Skip to main content

Alguns itens da nossa obra não podem ser escolhidos de qualquer maneira e as torneiras são alguns desses itens. Torneira de bancada ou de parede? Essa é somente uma das várias dúvidas que vêm na nossa cabeça quando estamos na fase final da obra.

Hoje queremos falar sobre este tema e te ajudar a decidir pela melhor opção para você, afinal não existe um certo ou errado, o que existe é a melhor escolha para cada espaço.

Leia até o final deste artigo e entenda tudo sobre as torneiras de bancada, seus tipos e como escolher.

 

O que é torneira de bancada?

 

Para começar precisamos entender o que são as torneiras de bancada.

Pois bem, como o próprio nome já diz, elas são aquelas que são instaladas diretamente na bancada ou na cuba – não sendo instaladas na parede.

Algumas cubas já tem um espacinho que permite a instalação da torneira sobre elas. Se esse for o caso da cuba que você escolheu, o melhor é optar pelas torneiras de bancada sem pensar duas vezes, já que o trio cuba-bancada-torneira precisa conversar muito bem entre si para garantir a beleza e funcionalidade do ambiente.

Mesmo que as cubas não possuam o espaço para a instalação, você também pode instalar sua torneira diretamente na bancada.

 

Tipos de torneira de bancada

Uma coisa é certa: as torneiras de bancada estão disponíveis nos mais variados tipos, com os mais diferentes designs e funcionalidades e agora vamos falar um pouco mais sobre elas.

 

Torneira de bancada convencional

A torneira de bancada convencional é a mais comum. É aquela que oferece apenas água fria.

As torneiras convencionais são fáceis de instalar, possuindo pouca necessidade de infraestrutura. Elas também ocupam menos espaço e são mais baratas.

A desvantagem da torneira de bancada convencional é que este tipo oferece apenas água fria.

 

Torneira de bancada com misturador

 

Em contrapartida, existem as torneiras de bancada com misturador que oferecem água quente e fria.

Neste tipo de torneira, existem dois registros em que um libera água quente e outro água fria. Com isso, você deve abrir os dois registros e regular os dois para alcançar a temperatura desejada.

Este tipo de torneira de bancada necessita de três furos (um da torneira e um para cada registro) e sua instalação é um pouco mais complexa.

É importante destacar também que este tipo de torneira não aquece a água, ou seja, já deve existir um ponto central de aquecimento de água na residência e os registros da torneira apenas regularão a temperatura dessa água.

A vantagem da torneira de bancada com misturador é justamente que este tipo oferece a opção de água quente, trazendo mais conforto na execução das atividades domésticas.

A desvantagem é que este tipo de torneira ocupa mais espaço na bancada e possui uma instalação um pouco mais complexa.

 

Torneira de bancada monocomando

Para solucionar o problema de espaço e manter as vantagens da água quente, surgem as torneiras de bancada monocomando.

A torneira de bancada monocomando apresenta um único registro em que você controla a temperatura e a vazão da água.

 

Como vantagem temos um melhor controle da intensidade e temperatura da água, além de um visual mais clean e moderno no seu espaço.

O ponto de atenção é que este tipo de torneira geralmente necessita de mais pressão de água. Então, para não ter nenhum problema, calcule a pressão da água na sua bancada e verifique a pressão de funcionamento necessária da torneira que você quer antes de comprar.

 

Torneira elétrica

Ainda falando de água quente, as torneiras elétricas aquecem a água de maneira similar aos chuveiros elétricos – elas possuem uma resistência que aquece a água no momento que passa por ela.

Se você não possui um aquecedor central em casa (solar ou a gás) e gostaria muito de ter água quente na sua torneira, a torneira elétrica é o tipo ideal para você.

No entanto, precisamos ressaltar alguns pontos. Este tipo de torneira precisa de um cuidado especial na instalação, não podendo ser simplesmente conectadas na tomada, elas devem ser conectadas diretamente na fiação elétrica. Em outras palavras: a torneira elétrica precisa de um ponto de energia único e compatível com sua necessidade.

Além disso, durante o uso, deve-se tomar cuidado com seu manejo por crianças.

 

Torneira eletrônica

A torneira de bancada eletrônica é uma variação da torneira elétrica.

A diferença é que na torneira eletrônica você pode controlar a temperatura da água gradualmente, da maneira que quiser. Enquanto isso, nas torneiras elétricas as temperaturas são pré-definidas.

 

Torneira gourmet

As torneiras de bancada gourmet são super sofisticadas e foram inspiradas nas cozinhas industriais, como resultado disso elas oferecem ótima flexibilidade e resistência.

Isso porque as torneiras gourmet possuem um formato que garantem sua funcionalidade, girando sobre seu eixo e possuindo bicos articulados, que permitem o direcionamento do fluxo de água.

Optando por este tipo de torneira, certamente você vai perceber que consegue executar o trabalho de maneira muito mais fácil, inclusive na limpeza final da bancada.

Devido a sua flexibilidade, as torneiras gourmet são ideais para cubas múltiplas.

 

 

Qual a melhor para a minha cozinha e banheiro?

Mas afinal, qual a melhor torneira de bancada para sua cozinha ou banheiro?

Bom, primeiro você precisa analisar seu espaço disponível. Se você tiver pouco espaço na área da bancada e cuba, certamente colocar um item a mais lá tornaria as coisas piores. Neste caso, a torneira de parede seria mais indicada.

Mas se você possui espaço suficiente ou se sua cuba já veio com os furos apontados, as torneiras de bancada te atenderão muito bem e você encontrará uma infinidade de opções no mercado que irão te agradar.

Depois de optar por uma de bancada, verifique se você quer água quente no seu ponto de água. Se não, as torneiras que oferecem somente água fria são suficientes.

 

Se você quiser água quente, verifique se tem aquecimento central de água na sua residência. Se tiver, escolha entre misturadores e monocomandos, se não tiver, você pode escolher entre as torneiras elétricas ou eletrônicas.

Agora se você quer uma cozinha imponente e tem espaço, certamente as torneiras gourmet serão excelentes escolhas. Você encontra no mercado opções de torneiras gourmet que oferecem somente água fria e torneiras gourmet monocomandos – que permitem água quente e fria.

Caso tenha dúvidas sobre como escolher a torneira ideal, clique nos links abaixo e leia tudo sobre:

 

[products-posts/]

 

Onde comprar torneira de bancada?

Uma coisa que você já percebeu é que existem torneiras para todos os gostos e necessidades.

Com tantos modelos, você pode ter dúvidas em um primeiro momento. Mas pesquise bastante na internet e faça comparação entre os modelos.

Busque por lojas online especializadas no assunto e que te ofereçam suporte no momento da compra. Alie-se ao poder da internet e faça suas escolhas e compras sem sair de casa.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?