Skip to main content

“Tendências de decoração 2023” está entre as principais palavras chaves buscadas neste momento, afinal, “ano novo, vida nova, casa nova”, não é mesmo?

Sim. O começo de um novo ano abre as esperanças para a renovação e, com isso, abre espaço para a vontade de transformar o que não agrada mais. Muita gente opta por mudar a alimentação, o cabelo, a organização das finanças e muita gente quer mudar a casa.

Por isso, neste artigo você encontrará quais são as principais tendências de decoração e arquitetura para 2023 e estará pronto para começar a planejar sua reforma.

 

Tendências de decoração para 2023

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

 

Para 2023, a palavra-chave é conforto. Isso se reflete em aspectos mais diretos como (peças que levam conforto) ou em aspectos mais indiretos (formas e materiais que remetem ao conforto e agora vamos te ajudar a entender melhor como fazer um ambiente confortável, moderno e agradável. Confira!

 

Bem-estar

 

Em primeiro lugar, é interessante observar o aumento das buscas sobre coisas e atividades que visam o bem-estar e isso se refletirá também nos espaços em 2023.

A busca pela saúde, ar mais limpo e contato com a natureza viram prioridade na concepção dos ambientes. Percebemos isso na arquitetura dos novos projetos e no desenvolvimento da tecnologia em produtos.

Para levar isto para sua casa, você pode, por exemplo, adquirir a torneira Docol Ozônio, que elimina até 99% das bactérias dos objetos e tira até 75% dos agrotóxicos dos alimentos em 30 segundos. Pode também apostar nas caixas acopladas higienizadoras da Deca, que possui um compartimento exclusivo para receber pastilhas higienizadoras, garantindo mais higiene e conforto no seu uso.

Outros exemplos interessantes são os chuveiros mais modernos estarem em alta – para banhos relaxantes – e cozinhas equipadas estão sendo buscadas para levar conforto e praticidade para as rotinas e aumentar o bem-estar.

Além disso, as plantas invadem os espaços internos, proporcionando um maior contato com a natureza e melhorando a qualidade do ar do ambiente. Por isso, a criação de áreas de descompressão, jardins verticais e a utilização de folhagens grandes e complexas são fortes tendências para 2023.

Juntamente com as plantas temos a aplicação das texturas de madeira, palha e linho, que tornam os espaços aconchegantes e que transmitem a sensação de paz

 

Ambientes integrados

 

Uma tendência que vem de 2022 para 2023 é a integração dos espaços. Será ainda mais comum ver, por exemplo, a união entre sala de estar e jantar, ou de sala de estar ou jantar e varanda, bem como a união entre quarto e home office ou sala e home office.

Inclusive, na união entre a sala de estar e jantar uma grande tendência é o uso de bancadas e ilhas, fazendo com que o ambiente permita uma maior conexão entre a família ou amigos.

 

Iluminação

 

Ainda seguindo a ideia do conforto e aconchego, a iluminação vem como um destaque na decoração de 2023. As janelas são extremamente utilizadas e podem ser o principal ponto de destaque do ambiente.

Caso não seja possível instalar janelas, utilize iluminação artificial bem estruturada para alcançar o resultado pretendido – aqui recomendamos sempre que se procure auxílio de um profissional especializado, já que um jogo de luzes bem feito é a melhor aposta para quem quer trazer conforto com um ar de elegância para um cômodo.

 

Curvas são tendências de decoração para 2023

 

As curvas, ou formas orgânicas, são destaque nos projetos de interiores em 2023. Neste ano, as peças vêm em formatos mais arredondados, remetendo às formas da natureza.

Dentre essas peças, os sofás curvos ganham espaço nas salas, trazendo um visual despojado. Outra opção mais acessível é a utilização dessas formas em espelhos, tapetes e artigos de decoração.

 

Cor do ano 2023

 

Todos os anos, a cor do ano é escolhida após uma análise de tendências, em que os especialistas buscam entender o que está acontecendo no mundo em vários setores, desde a moda até a indústria cinematográfica.

Em 2023, a cor do ano definida pela Pantone é a Viva Magenta 18-1750, que é um tom de rosa forte, alegre e pulsante.

O que afirmamos anteriormente sobre a conexão com a natureza é refletido pela fala da Leatrice Eiseman, Diretora Executiva, Pantone Color Institute:

“Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Enraizado no que é primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior.”

Use esta cor em qualquer ambiente da sua casa ou estabelecimento. Combine-a com outros tons neutros e use-a como um tom de destaque.

Você pode pintar a parede atrás do sofá com essa cor, substituir sua roupa de cama ou comprar utensílios para cozinha com esse tom.

No vídeo abaixo, mostramos mais tendências de decoração para 2023. Acompanhe:

Use e abuse da criatividade e comece o ano com o pé direito!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?