Skip to main content

Os trituradores de alimentos são instalados dentro da válvula da pia da cozinha (ralo), sendo encaixados logo abaixo da cuba e ligados ao encanamento de esgoto. Eles substituem o ralo comum e podem ser instalados em pias de cubas únicas ou múltiplas, até mesmo em casas mais antigas, basta que o ambiente a ser instalado seja compatível com as especificidades do triturador.

Mas afinal, o que é necessário e como se instala um triturador? Fique até o final do texto que explicamos tudinho!

 

Como instalar triturador de alimentos: quais são os requisitos?

 

Abertura da Cuba

Para começar, a cuba deve ser de inox e sua abertura deve ser de 4,5 polegadas.

 

 

Ponto de Eletricidade

O triturador necessita de instalação elétrica para funcionar, uma vez que o seu acionamento ocorre a partir de um interruptor que o ativa e desativa. No entanto, ao contrário do que se pensa, o gasto de energia do equipamento é muito baixo e não causa grande impacto na conta de energia no fim do mês, até porque ele é usado somente por um curto período de tempo e poucas vezes ao dia.

 

Altura Disponível

Outro ponto importante é que você deve verificar o espaço disponível para a instalação do triturador.

Existem trituradores com diferentes alturas e alguns necessitam de quase 40 centímetros de altura livre, então as especificações devem ser sempre verificadas para que você consiga alocar bem o motor e os canos necessários.

ATENÇÃO: para drenar corretamente e evitar acúmulo de água no triturador, a tubulação de esgoto que entra na parede deve estar mais baixa do que a saída de descarga do triturador.

 

 

Como instalar triturador de alimentos: materiais necessários

Apesar de ser de fácil instalação, recomenda-se a utilização de mão de obra qualificada, mas aqui mostramos o passo a passo para você acompanhar e garantir que sua instalação esteja correta.

Para começar, listamos aqui os materiais necessários:

 

    • Chave de grifo;
    • Chave de fenda;
    • Alicate;
    • Fita isolante;
    • Óculos de proteção;
    • Peças relacionadas ao triturador.

 

 Primeiro, desconecte o dreno da pia da seguinte maneira:
1. Com a chave de grifo, solte a porca na parte de cima do sifão.
2. Depois da remoção do sifão, ainda resta um trecho de tubulação conectado à válvula. Solte a porca na parte de cima deste trecho de tubulação e solte-o.
3. Solte a porca na base do flange da pia.
4. Empurre o flange da pia para cima por meio do orifício da pia e remova-o.
5. Limpe a área do flange da pia de qualquer pasta aderente de bombeiro ou outros detritos.
6. Se necessário, faça o alargamento do orifício da pia para aceitar o triturador.

2º Desmonte o conjunto de montagem do triturador conforme manual do equipamento.

3º Fixe o conjunto de montagem superior à pia conforme manual do equipamento.

4º Limpe a tubulação de esgoto da pia

A falta de limpeza da linha da tubulação de esgoto da pia pode causar o entupimento da tubulação. Então, remova o sifão e, com um arame resistente e flexível, limpe todo o material de detritos endurecido na tubulação de dreno horizontal, desde o sifão de dreno até o cano principal na parede.

Passo 5) Ligação com a máquina de lavar louça (se não estiver conectado a uma máquina de lavar louças, pule para o próximo passo)

A água retirada de uma máquina lava-louças pode ser drenada para o triturador por meio do acesso à entrada na parte de cima do triturador. Existe um bujão na parte interna do tubo de entrada em todos os modelos que, uma vez removido, não pode ser substituído. E é importante destacar que se a conexão da máquina de lavar-louça for feita sem a remoção do bujão, a máquina de lavar-louça pode transbordar.

Para remover o bujão, coloque o triturador no seu lado e insira a chave de fenda na entrada da máquina de lavar louça de modo que a ponta repouse na extremidade externa do bujão; bata na extremidade do punho da chave de fenda com um martelo até que o bujão moldado se solte; e remova o bujão solto dentro do triturador.

Passo 6) Conectar o triturador ao conjunto de montagem

Para começar, retire quaisquer objetos que estiverem no interior da câmara de trituração antes de montar o triturador na pia e siga os seguintes passos:
1. Antes de conectar o triturador ao conjunto de montagem, destaque a porção perfurada da etiqueta de especificação encontrada na base do triturador.
2. Posicione o triturador com as três guias de montagem alinhadas de maneira que deslizem sobre os trilhos de montagem.
3. Levante o triturador, insira a parte de cima no conjunto de apoio, e vire o anel de apoio inferior para a direita até que as guias de montagem travem-se sobre as protuberâncias nas ranhuras do anel. Assegure-se de que todas as três guias de montagem estejam travadas sobre as protuberâncias e, agora, o triturador se sustentará por si só.

É importante que o botão de reiniciar do motor esteja posicionado onde seja facilmente disponível e que este espaço se mantenha livre de qualquer objeto.

Passo 7) Fixar a etiqueta de especificação

Deve ser aplicada na parte frontal do triturador, pois esta etiqueta contém informações importantes que você necessitará conhecer na eventualidade de ser necessária manutenção.

Passo 8) Conectar a tubulação de descarga à rede de dreno do esgoto

Passo 9) Ligar o triturador à energia elétrica

A instalação elétrica deve ser feita cuidadosamente e tomando os seguintes cuidados:
– Para evitar o choque elétrico, a energia deve ser desligada antes da instalação ou da manutenção do triturador.
– Se não estiver totalmente familiarizado com a alimentação da energia elétrica, deve-se entrar em contato com um eletricista qualificado.
– Se for usada uma tomada de três pinos (aterrada), a tomada deve ser ligada em uma tomada de parede de três pinos, de terra (aterrada).
– A ligação imprópria do condutor terra do equipamento pode resultar em choque elétrico.
– Toda a fiação deve estar conforme com os códigos elétricos locais.
– Não ligue o fio de aterramento à canalização de suprimento de gás.
– Se o cabo de energia estiver danificado, deve ser trocado pelo fabricante, seu agente de manutenção ou pessoas qualificadas de forma similar para evitar um risco.

 

Como instalar triturador de alimentos: cuidados

Após instalado, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas com seu triturador. Um desses cuidados é a limpeza correta, para evitar que algumas partículas que ficam prejudiquem o sistema.

O método de limpeza mais comum é colocar frutas cítricas e gelo no triturador e ligá-lo, lembrando de deixar a água escorrendo até o fim da trituração. Esse processo deve ser feito a cada 45 dias mais ou menos.

Além disso, lembre-se de não tentar triturar materiais mais duros e resistentes, como ossos maiores, espigas de milho ou materiais fibrosos e gordurosos, bem como materiais não orgânicos como plástico, vidro e metal.

Algumas outras dicas são:

 

    • – Corte os materiais a serem triturados: quanto menor a dimensão, melhor;
    • – Deixe a água escorrer enquanto o triturador estiver ligado.

 

 

Conclusão

Agora você já sabe o que é necessário para instalar seu triturador. Não tem mais desculpa hahaha! Ficou alguma dúvida?

Deixe um comentário e veja mais em nosso Blog.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?