Skip to main content

As Torneiras Gourmet são o sonho de muita gente. Elas são aquelas que possuem design mais sofisticado que as torneiras convencionais, sendo inspiradas nas cozinhas industriais, e vem principalmente para suprir necessidades de flexibilidade e resistência.

Você quer uma dessas, mas não faz ideia de como escolher? Esse post é pra você!

No texto de hoje vamos te mostrar como escolher a torneira gourmet ideal para você em 8 passos.

 

Vantagens das Torneiras Gourmet

Para começar, vamos falar de duas vantagens básicas que tornam as torneiras gourmet tão atrativas.

Primeiramente, precisamos falar da beleza das torneiras gourmet, né?

As torneiras gourmet possuem designs chamativos, contemporâneos e elegantes.

 

Fonte: Liven Casa

Elas são aqueles itens que dificilmente quem entrar na sua cozinha ou área gourmet não vai comentar, pois ela possui uma imponência única.

O segundo ponto que trazemos aqui como vantagem é sua flexibilidade. Como já destacamos, essas torneiras são inspiradas nas cozinhas industriais, então elas possuem um formato que garante a funcionalidade. Elas giram sobre o seu eixo e possuem bicos articulados, capazes de direcionar o fluxo de água, e isso é demais!

O fato delas serem flexíveis facilita o trabalho e a limpeza da bancada após o fim das atividades. Além disso, esse atributo permite a utilização de cubas múltiplas, que ainda são um plus no seu ambiente.

Pronto, se você ainda não fazia ideia do que era uma torneira gourmet, agora você está inteirado. Se você já estava decidido por uma dessas, vamos agora aos pontos importantes a serem levados em consideração na escolha.

 

Mecanismo de abertura das Torneiras Gourmet

Vamos começar falando sobre o mecanismo de abertura. Lembre-se que todos os dias sua torneira será acionada dezenas de vezes, então levar em consideração o sistema de abertura é fundamental, não só por questão de conforto, mas por questão de durabilidade também.

Existem diversos fornecedores e linhas de produto, e cada marca e modelo tem seu mecanismo de abertura, o que chamamos de acabamento.

Atualmente o modelo ¼ de volta é o mais utilizado, pela praticidade e facilidade de uso. Na prática você não precisa girar tantas vezes o registro sobre o eixo para abrir ou fechar; por ser ¼ de volta só precisa de 90 graus de giro para sua completa abertura ou fechamento, é por isso que o desgaste do reparo é menor, aumentando a durabilidade das peças.

 

 

Pressão da Água

Outro ponto básico que você deve saber é a pressão da água no seu ponto de instalação.

Alguns modelos necessitam de pressão de água maior para funcionamento efetivo. Geralmente quem mora em apartamento não precisa se preocupar, mas não custa observar o MCA (Metros de Coluna de Água) na descrição do produto, que é a distância entre a caixa d’água e saída de água onde o produto será instalado. Isso é importante para não comprar um item incompatível com a pressão de água existente e correr o risco da torneira não funcionar bem e sair um fiapo de água!

Então, antes de escolher sua torneira, informe-se sobre a pressão da água no seu espaço.

 

Local de instalação das Torneiras Gourmet

E falando em local de instalação, esse é outro fator a ser considerado.

As torneiras gourmet são instaladas em sua grande maioria na própria bancada. No entanto, é possível encontrar alguns modelos de instalação na parede.

E como decidir?

A escolha entre a torneira de bancada e torneira de parede depende basicamente do estilo de decoração e do tamanho da bancada.

Por exemplo, se sua cozinha é menor, o ideal é optar por torneira de parede, porque assim você otimiza o espaço da bancada. E essa é uma vantagem. A desvantagem seria que a instalação da torneira de parede é um pouco mais complicada.

Outro ponto a se considerar é o encanamento. Aqui você tem duas opções: ou o  encanamento existente influenciará a decisão ou o novo encanamento deve ser instalado de acordo com o tipo de torneira escolhida. Mas tenha em mente que um influencia o outro de qualquer maneira.

 

[products-posts/]

 

Materiais e cores

Agora falando sobre materiais e cores. A maior parte das torneiras gourmet são encontradas em materiais metálicos, o que permite sua maior durabilidade.

O acabamento externo mais comum é o cromado, mas estão cada vez mais em alta os acabamentos em preto, dourado e rosé. Essas peças podem ser encontradas em sua versão polida (aquela que brilha mais, sabe?!) ou fosca!

Na hora de escolher sua torneira gourmet, entenda quais outros metais você tem no seu ambiente. Além de casar com o ambiente, os metais devem casar entre si para garantir o visual perfeito da sua cozinha ou área gourmet.

 

 

Outras funcionalidades

Agora que você já sabe do básico de como escolher sua torneira gourmet, ainda queremos falar sobre outras funcionalidades e questões super interessantes para você considerar.

 

Arejadores

Bom, uma super dica é optar por modelos que possuem arejadores.

O arejador é uma peça que fica na bica da torneira onde sai a água e adiciona ar ao jato, gerando uma economia de até 50% no consumo de água.

 

Filtro

Outra sugestão é considerar torneiras gourmet com filtro.

Essas torneiras possuem filtros que podem ser substituídos quando necessário. Nelas a água já sai filtrada e pode ser utilizada para consumo direto e também na higienização de alimentos.

Além dos benefícios da água filtrada, temos a vantagem do filtro ficar escondido embaixo da bancada, trazendo à cozinha um visual mais clean.

Muito bom, né?

 

Marcas

Todas essas dicas já foram incríveis, mas quer um conselho? Opte por uma marca forte no mercado e que possui assistência técnica e peças de reposição para uma eventual manutenção por desgaste.

Acredite, isso fará toda a diferença.

 

 

Torneiras Gourmet ou Misturadores Goumet?

Aaah, esse tópico é super importante.

Você deve escolher entre torneira, misturador e monocomando. Não sabe o que significa cada palavra?

De maneira bem simples: a torneira oferece apenas água fria, enquanto os monocomandos e misturadores oferecem tanto água quente quanto água fria.

 

 

Conclusão

Agora ficou fácil escolher sua torneira gourmet, né?

Qualquer dúvida que tenha ficado, deixa aí pra gente nos comentários, que vai ser um prazer responder.

Aaaah, e no nosso Canal temos um vídeo sobre as 3 torneiras gourmet mais vendidas aqui na Liven Casa. Acho que isso pode te ajudar também na sua escolha!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?