Skip to main content

O chuveiro é uma daquelas invenções que nos leva a refletir como era a vida das pessoas antes do seu surgimento e por isso hoje queremos te falar tudo o que você precisa saber sobre chuveiros.

Acredita-se que esse acessório indispensável para uma boa higiene pessoal tenha sido uma “invenção” de povos antigos, como os antigos egípcios e gregos, pois chuveiros rudimentares foram encontrados em sítios localizados em áreas onde ficavam essas civilizações.

De toda forma, pelo menos a modernização e expansão do uso do chuveiro se deu na modernidade, onde a busca por uma melhor higiene se tornou uma praxe.

Nesse artigo você vai ficar sabendo tudo sobre chuveiros, incluindo os seus tipos, as melhores marcas desse equipamento e um tutorial de dicas para escolher o melhor chuveiro na hora de comprar um.

Continue lendo!

Qual a diferença entre ducha e chuveiro?

Muitas pessoas se perguntam se há diferença entre ducha e chuveiro, e com razão, pois existem sim diferenças entre os dois equipamentos e elas são relativamente significativas.

Apesar de terem semelhanças estéticas, e por isso as pessoas os confundem, o chuveiro e a ducha possuem funcionalidades um pouco diferentes.

O chuveiro, que geralmente é elétrico, é mais “gordinho” e robusto. Além disso, o equipamento possui uma espécie de sistema de pressão próprio que dá vazão e temperatura à água autonomamente.

Ou seja, o chuveiro é mais tecnológico e, por isso, muitas pessoas chamam o equipamento de “chuveiro elétrico”.

Já as duchas são equipamentos bem menos sofisticados. A ducha é, basicamente, uma bica ou espalhador de água. São mais finos e possuem na maioria das vezes um formato redondo ou quadrado achatado.

Na ducha, a água que vem do reservatório do banheiro, por exemplo, apenas passa pelo equipamento.

Na maioria dos modelos de ducha, a temperatura da água é a ambiente e a pressão depende da encanação, e não do equipamento, como no caso do chuveiro.

Quais são os tipos de chuveiros?

Seguindo a nossa caminhada que vai levar você a saber tudo sobre chuveiros, entenda agora quais são os principais tipos de chuveiro. Confira logo abaixo!

Chuveiro elétrico comum

Todos hão de convir que antes de saber como escolher chuveiro elétrico, é preciso saber o que é um.

O chuveiro elétrico comum é um dos mais famosos, por conta da sua praticidade.

Esse equipamento é nada mais que um chuveiro convencional, ligado a uma resistência que é alimentada por eletricidade, oferecendo controle de temperatura da água.

No chuveiro elétrico comum, é possível ter água quente, morna e fria. Porém, o equipamento vem sendo rejeitado devido ao aumento que provoca na conta de luz.

Chuveiro eletrônico

Sendo considerado o sucessor do chuveiro elétrico, o chuveiro eletrônico é um equipamento muito sofisticado.

Esse tipo de chuveiro possui uma espécie de sistema autônomo que regula a temperatura da água conforme o clima e programas pré-selecionados.

Com isso, não desperdiça energia elétrica, como o chuveiro elétrico, nem produz incômodos com temperaturas altas ou baixas demais.

Entretanto, os altos preços cobrados pelo equipamento em lojas especializadas repelem um pouco os consumidores.

Chuveiro híbrido

O chuveiro híbrido ganha esse nome por funcionar tanto por energia elétrica convencional, como por energia solar.

A sua aparência e modo de funcionamento são idênticos aos vistos no chuveiro elétrico tradicional, com a diferença de que pode ser mais econômico quando conectado à energia solar.

Chuveiro a gás

O chuveiro a gás tem, como o nome já diz, um sistema que aquece a água com o uso de gás natural.

Utiliza-se muito este modelo em condomínios e locais onde existem instalações de gás embutidas, porém não é o mais indicado, pois desperdiça muita água.

Acontece que, para esquentar a água, é necessário ligar o chuveiro e, enquanto a água cai, o gás que também deve estar ligado a esquenta.

