Ralo para banheiro: Tipos e como escolher

Ralo para banheiro: Tipos e como escolher

Entenda quais os tipos de ralos para banheiro e escolha o ideal para sua casa, garantindo todos os benefícios deste item.

Apesar de ser um item comum e presente em todas as casas, dificilmente, durante a obra ou reforma, paramos para pensar nos tipos de ralo para banheiro e decidir qual o melhor para o nosso espaço. Por conta disso, acabamos tendo problemas com o retorno de odores, entupimentos ou poças de água.

Por isso, neste artigo queremos te mostrar quais são os tipos de ralo para que você entenda como escolher o ideal para seu espaço.

Boa leitura!

Qual a importância de escolher o ralo de banheiro correto?

Bom, para começar precisamos falar sobre os problemas causados quando escolhemos negligentemente o ralo para banheiro (e outros espaços também).

Começando pelas infiltrações, que são problemas muito comuns. A escolha correta do ralo e seu posicionamento pode ajudar a reduzir esses transtornos.

Outro problema é o retorno de odores. Pode parecer simples, mas os tubos que passam por dentro do ralo são todos interligados e devem ser perfeitamente vedados a fim de evitar que os odores retornem ao ambiente. Alguns tipos de ralo não possuem uma vedação adequada de odores, então eles não podem ser empregados em qualquer espaço – e explicaremos isto mais embaixo, quando estivermos falando sobre cada tipo.

Outra função do ralo é atuar evitando que insetos e pequenos animais consigam entrar na residência devido à grelha que possuem.

Fonte: Freepik

Outra função bem óbvia é o próprio escoamento da água. Afinal, a função principal do ralo para banheiro é fazer o correto escoamento da água do chuveiro.

Analisando tudo isso chegamos à conclusão de que um ralo inadequado ou mal instalado por gerar muitos inconvenientes, como o acúmulo de água no piso – inundando áreas -, mau cheiro no espaço, infiltrações e entrada de insetos e pequenos animais.

Então, o ralo possui uma influência direta na limpeza e qualidade no uso do ambiente.

Tipos de ralos de banheiro

Agora que falamos sobre a importância do ralo e descrevemos um pouco algumas situações, você já deve ter em mente que existem diferentes tipos de ralo, correto?

Então, se você está construindo e reformando, além de estudar sobre os diferentes tipos de cubas, diferentes tipos de revestimentos e decorações, também é importante que você entenda bem sobre os detalhes que vão evitar problemas no uso futuro, como por exemplo os tipos de ralo, sifões e chuveiros.

Para te ajudar com os primeiros, vamos agora falar mais detalhadamente sobre os principais tipos de ralo para o banheiro.

Tipos de ralos de banheiro: quanto ao escoamento

Ralo sifonado

cta-banheiro-02-liven-casa

O ralo sifonado funciona basicamente como um sifão de pia, ou seja, tem aquela “bolsinha” em que um pouco da água fica parada, evitando que os gases retornem ao ambiente. Esses ralos são mais utilizados em cozinhas e banheiros.

Ralo seco

Em contrapartida, o ralo seco não possui sifão.

Neles a água entra e escoa imediatamente, e o caminho fica livre para que os gases retornem pela tubulação, trazendo mau cheiro. Por esse motivo, estes ralos não podem ser ligados diretamente na rede de esgoto e geralmente são utilizados em chuveiros.

Caixa sifonada

A caixa sifonada geralmente não fica à vista dos usuários. Ela funciona como um ralo sifonado sem a grelha. 

A principal função das caixas sifonadas é a neutralização do mau cheiro, e elas geralmente são usadas para proteger os ralos secos do retorno do mau cheiro.

Tipos de ralos de banheiro: quanto ao design

Existe uma diferença entre ralo e grelha. A grelha é aquela parte visível, geralmente em formato de grade, que protege a entrada do ralo. As grelhas, juntamente com os ralos, são responsáveis por permitir o escoamento da água do chão pela rede de esgoto ou drenagem.

