Skip to main content

Os pisos para casa são uma seção da decoração que sempre está baseada em tendências que se repetem. Se observarmos os tipos de pisos disponíveis no mercado hoje em dia, nos daremos conta de que muitos padrões hoje utilizados podiam ser vistos na Grécia antiga e/ou na Roma dos tempos de Cristo.

Contudo, assim como todos os elementos que compõem a arquitetura moderna, os pisos tornaram-se tecnológicos, extremamente sofisticados e adaptáveis a qualquer tipo de ambiente.

A adaptação dos pisos aos ambientes, em especial, se dá pela variedade disponível no mercado atualmente, mas também pela perspicácia dos profissionais responsáveis pela decoração de um ambiente.

 

A decoração com pisos promete e, por isso, trouxemos neste artigo um guia completo que mostra os principais tipos de pisos para casa da atualidade e as melhores dicas de como escolher o piso certo para a sua casa.

Confira!

 

Tipos de pisos

 

Fonte: Pinterest

O “barato” na escolha de pisos para casa é poder escolher o piso juntamente com outros elementos da decoração do local, como móveis, revestimentos, tintas e acessórios.

Nesta hora, vale ter em mente o entendimento sobre qual tipo de piso pode ser utilizado naquele ambiente, ou qual modelo mais combina com a proposta a ser implementada.

Pisos em madeira ou vinílicos, por exemplo, podem até combinar com áreas molhadas, mas tornam-se disfuncionais e não são recomendados por causa da umidade. Já os chamados pisos frios, feitos em cerâmica, combinam com praticamente todo tipo de ambiente.

 

Entretanto, enquanto os pisos de madeira e vinílicos possuem uma única característica visual, que são os tons amadeirados, os pisos frios como os porcelanatos, podem “imitar” qualquer tipo de material existente.

No final das contas, o que vai contar de fato é o grafismo do piso e o tipo de material que ele representa. Para ilustrar melhor isso, trouxemos quatro tipos gráficos de pisos bastante utilizados e que com certeza figuram entre os preferidos para a decoração com pisos em 2022.

Você confere logo abaixo!

 

Madeiras branqueadas

 

Fonte: Pinterest

Os pisos para casa que levam a tonalidade de madeiras branqueadas são os preferidos por muitas pessoas. Com o passar do tempo, esse grafismo ganhou cada vez mais apelo nos planos de decoração.

Esse tipo de piso pode ser imitado por pisos frios, mas o mais comum é que sejam encontrados em madeira ou em vinil. A sua aparência remete a pisos de madeira velhos, castigados pelo tempo e pelas intempéries, muito comuns em cabanas antigas, por exemplo.

Se feitos em madeira ou vinil, só podem ser aplicados em áreas secas e/ou em decks, que são tratados e protegidos com materiais específicos.

 

Rústicos

 

Fonte: Pinterest

Figurando como um dos tipos de piso mais comuns da história da humanidade, os pisos rústicos não poderiam deixar de fazer parte dessa lista que aponta quatro das principais tendências na decoração com pisos.

Desde a antiguidade as pessoas utilizavam peças de madeira sem finalização estética para fazer os pisos das suas casas. A tendência chegou ao novo mundo quando os imigrantes americanos construíram as primeiras cabanas no que hoje conhecemos como Estados Unidos da América.

Hoje em dia, os fabricantes usam técnicas refinadas para envelhecer a madeira e prepará-la para ser aplicada. Os pisos para casa em madeira rústica podem ser aplicados até mesmo em áreas molhadas, uma vez que sejam tratados corretamente. Porém, a sua aplicação mais usual é em áreas secas de quartos, salas e escritórios, por exemplo.

 

Padronizados

 

Fonte: Pinterest

Os chamados pisos para casa padronizados são, basicamente, pequenos blocos de madeira ou cerâmica que são enfileirados para formar padrões elegantes no chão.

Assim como os pisos de madeira rústica, esse tipo de piso é bastante antigo e na maioria das vezes é feito de madeira. Inclusive, na antiguidade os pisos padronizados eram, assim como hoje em dia, considerados obras de arte inestimáveis.

Por terem uma pegada ainda mais decorativa, esses pisos devem ser aplicados em áreas comuns ou abertas ao público. Escolhendo essa opção para decoração com pisos em 2022 o usuário estará aderindo a uma tendência que apesar de ser antiga, tem um tom de sofisticação e modernidade.

 

Cores naturais de madeira

 

Fonte: Biancogres

No Brasil, em especial, surgiram muitas opções de pisos para casa em tons amadeirados no geral nos últimos anos. Por causa desse aumento exponencial, muitos tipos de tons de madeira foram trazidos e reforçaram a máxima de que nada é mais bonito que o tom natural da madeira.

Esse grafismo, que pode ser encontrado em madeira de verdade, vinil ou cerâmica, por exemplo, traz as linhas naturais de determinado tipo de madeira, com seus veios e ranhuras naturais.

A aplicação ideal para esse tipo de piso deve levar em consideração o seu material de origem, mas o grafismo em si combina muito com áreas comuns e áreas externas, para dar aquele charme de cabana de interior.

[products-posts/]

 

Qual cor escolher para a minha casa?

A escolha do melhor conjunto de decoração com pisos em 2022 deve levar em consideração as características de cada casa e do ambiente onde o piso irá repousar.

Por isso, para escolher o melhor piso para a sua casa, tenha em mente os móveis que irá usar, as cores que mais gosta e o tipo de decoração que pretende implementar, por exemplo. Sem harmonizar esses fatores o seu piso ficará deslocado na decoração, seja ele qual for.

 

Modelos que combinam com determinados ambientes da casa

 

Fonte: Pinterest

Na saga da escolha entre os melhores pisos para casa um dos pontos chaves é entender para que tipo de ambiente determinados pisos foram feitos.

Pisos com grafismo em madeira, por exemplo, sejam eles naturais ou não, remontam ao piso de residências rústicas, interioranas e aconchegantes. Por isso, uma casa que vá comportá-los precisa seguir esse tipo de tendência em todos os outros aspectos da decoração.

No vídeo abaixo, nós explicamos tudo o que você precisa saber para escolher o melhor piso. Confira:

 

Onde posso comprar os melhores pisos? 

Para comprar os melhores produtos e montar uma decoração com pisos assertiva, não se esqueça da Liven Casa.

A loja possui pisos das melhores marcas, com a melhor qualidade e em uma variedade que provoca inveja nos concorrentes e empolgação nos consumidores.

A loja possui pisos das melhores marcas, com a melhor qualidade e em uma variedade que provoca inveja nos concorrentes e empolgação nos consumidores.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?