Com isso, há um enorme desperdício do recurso natural a cada vez que alguém vai tomar banho.

Chuveiro pressurizado

O chuveiro pressurizado é muito comum em prédios ou residências que ficam em regiões montanhosas, pois possui um pressurizador que compensa a falta de pressão da água em locais mais altos.

Entretanto, esse modelo que é uma espécie de híbrido de ducha com chuveiro, na verdade não é tão recomendado, visto que a bomba de pressão que o equipamento utiliza gasta muita eletricidade.

Chuveiro termostático

O chuveiro termostático é uma espécie de chuveiro elétrico moderno e sofisticado, possuindo uma válvula termostática que, por sua vez, mistura perfeitamente a água quente e a água fria.

Esse tipo de chuveiro é muito usado na Europa e nos Estados Unidos, pois considera-se uma opção mais econômica do que os chuveiros elétricos convencionais. Além disso, promove conforto, já que impede que mudanças de temperatura da água ocorram durante o banho.

Chuveiro digital

chuveiros

Um chuveiro digital é um tipo de chuveiro que possui um painel eletrônico para controlar sua temperatura e outras configurações.

Em vez de usar válvulas tradicionais para ajustar a temperatura da água, o chuveiro digital permite que o usuário selecione a temperatura desejada por meio de um display digital.

Esse tipo de chuveiro geralmente possui botões ou uma interface de toque que permite aos usuários ajustarem a temperatura da água de forma precisa, escolherem o tipo de jato, a intensidade do fluxo e até mesmo programar diferentes perfis de banho.

O painel digital exibe informações como a temperatura atual da água, o tempo de uso e, em alguns modelos mais avançados, pode até mesmo ter recursos de conectividade com smartphones ou assistentes de voz.

Além do controle preciso da temperatura, os chuveiros digitais também podem oferecer recursos de economia de água e energia.

Alguns modelos possuem sensores que ativam o fluxo de água apenas quando há alguém sob o chuveiro, reduzindo o desperdício. Além disso, é possível programar o tempo de duração do banho, ajudando a controlar o consumo de água.

Chuveiro multitemperatura

O termo “chuveiro multitemperatura” serve para designar todo e qualquer chuveiro ou duchas elétricas que possuam reguladores manuais de temperatura.

A expressão veio para diferenciar esses chuveiros dos chuveiros eletrônicos que fazem a transição entre temperaturas de forma automática.

Qual o tipo de chuveiro mais econômico?

Para responder essa pergunta, o consumidor em questão precisa definir que tipo de chuveiro deseja adquirir.

No caso de chuveiros que oferecem regulagem de pressão e temperatura de água autônoma, provavelmente os eletrônicos, digitais e híbridos sejam os chuveiros mais econômicos no quesito desperdício de água e energia, apesar de existirem modelos que custam caro nessas categorias.

Porém, os modelos mais simples de chuveiro, aqueles que são chamados de “bicas” são, sem dúvida alguma, os que custam mais barato e que economizam mais água e eletricidade, pois não a usam.

Melhores marcas de chuveiro

Agora que você já sabe como funciona cada tipo de chuveiro, prepare-se para conhecer um pouco mais sobre as principais marcas que oferecem o equipamento.

Deca

Fundada em 1947, a Deca é uma das maiores empresas no ramo de equipamentos sanitários do Brasil e do mundo.

A marca dispõe de inúmeros modelos de chuveiros e diferentes tipos de duchas em metal, plástico e outros materiais.

As linhas de chuveiros e duchas da Deca compreendem todos os públicos, bolsos e necessidades, contendo chuveiros sofisticados e caros, baratos e simples e em todas as tecnologias que o equipamento pode ter.

Lorenzetti

A Lorenzetti é mais uma empresa brasileira fundada no século 20 e também considerada como a pioneira dos chuveiros no Brasil, sendo a expressão “chuveiro Lorenzetti” um marco desse segmento.

