é visto através da cor da luz, que pode ser amarela, neutra ou branca (aqui não iremos falar das coloridas).

Amarela traz a sensação de conforto, sendo ideal para um bom descanso. Já a neutra e a branca trazem mais foco, criando uma sensação de maior concentração. Por isso, amarela é chamada de luz quente, enquanto neutra e branca são chamadas de luz fria.

Já o segundo aspecto pode ser visto através de três focos: direto, indireto e difuso. O primeiro garante iluminação com foco em um lugar específico para dar destaque a ele. A indireta garante um ambiente iluminado por inteiro também, porém ela é bastante utilizada também como uma forma de decorar o ambiente. Já a difusa é suave e centralizada no quarto.

E em que situações utilizo esses tipos de luzes diferentes?

  • Estudo ou leitura;
  • Assistir televisão com maior aconchego;
  • Maior conforto visual no uso comum do quarto;
  • Trabalhar e se concentrar em tarefas.

E qual é o tipo de luz ideal para quarto em cada uso?

Antes de tudo, é importante definir que as melhores lâmpadaspara quarto são fluorescente e de LED. O primeiro tipo possui vários formatos e é barato, podendo se adequar a vários estilos e tamanhos de quarto.

Já o segundo tipo é ecologicamente mais correto, mais durável e eficiente, tendo utilidade em ambientes internos e externos. E como as duas lâmpadas pode ser utilizadas?

  • Para estudo, é essencial uma luminária de mesa, de forma que direcione a luz para os livros e conteúdos de estudo. O ideal são lâmpadas frias;
  • Para melhorar a qualidade do sono, é interessante uma luz difusa e amarelada, que propicia conforto e, claro, sono;
  • Para assistir filme, é interessante uma luminária de coluna ou de chão, trazendo uma “sensação de cinema”;
  • Para trabalhar, novamente aposte na luminária de mesa com lâmpadas frias – é necessário criar foco.

E as dicas de iluminação de interiores não acabam aqui!

Como melhorar a iluminação do quarto?

Antes de entender os tipos de iluminação, é importante se atentar para algumas dicas de iluminação de interiores:

  • Considere o uso de recursos como controle de intensidade da luz;
  • Respeite o tamanho do cômodo – afinal, você poderá usar de mais de uma luz nele. Por exemplo, tome uma distância de 1,5m entre luzes do tipo spot;
  • Opte pelo melhor custo-benefício na escolha das lâmpadas.

Tendo isso em mente, confira agora como melhorar a iluminação do quarto!

Usando do Plafon para iluminação geral

Plafon é provavelmente a melhor luminária para iluminação geral do quarto. Ela proporciona uma iluminação menos cansativa, sendo do tipo difusa. Além disso, possui uma das melhores distribuições uniformes de luz!

Usando do pendente para iluminação centralizada

O uso da iluminação pendente oferece boa luz para a área central do quarto, sendo recomendado para quem busca descansar na cama. A melhor opção é pendente com luz difusa!

Porém, para uma iluminação a mais para leitura, aposte em abajures nas laterais do quarto, cobrindo os buracos da pendente.

Usando da sanca

Já para quem busca uma luz de baixa intensidade, ou seja, sem visualização direta da luz, a sanca é a melhor opção. Ela pode ser projetada para iluminação geral, sendo uma luz indireta que traz conforto para qualquer atividade no quarto.

Para ter a sanca, use de fita de LED de alto fluxo, com potência superior a 14,4 watts por metro, e de uma bobina de 25 metros. Dependendo de onde colocar a luz – que pode ser no teto ou um pouco acima da cama – assume função decorativa!

Usando de lustre para iluminação geral

Já os lustres trazem uma boa iluminação geral combinada com elegância, podendo criar desenhos de luz e sombras. Se busca ter um quarto sofisticado, pode muito bem utilizar de um lustre de cristal – ótimo para quarto de casal!

Usando do spot de embutir

Luzes embutidas pelo quarto também atendem ao propósito de iluminação geral, principalmente quando bem distribuídas pelo espaço. Aliás, você pode inserir iluminação em vários locais:

  • Nas paredes do quarto;
  • No teto do quarto;
  • No closet;
  • Nos armários;
  • Até mesmo na escrivaninha.

Contudo, para dar certo, é importante dimensionar a quantidade certa!

Usando do spot (ou da sanca) para quarto de bebê

Para o quarto de bebê, você tem duas opções: spots embutidos ou sanca. No primeiro, você cria pontos suaves de luz branca, proporcionando um espaço agradável ao bebê. Já no segundo, você rebaixa o forro de gesso para inserir a sanca.

Com isso, você cria um ambiente acolhedor para o bebê, principalmente se inserir algumas luminárias com luz indireta!

Por que a iluminação do quarto impacta tanto nas suas tarefas? 

Acontece que a iluminação pode causar cansaço visual na execução de tarefas, como estudar ou trabalhar, ou “muito barulho”. Afinal, uma iluminação muito gritante é pouco confortável para induzir ao sono.

Por isso que você deve ter preocupação com a escolha de iluminação no quarto – afinal, seu sono e suas tarefas podem piorar por causa disso. Além disso, é sua chance de ter um quarto esteticamente muito melhor!

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)