Mas às vezes o ralo também possui um formato diferente – que impactam o tipo de grelha utilizada – e aqui vamos falar de alguns destes tipos de ralo.

Ralo tradicional ou comum

Para começar, precisamos falar do ralo tradicional ou ralo comum, que é aquele mais visto nos banheiros. Geralmente ele é circular e possui a grelha circular ou quadrada em um tamanho razoável.

Estes tipos de ralo são mais acessíveis e geralmente não possuem um design diferenciado.

Ralo linear

Fonte: Freepik

Se você quer investir em um design mais moderno, certamente o ralo linear pode ser uma boa escolha.

O ralo linear pode ser ligado à caixa sifonada ou não, então você pode usá-lo tanto em banheiro, área externa ou em ambientes que geram mau cheiro – desde que acompanhado da caixa sifonada, neste caso.

O principal diferencial do ralo linear é seu comprimento, que é maior que os ralos tradicionais e agrega mais estética ao ralo.

Ralo oculto

Fonte: Pinterest

O ralo oculto, ou ralo invisível, é o mais moderno dentre os anteriores. Como o próprio nome já diz ele é super discreto.

O ralo oculto é feito com o mesmo revestimento utilizado no piso do banheiro e ele é embutido de maneira que fique quase imperceptível no espaço.

Como escolher o melhor para o meu banheiro

Ao escolher seu ralo para banheiro, a estética deve ser considerada ao mesmo tempo em que a funcionalidade não pode ser negligenciada. Por isso, a vazão de água que o espaço vai receber deve ser levada em consideração, assim como a posição. Na área do box (ou do chuveiro) um ralo é indispensável e algumas pessoas também gostam de colocar ralos em áreas secas.

Sabendo disso, ao escolher seu ralo para banheiro, leve algumas outras questões em consideração.

A primeira coisa que você deve levar em consideração é se o ponto em que a água vai ser recolhida é um ponto que libera odores. Neste caso, você deve optar por ralos sifonados, caso contrário ralos secos podem ser utilizados. Nos chuveiros, geralmente os ralos secos são utilizados.

Quanto ao formato e design, vimos que existem os tradicionais, que costumam medir 10×10, 15×15 ou 20×20, os ocultos e os lineares.

Fonte: Pretty Jet

Os ralos lineares são excelentes opções quando você necessita de um maior escoamento de água, pois, devido ao seu tamanho, eles possuem uma capacidade de vazão maior. Além disso, ele é uma ótima escolha para quem quer levar modernidade ao seu banheiro, já que ele agrega muita estética ao ambiente.

Além disso, outro ponto de atenção é a dimensão dos pisos escolhidos. Quando você escolhe peças muito grandes, como as de 45×45, 50×50 ou 60×60, em uma área muito pequena, por exemplo, talvez não consiga atingir o caimento adequado para usar ralos tradicionais melhores. Nessas situações, o mais indicado é direcionar o piso em um único sentido (para a parede) e adotar ralos lineares.

Os ralos ocultos são muito usados naqueles ambientes mais aparentes, como as varandas que possuem alguma deficiência no escoamento, já que, nesses espaços, um ralo muito visível não é interessante. Se você também quer trabalhar essa discrição no seu banheiro, por que não optar por um ralo oculto também?

No fim das contas, é preciso destacar que o ralo precisa estar em um lugar que a água consiga chegar nele facilmente e deve estar protegido de pisadas. É importante também se certificar que o pedreiro execute as quedas no piso para a água escoar tranquilamente em direção dos ralos. 

Onde comprar os melhores ralos?

Como você pode perceber, a escolha dos ralos para banheiro deve ser cuidadosa para que você não tenha problemas no pós obra.

Assim, o mais recomendado é buscar lojas que possuem profissionais especializados e que possam te ajudar da melhor forma nesta escolha. 

A Liven Casa possui um atendimento 100% humanizado, se preocupando com o ciclo completo do cliente. Além disso, o site conta com facilidade de navegação e milhares de itens disponíveis para as mais diversas preferências.

Qualquer dúvida deixe nos comentários que será um prazer ajudar!

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)