Skip to main content

Sabe aquele cheiro de gordura ou de fumaça desagradável que fica pela casa? Eles incomodam de várias maneiras, seja deixando cheiro no cabelo e na roupa, ou danificando móveis e outros objetos a médio e longo prazo. Para resolver esse problema, hoje queremos te falar sobre as coifas e quando usar estes eletrodomésticos.

 

Qual a função de uma coifa?

Como falamos anteriormente, a coifa vai te ajudar a solucionar este problema com a fumaça gerada no momento de cozinhas. Isso porque a coifa é o eletrodoméstico que tem a função de retirar e filtrar ou eliminar o ar do ambiente.

Dessa maneira, as coifas eliminam odores e gordura e você vai usar quando quiser melhorar o conforto no ambiente enquanto estiver cozinhando ou quando quiser preservar seus móveis e demais eletrodomésticos.

Além disso, a coifa também faz parte da decoração do seu espaço e vai deixar sua cozinha com um aspecto muito mais moderno.

 

 

Como escolher a melhor para a minha cozinha?

E como saber qual coifa usar na sua cozinha?

Bom, neste momento é importante você considerar os tipos de coifa, a vazão ideal para sua cozinha, o tamanho do seu fogão e a capacidade de sucção. Outros aspectos também são significativos como o tipo de sucção e o design.

 

Tipos de coifa

Quando falamos em coifa, existem dois modos de operação: como exaustor e como depurador. Mas qual a diferença entre essas coifas e quando usar cada uma?

É sobre isso que vamos falar agora.

 

Exaustor

Ao usar sua coifa como exaustor, ela vai sugar a fumaça e jogar para fora do espaço.

Ao optar por este tipo, você precisa ter uma saída de ar e uma instalação para conectar o duto para a parte externa.

Uma vantagem deste tipo de coifa é que elas costumam ser mais silenciosas. Por outro lado, existe a possibilidade da gordura escorrer na parede externa, necessitando de maior cuidado.

 

Depurador

Já nas coifas que funcionam como depurador, o ar é devolvido ao ambiente. A coifa suga a fumaça,  o ar passa por uma camada de filtros de alumínio ou de carvão ativado (a depender do modelo) e depois o ar é devolvido para sua cozinha.

Uma grande vantagem é que este tipo de coifa possui uma instalação bem mais simples, não necessitando da instalação de uma saída de ar.

 

Verifique a vazão e capacidade de sucção ideal para sua cozinha 

Agora que você já entendeu os tipos de coifas e escolheu o seu preferido, deve verificar a vazão e capacidade de sucção ideal que garantirá o funcionamento satisfatório no seu ambiente.

Como diz o nome, a capacidade de sucção é a quantidade de ar que a coifa consegue sugar. Ou seja, quanto maior o ambiente, maior deve ser a capacidade da sua coifa.

 

Para calcular isso, sugerimos que você multiplique os seguintes números: largura da sua cozinha x comprimento da cozinha x altura da cozinha x 12. No entanto, cada fabricante pode adotar um cálculo, então é importante se atentar a maneira que eles indicam para calcular.

Então, você vai fazer o cálculo que corresponde ao seu espaço e olhar na descrição do produto se ele vai atender o que você necessita.

 

Tamanho da coifa

Outra medida importante é o tamanho do seu fogão ou cooktop, porque sua coifa deve cobrir toda a área.

 

 

Coifas 60cm e 70 cm

Para fogões de até 4 bocas, geralmente as coifas de 60cm ou 70cm são ideais.

 

Coifas 90cm

Se você possui fogão de 5 ou 6 bocas, opte por coifas de 90cm.

No mercado encontramos coifas variando de diferentes tamanhos, que vão até 120cm. O importante é que ela cubra toda a área do seu fogão e atenda a capacidade de sucção da sua cozinha ou área gourmet.

 

 

Quando usar as coifas?

Conforme falamos ao longo do artigo, as coifas se tornaram indispensáveis nas cozinhas e para as pessoas que podem adquirir, recomendamos fortemente o uso.

No entanto, para os que possuem cozinhas pequenas ou que possuem uma área gourmet ou cozinha que também é um espaço de convívio social a presença da coifa é praticamente obrigatória, pois ela vai tornar o ambiente muito mais confortável.

Avalie as vantagens e desvantagens de cada modelo, faça os cálculos e escolha a melhor coifa para você.

 

 

Onde encontrar as melhores coifas?

No mercado existem coifas com recursos diferenciados, como as diferentes velocidades de funcionamento, baixo ruídos, sensores e iluminação.

Com tantos modelos, às vezes não sabemos por qual optar, mas a tecnologia está aí como uma forte aliada. A internet permite que a gente compare e tire todas as nossas dúvidas.

Além disso, podemos comprar o que precisamos sem sair de casa e recebê-las com rapidez e segurança. Ao fazer isso, busque lojas que te ofereçam um bom suporte na hora de escolher, que possuam uma boa reputação e que se provem como confiáveis.

Aqui na Liven Casa, possuímos um atendimento 100% humanizado e estamos disponíveis para atendê-los do início ao fim. Nosso objetivo é deixar sua casa do jeitinho que você sempre sonhou e no nosso site possuímos milhares de itens disponíveis para as mais diversas preferências.

Conte com a Liven Casa na hora de construir ou reformar!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?