Skip to main content

Recentemente, um casal de clientes me procurou para fazer o projeto de reforma de sua casa e na nossa primeira reunião um dos ambientes mais citados por eles foi a varanda gourmet. Eles queriam um espaço para reunir a família e também amigos, já que gostavam de ter a casa sempre cheia. No entanto, eles tinham um receito de ter pouco espaço para executar esse sonho.

Para solucionar essa questão desenvolvemos um projeto integrando a cozinha e a área gourmet. Essa integração permitiu que alguns itens pudessem ser compartilhados pelos dois ambientes, como a geladeira e o fogão.

Além disso, ela possibilitou também a instalação de uma pia pequena na área gourmet, apenas para apoio à churrasqueira, ocupando o mínimo de espaço possível, afinal, não tinha tanto espaço de bancada.

O fato do ambiente ser pequeno não prejudicou o funcionamento da varanda gourmet, permitindo assim que ela cumpra seu papel e ainda seja convidativa e aconchegante.

Baseada nessa experiência, hoje te trouxe este post.

Então, se você gosta de abrir as portas da sua casa para receber a família e os amigos, curte fazer um churrasquinho ou aquela comida especial no fim de semana, apreciando uma boa música e aproveitando o momento, e quer construir ou reformar a varanda gourmet, ou apenas dar um up para que ela seja inesquecível para seus convidados, este post é pra você.

Vamos lá?

 

Varanda gourmet em apartamento

Com o número crescente de construção de prédios, o número de apartamentos com varandas gourmet também cresceram.

O fato é: independente do tamanho da sua varanda, é necessário lembrar que as reformas normalmente precisam ser autorizadas pelo condomínio, e que é comum existirem restrições como a troca do revestimento das paredes ou o fechamento da varanda com cortina de vidro. 

 

Varanda gourmet em casa

Na hora de projetar a varanda, quem mora em casa tem a vantagem de, em muitos casos, ter maior liberdade de execução.

Além disso, comumente casas possuem espaços maiores, permitindo que seja executada uma varanda gourmet com maior facilidade e comodidade.

A integração com o jardim é sempre bem-vinda, pois permite receber mais pessoas e ter atividades em conjunto, como curtir a piscina enquanto a carne ainda está assando. Uma boa opção é deixar essa área próxima à cozinha para que esta sirva de apoio.

 

Varanda gourmet pequena

3 dicas para decorar varanda gourmet pequena:

 

    1. Móveis e churrasqueira pequena: no mercado existem churrasqueiras que ocupam menos espaço e podem ser combinadas com móveis planejados. As peças menores se encaixam ao seu espaço e permitem uma grande flexibilidade de usos, aproveitando cada centímetro.
    2. Mobiliário móvel ou com dupla função: otimizar o espaço é necessário em ambientes pequenos, então utilize mesa ou balcão móvel, bancos dobráveis e mobiliário versátil, útil no dia a dia e também no churrasco do fim de semana.
    3. Aproveite o espaço aéreo: utilize as paredes (claro, se o condomínio permitir) para colocar armários, prateleiras, pendurar os bancos quando dobrados e até mesmo fazer uma hortinha.

 

Varanda gourmet média ou grande

Sua varanda gourmet tem um tamanho maior e você não sabe como decorar? Pois aqui vão 5 dicas para essa missão:

 

    1. Invista nas bancadas: ter um bom espaço de bancada te deixará mais livre para trabalhar sobre elas, permitindo apoiar mais coisas ao mesmo tempo.
    2. Tenha uma ilha: essa dica é para aqueles que, assim como eu, amam ter esse elemento em casa. Além de funcional, as ilhas costumam deixar o ambiente mais sofisticado e contemporâneo. Nela você pode instalar o fogão ou a pia, colocar uma bancada com banquetas e abusar na escolha da torneira, além de colocar armários. Para ficar ainda mais charmosa, você pode instalar pendentes sobre ela.
    3. Espaço para sentar: este pode ser uma grande mesa, inclusive anexa à ilha ou bancos em um balcão. Você pode também inserir sofás e pufes para ficar ainda mais confortável.
    4. Equipamentos maiores: se você tem um bom espaço e curte chamar os amigos para fazer aquele churrasco, invista em churrasqueiras maiores, que te permitirão ter mais espetos e mais carne assando. Para quem gosta, incluir um forno para assar pizza ou um fogão à lenha também pode ser uma boa pedida.
    5. Itens importantes: você pode inserir na sua varanda equipamentos como uma geladeira ou freezer, cooktop (não esquece da coifa, tá?) e até uma cervejeira ou adega refrigerada.

 

Tipos de churrasqueira

Existem muitos tipos de churrasqueira , feitas com diversos materiais e com tamanhos muito distintos. Sempre vai ter uma que se encaixe nas suas necessidades, seja para assar muita carne ou para aquele churrasco vegetariano. Se você não conhece, te trouxe 5 tipos de churrasqueira para sua varanda gourmet:

 

    1. De alvenaria: a churrasqueira de alvenaria é a mais popular, é construída no local, tem grande durabilidade e pode ser feita a seu gosto.
    2. Pré-moldada: este é o tipo de churrasqueira mais prático. A churrasqueira pré-moldada é vendida pronta para instalar e pode receber acabamento que combine com o seu ambiente.
    3. Churrasqueira elétrica: além do fato de não utilizar carvão, existem muitos modelos portáteis que são ótimos para quem tem pouco espaço, além de não gerar aquela grande quantidade de fumaça como as que utilizam carvão.
    4. Churrasqueira a bafo: existem muitos modelos compactos e de fácil transporte, possui uma tampa e consome menos carvão comparado a outros modelos.
    5. Churrasqueira a gás: conhecida por ser mais ecologicamente correta, também trás praticidade.

Vale lembrar que a churrasqueira não é item obrigatório para uma varanda gourmet. Então para quem não curte muito fazer churrasco, pode ter sim uma varanda gourmet sem esse equipamento.

 

Mas como decorar a varanda gourmet?

Seja rústico, colorido ou minimalista, na hora de escolher os acabamentos e o estilo da decoração aposte no que te faz se sentir bem. Hoje, possuímos uma infinidade de opções e estilos de acabamentos, cores e texturas, de maneira que sua varanda gourmet pode ser autêntica e ter personalidade própria.

Para saber mais como decorar a sua varanda gourmet, a arquiteta Manuela Lopes do Simplichique deu dicas imperdíveis nesse vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=Gvm1TZXA4Zku0026feature=emb_titleu0026ab_channel=Simplichique

Procure saber se o material que escolheu é indicado para aquele local, principalmente na churrasqueira. Evite materiais porosos próximos à áreas que gerem muita gordura, para que a limpeza seja fácil e descomplicada.

Para ter uma varanda gourmet funcional e com características únicas, converse com um profissional. Um arquiteto ou design de interiores pode transformar seu sonho em um projeto lindo e exclusivo.

O mais importante é que a sua varanda gourmet tenha praticidade e funcionalidade, e que transmita a sua personalidade, seja em casa ou no apartamento.

Pronto para ter um ambiente de dar inveja?

 

https://www.youtube.com/watch?v=Gvm1TZXA4Zk&t=18s

Conheça mais em nosso Blog.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?