Skip to main content

Está com problemas na sua torneira ou querendo alterar o visual da sua cozinha, mas não sabe ainda qual torneira escolher? Fique com a gente, pois vamos te falar tudo sobre torneiras de cozinha para você fazer a melhor escolha!

Para que você consiga escolher a torneira ideal, é preciso levar em consideração a estrutura da sua cozinha e a temperatura da água que o seu sistema hidráulico permite.

Portanto, se você tiver apenas água fria disponível no seu sistema hidráulico, opte pela torneira convencional. No entanto, se a sua cozinha tiver sistema de aquecimento de água, o misturador ou o monocomando para esse cômodo são as melhores escolhas.

É importante verificar também onde o ponto de água está instalado na sua cozinha, pois se estiver instalado acima da bancada ou da cuba da pia, a torneira de parede é a melhor opção de pia para cozinha, porém, se estiver instalado abaixo da bancada ou da cuba da pia, a torneira de mesa é a mais indicada.

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

 

Qual torneira escolher de acordo com a cuba? 

 

Outro fator importante é levar em consideração o modelo de cuba da sua cozinha, priorize por uma combinação entre a torneira e a sua cuba que ofereça  um melhor espaço para movimentação das mãos para lavar a louça e alimentos.

No geral, temos quatro tipos de torneira: as de bancadas, de parede, de teto e de piso. No entanto, as mais comuns são as de bancada e as de parede – cada uma tem a instalação autoexplicativa, por exemplo, as torneiras de bancada são instaladas diretamente na bancada e assim por diante.

Isso porque na cozinha lavamos objetos maiores, como as panelas, então recomenda-se pelo menos 30 centímetros de altura livre.

Apesar de na cozinha sempre indicarmos a utilização de torneiras de bica móvel, isso torna-se indispensável quando você opta por cubas duplas ou triplas.

 

Saiba tudo sobe torneiras de cozinha: tamanhos

 

A parte mais importante na escolha de uma nova torneira é que você fique satisfeito com a nova adição à sua cozinha após a instalação, portanto, tenha sempre em mente o produto final.

Isto significa que você deve saber qual a largura e profundidade da pia, especialmente em comparação com o tamanho das panelas, potes e utensílios que você planeja lavar na pia.

Qualquer torneira que você comprar precisará ter um bico suficientemente alto para estas tarefas e outras, bem como uma colocação baixa o suficiente para evitar jogar água em excesso que farão uma bagunça fora da pia.

Da mesma forma, se você estiver olhando para uma torneira montada na bancada, saiba quanto espaço está disponível atrás da pia para instalar a torneira.

Ao instalar uma torneira na parede, você precisa colocá-la a com o bico estendido sobre o centro da pia, o que requer levar em conta o espaço entre a borda interna da pia e a parede.

Para isso, você deverá comparar as medidas da cuba com o tamanho das torneiras à medida que você reduz suas alternativas.

Enfim, para encontrar o tipo ideal de torneira para cozinha leve em consideração o que lhe agrade, e o mais importante, que te atenda no dia a dia e destaque sua cozinha da melhor maneira possível.

 

Saiba tudo sobe torneiras de cozinha: o melhor material

Normalmente as torneiras são fabricadas com produtos que evitam a corrosão. Latão e aço inoxidável são mais comuns, mas os modelos mais baratos também são feitos de uma liga de zinco ou até mesmo plástico.

Além disso, hoje em dia, os acabamentos das torneiras dificilmente mancham e os revestimentos de titânio e epóxi manterão o acabamento ainda por mais tempo. Sendo assim, o melhor material vai de acordo com o orçamento do cliente e o projeto da cozinha.

 

 

Saiba tudo sobe torneiras de cozinha: modelos disponíveis

Os tipos de torneiras para cozinha  são diferentes em muitos aspectos, sendo relacionados à possibilidade de ter água fria e quente.

Afinal, se na sua cozinha há somente o registro de água fria, uma torneira para cozinha simples vai atender bem às necessidades.

Porém, se você necessita também de uma torneira para pia de cozinha que possibilite a saída de água quente para facilitar nos preparos das refeições, é possível escolher por uma torneira com misturador ou um monocomando.

Como veremos abaixo:

 

Torneira simples

 

As torneiras de bancada são utilizadas frequentemente em lugares residenciais, pois são instaladas sobre a bancada ou mesa e geralmente utilizadas em conjunto com cubas de sobrepor ou embutir.

A maior vantagem desse tipo de torneira para a cozinha é a diversidade de cores e designs.

As torneiras de parede para cozinha são uma opção mais comum e como o próprio nome diz, são instaladas diretamente na parede. Portanto é preciso ter rede hidráulica no local em que for colocar a torneira.

A vantagem da torneira de parede é que ela não ocupa espaço na bancada, ou seja, caso a sua cozinha seja pequena ela é a melhor alternativa pois ela otimiza o espaço para que você consiga aproveitar melhor sua cozinha.

Assim como as torneiras de bancada, as de parede também contam com uma grande variedade de cores e modelos.

 

Torneira com misturador 

 

A torneira com misturador conta com dois registros de saída de água (um para água fria e outro para água quente). Ainda assim, é possível regular a saída de apenas uma temperatura ou misturar as duas ao abrir ambos os registros.

 

Torneira monocomando 

 

A torneira monocomando é um tipo de torneira com misturador. Entretanto, ela tem a função de misturar as duas temperaturas apenas com uma válvula de ajuste. Por exemplo, ao girar o regulador para a direita, a água fica mais quente, e se girar para a esquerda a temperatura diminui.

Saiba a diferença entre torneira, misturador e monocomando e escolha o melhor pra sua cozinha!

[products-posts/]

 

Qual é a mais econômica para a minha casa?

Está muito enganado se você faz parte do grupo de pessoas que acredita que as torneiras são todas parecidas. Afinal, opção é o que não falta de diferentes funcionalidades e benefícios, como também de modelos que permitem a economia de água.

Mas se você tem como objetivo o controle de consumo de água ou quer reduzi-lo na sua cozinha, há torneiras que possuem fechamento automático, podendo ser torneiras temporizadas ou torneiras de sensor, como vimos anteriormente.

Ainda assim, é possível escolher torneiras entre cores, estilos, designs e maneiras de instalação. Portanto, você conseguirá  encontrar a torneira que mais se adequa com a decoração da sua cozinha e tornar esse cômodo um espaço mais funcional.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?