A vastidão de modelos de chuveiros e duchas que a marca oferece é realmente impressionante. Inclusive, estima-se que cinco em cada oito residências no Brasil, possuem ou já possuíram chuveiros Lorenzetti.

As famosas duchas “gordinhas” são praticamente um conceito da marca, que também dispõe de chuveiros simples e mais acessíveis, além de caros modelos tecnológicos e sofisticados.

Hydra

A Hydra também é uma empresa brasileira e foi fundada em 1932. Já em 1965 foi comprada pela Deca que, posteriormente, foi adquirida pela Duratex. Com isso, hoje a Hydra e a Deca fazem parte do mesmo conglomerado econômico.

A linha de chuveiros e duchas da Hydra é consideravelmente mais acessível que de outras marcas. Entretanto, isso não afeta a diversidade e qualidade dos equipamentos da marca, que também possui opções para todos os gostos e bolsos.

Docol

Em meados de 1956 surgia, no interior de Santa Catarina, a Docol, uma empresa que também é referência no ramo de louças sanitárias e equipamentos para banheiro no Brasil.

Os modelos de chuveiro mais famosos da Docol são os de parede com um acabamento cromado. A marca investe muito na qualidade dos seus equipamentos e oferece diversidade, adequação e preços acessíveis

Perflex

A Perflex é uma empresa relativamente jovem, tendo sido fundada em 1979. O propósito inicial dos idealizadores da marca foi o de criar uma empresa que fornecesse apenas flexíveis e sifões, para tubos e conexões. Porém, como vemos, a marca avançou para mais além.

Hoje a marca conta com uma completa linha de chuveiros que atende a todos os gostos e necessidades.

Acessórios para chuveiro

Na hora de escolher um chuveiro, alguns acessórios também podem entrar na conta, a fim de melhorar ainda mais a atuação do equipamento.

Confira quais são os dois principais acessórios para chuveiros e duchas!

Ducha higiênica

A ducha higiênica é um dos equipamentos que mais tem ganhado a atenção dos consumidores nos últimos tempos.

Também conhecido como “chuveirinho”, esse equipamento nada mais é que uma pequena mangueira com um “mini chuveiro” na ponta, de onde saem jatos de água pressurizados. Essas características do produto o fazem ideal para a higiene íntima, principalmente para as mulheres.

A ducha higiênica pode ser acoplada ao chuveiro, ou ao vaso sanitário. Inclusive, existem alguns modelos de chuveiro que já possuem duchas higiênicas acopladas, enquanto outros vêm com um acoplador embutido, para o caso de o consumidor decidir comprar um chuveirinho posteriormente.

 

Acabamento de registro

É comum que as pessoas queiram trocar algumas peças e detalhes do banheiro para dar um charme especial ao local. Para reforçar essa prática, existem variados modelos dos famosos registros de chuveiro, que nada mais são que a válvula por onde se controla a queda da água.

Todas as marcas que trabalham com louças sanitárias, acessórios de banheiro e modelos de chuveiros, também disponibilizam acabamentos para registros.

 

Eles podem ser encontrados em materiais como louça, plástico e metais, e também em diversas cores e modelos diferentes.

Dicas de como escolher o seu chuveiro

Por fim, agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de chuveiros, marcas e acessórios do equipamento, está na hora de receber algumas dicas para a hora de comprar um para o seu banheiro.

 1. Defina que tipo de chuveiro você quer usar

O primeiro passo a ser dado antes de se comprar um chuveiro, é óbvio: a escolha do tipo de chuveiro que você quer.

Para ajudar na escolha, observe os seguintes pontos:

      • As suas necessidades;


      • O custo-benefício oferecido por marcas e modelos;


      • O preço;


      • A disponibilidade;


    • Dentre outras.

Além disso, é sempre importante frisar que a maioria dos chuveiros e duchas disponíveis no mercado hoje usam eletricidade e, por isso, se vier a escolher um chuveiro elétrico, pesquise sobre o modelo na internet e veja avaliações de outros usuários, a fim de saber se é econômico.

