Skip to main content

Quando se trata de iluminação, existem diversas características que são importantes de conhecer pois fazem diferença no efeito final que cada fonte de luz dá para o ambiente.
Uma dessas características é a eficiência luminosa que possivelmente você já ouviu falar. Neste post te explico o que é, como ela afeta a sua vida e o seu ambiente.

 

Eficiência luminosa: o que é?

 

Basicamente é a medida do quanto de energia elétrica é transformada em iluminação enquanto uma lâmpada estiver ligada, e isso afeta diretamente a sua conta de luz.

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

A unidade de medida é lúmens por Watts (Lm/W)

Para saber a quantidade de eficiência luminosa você só precisa pegar o fluxo luminoso e dividir ele pela potência da lâmpada.

Quanto maior o valor de lúmens por Watts de uma lâmpada, maior sua eficiência e a sua geração de energia luminosa.

Portanto, na hora da escolha opte pelas lâmpadas com maior eficiência luminosa, assim terá melhor custo beneficio por ter uma iluminação de qualidade e que consome menos.

 

Escolhendo a lâmpada mais eficiente

 

Como você sabe, existem diversos tipos de lâmpadas disponíveis no mercado atualmente, cada uma possui suas próprias características que devem ser levadas em conta no momento da escolha.

Algumas consomem mais energia que outras e porém ambas podem possuir o desempenho muito semelhante e algumas lâmpadas que consomem menos podem ser mais eficientes quando comparadas a outros tipos.

As lâmpadas LED, por exemplo, costumam consumir muito menos energia do que as lâmpadas incandescentes e podem iluminar muito melhor o ambiente.

Você pode encontrar o valor da eficiência luminosa na embalagem, sendo as lâmpadas LED obrigada por lei a fornecer essa informação. Além disso, essa informação é confiável por ter passado por testes e receber o selo de aprovação do INMETRO.

[products-posts/]

 

Importância da eficiência luminosa

 

Como você viu, as lâmpadas que possuem maior eficiência luminosa te fazem economizar na conta de luz por consumir menos energia do que outras que iluminam da mesma maneira.

A iluminação correta para determinado ambiente ou atividade é um fator primordial que afeta diretamente o desempenho das funções no dia a dia, tornando-as mais eficientes e contribuindo para a qualidade de vida das pessoas que a utilizam.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?