Skip to main content

De cara, pode parecer simples, mas muitas vezes pode ser difícil escolher torneiras para banheiro que se encaixem no que queremos. Um dos fatores que afeta sua decisão é a altura – e nisso entra a torneira bica alta e bica baixa.

E o que seria isso? Basicamente, a relação de altura entre a bica da torneira e a válvula de escoamento da cuba. Por isso que cubas também fazem parte da decisão entre a torneira bica baixa ou torneira bica alta para banheiro.

E como escolher? Prossiga com a leitura do artigo e confira conosco qual é a torneira ideal para seu banheiro!

 

Qual é a importância de escolher a torneira ideal?

O tempo em que a torneira para banheiro era apenas uma peça discreta no espaço já passou. Ela agora pode ser o destaque do ambiente.”

Antes de tudo, torneiras para banheiro não são iguais. Elas diferem em funcionalidades, benefícios e estética, podendo até mesmo ajudarem a economizar mais água, como as torneiras com sensor.

Por isso, os diferentes tipos de torneira para banheiro também ajudam na harmonização do espaço. Por exemplo, ela deve ter um ajuste perfeito com a cuba, de forma que haja espaço para lavagem de mãos.

 

 

Quais são os tipos de torneira para banheiro?

Além de altura, o que mais diferencia uma torneira? Estrutura e tipo de água oferecida. Nisso, há três tipos:

 

    • Torneira tradicional, que oferece água fria;
    • Misturador, que oferece água quente e fria em dois diferentes registros;
    • Monocomando, que oferece água quente e fria num único registro.

Além disso, há diferença em questão de onde é colocada a torneira, havendo quatro tipos de torneira para banheiro:

 

    • De bancada ou de mesa, que é o modelo mais tradicional;
    • Torneira de parede, muito utilizada para cubas de apoio, sendo ideal para banheiros pequenos;
    • De piso, que apresenta um design diferenciado e requer maior pressão de água;
    • Torneira de teto, a menos recomendada para tarefas cotidianas como lavar o rosto ou fazer a barba.

E em questão de altura? Aí entramos no principal ponto da escolha de torneira para banheiro.

 

O que é torneira bica alta e bica baixa?

Em questão de altura, existe a torneira de bica alta e bica baixa, que costumam ser escolhidas de acordo com a altura da cuba. Vamos entender mais os dois tipos!

 

Torneira bica alta para banheiro

Torneira bica alta para banheiro costuma ser usada para cubas acima da mesa, podendo ser centralizada ou não. Com isso, ela é instalada na mesa e não na cuba, como geralmente ocorre com a torneira bica baixa.

 

 

Torneira bica baixa para banheiro

Torneira bica baixa costuma ser usada para cubas embutidas ou semiembutidas na mesa. Ela pode ser instalada na mesa ou até mesmo na cuba, devido a sua altura menor, o que é ótimo para evitar possíveis respingos. Contudo, é necessário levar em conta a altura para dar espaço para lavagem das mãos.

 

 

Quando usar?

Dentre as cubas disponíveis no mercado, é possível encontrar 4 principais:

 

    • Cuba de apoio;
    • de sobrepor;
    • Cuba de embutir; e
    • de semi encaixe.

E para cada, qual é a torneira mais recomendada?

 

Qual torneira usar para cuba de apoio?

Uma cuba de apoio fica apenas apoiada sobre a bancada, bastando só ser fixada no lugar.
E qual torneira usar para cuba de apoio? Aqui, use de uma torneira bica alta para banheiro sem medo, no centro da cuba ou no canto.

 

 

Qual torneira usar para cuba de embutir?

As cubas de embutir são o modelo mais tradicional, que exige um recorte de tamanho correspondente na mesa. Para esse modelo, use da torneira bica baixa, de forma que não haja respingos em sua direção.

 

 

Qual torneira usar para cuba de sobrepor?

Parecida com o modelo de embutir, também requer corte na mesa com tamanho correspondente, mas a cuba é encaixada por cima. Nesse caso, utilize novamente da torneira bica baixa, instalando-a na borda da cuba.

 

 

Qual torneira usar para cuba de semi encaixe?

Mais rara, a cuba de semi encaixe é instalada em um corte na bancada, mas fica com a parte frontal projetada para fora da bancada. Novamente, a torneira bica baixa é a melhor opção, pois semi encaixe não difere muito da de sobrepor e de embutir.
Claro, exceto pelo visual, que é bem mais interessante que os outros.

 

 

Qual é a altura ideal da torneira para banheiro?

Ao escolher a torneira ideal para o banheiro, você deve se atentar para a altura entre a torneira e a cuba. Com isso, evita desconfortos como respingos ou pouco espaço para lavagem das mãos e de objetos.
Para evitar isso, você deve adotar duas alturas em específico:

 

    • De 10 a 15 cm entre a bica da torneira e a entrada da cuba. Com isso, há espaço suficiente para lavagem sem respingos;
    • 4 cm entre a entrada da cuba e o ralo.

É importante também que a saída de água seja direcionada para o ralo. Fora disso, é muito provável que a água respingará na bancada.

 

Qual é o melhor material para torneira de bica alta ou bica baixa?

Dentro do mercado de torneiras, é possível encontrar produtos com dois tipos de materiais: metal ou plástico ABS. Caso escolha metal, você pode encontrar materiais de:

 

    • Latão;
    • Liga de cobre;
    • Liga de zinco;
    • Aço inoxidável.

Dentre estes, o mais resistente é o de latão. Fora isso, o acabamento externo mais comum costuma ser o cromado, que se apresenta como o mais resistente ao desgaste.

Já o plástico ABS geralmente é de cor branca e apresenta o menor custo em relação ao metal. Contudo, não é esteticamente atraente e pode ser menos resistente.

[products-posts/]

 

Não esqueça de levar em conta o M.C.A. ao comprar uma torneira de bica alta

Uma dica para você é olhar qual é a indicação ideal de M.C.A da torneira bica alta escolhida.

Mas o que é M.C.A? Basicamente, é a sigla para Metros de Coluna de Água, ou seja, a relação entre altura do nível da água na caixa à torneira.

Observando essa indicação, você evita uma torneira que sai pouca água. Por exemplo, se for M.C.A 4, significa que é necessário 4 metros de altura entre caixa e torneira para ter vazão de água adequada.

 

Conclusão

Para escolher a torneira ideal ao seu banheiro, você deve levar em conta a estrutura do banheiro e a temperatura da água. Por fim, e isso é importante aqui, considere o tipo de cuba instalada no seu banheiro.

Ao escolher entre torneira bica alta e baixa, a altura entre cuba e bica é o ponto mais importante. Com uma boa decisão aqui, você não terá problemas com falta de espaço para lavagem ou respingos!

Aaaah, e mais uma coisa que queremos fazer é reconhecer todos os artistas. Então, se alguma dessas imagens é sua, entre em contato com a gente através do direct @livencasa ou por e-mail através de contato@livencasa.com. Procuramos bastante as fontes, mas em muitos casos não achamos 🙁

Veja mais em nosso Blog.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?