2. Confira a voltagem

A voltagem das tomadas nas residências brasileiras são, basicamente, essas três: 110W, 220W e 127W. Logo, antes de comprar um chuveiro, observe se a voltagem dele é compatível com a da sua região, se ele for elétrico.

Contudo, é também importante observar as informações que dão conta do funcionamento dos circuitos internos do equipamento, pois elas podem dizer muito sobre a economia de energia daquele modelo.

 

3. Analise as melhores marcas

Antes de sair para comprar o seu chuveiro, dedique alguns minutos a uma pesquisa apurada sobre quais as melhores marcas disponíveis no mercado. Inclusive, aqui no nosso artigo, você já leu uma lista com as melhores marcas de chuveiro.

Essa pesquisa é importante para evitar transtornos. Afinal, na internet podem ser achados comentários e feedbacks sobre praticamente qualquer marca e qualquer produto.

Quando estiver pesquisando sobre a marca do seu próximo chuveiro, analise os seguintes pontos:

      • Avaliações de outros usuários sobre a marca e sobre determinado modelo de chuveiro ou ducha;


      • Preços ofertados;


      • Garantia;


      • Suporte oferecido ao cliente no pós venda;


    • Qualidade dos produtos da marca.

 

4. Observe a pressão da água

Um dos fatores que mais geram reclamação de quem compra um chuveiro novo é o quesito pressão da água, que é calculada e apresentada pela sigla M.C.A (Metro Cúbico de Água). Quanto maior o M.C.A., maior a pressão do chuveiro ou tubulação.

Para desmistificar esse problema, observe dois pontos: se o chuveiro possui em si próprio uma regulagem de pressão e/ou se a tubulação de água da sua residência oferece pressão suficiente.

Existem modelos de chuveiros e duchas elétricas que possuem neles próprios mecanismos que regulam a pressão da água, sendo autônomos nesse sentido. Porém, em modelos de chuveiros mais simples, a pressão obtida é proveniente unicamente da tubulação que vem da caixa d’água.

Cuidado: o barato pode sair caro

Por fim, um conselho: não vale a pena economizar na hora de comprar certos equipamentos, e o chuveiro é um deles.

Investir em um bom chuveiro, que não precisa necessariamente ser o mais caro, é um mandamento para aquelas pessoas que valorizam o seu próprio conforto e da sua família.

Apesar de ser uma peça de fácil substituição, um chuveiro de má qualidade pode causar muitos transtornos. Portanto, quando for comprar um chuveiro, analise todas as nossas dicas e jamais, em hipótese alguma, escolha o pior e mais mal avaliado dos modelos só porque ele custa menos que os outros.

Agora você já sabe tudo sobre chuveiros e pode escolher o seu novo equipamento de banho.

Encontre o chuveiro perfeito na Liven Casa!

Está procurando pelo chuveiro ideal para tornar seus banhos mais relaxantes?

Na Liven Casa, temos uma seleção incrível de chuveiros de alta qualidade para atender às suas necessidades e preferências.

Descubra a combinação perfeita de estilo, funcionalidade e tecnologia em nosso catálogo diversificado. Com opções que vão desde chuveiros digitais com controle de temperatura preciso até chuveiros com diferentes tipos de jatos e efeitos de massagem, temos o chuveiro dos seus sonhos.

Nossa equipe de atendimento está pronta para ajudar a encontrar o chuveiro perfeito para você. Com orientação e atendimento personalizados, podemos entender suas preferências e recomendar o chuveiro que atenda às suas expectativas de conforto, design e economia de água.

Além disso, na Liven Casa, valorizamos a qualidade e oferecemos produtos de marcas renomadas e confiáveis, garantindo a durabilidade e o desempenho excepcionais do seu chuveiro.

Não espere mais para transformar seus banhos em momentos de puro prazer e relaxamento. Visite nossa loja online ou entre em contato conosco hoje mesmo e encontre o chuveiro perfeito na Liven Casa. Sua experiência de banho nunca mais será a mesma!

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?