Skip to main content

2020 já chegou e você já sabe quais a tendências no mundo da arquitetura que prometem mudar os espaços internos?

Separei cinco tendências que são simples de aplicar na sua casa. Assim, você pode deixar sua casa na moda sem gastar muito!

 

Cor do ano

 

A cor Pantone do ano chama-se Classic Blue, que trás consigo a sensação de conectividade, confiança e calma.

Este tom azul que lembra o céu ao entardecer, é também conhecido por ser atemporal e resistente, transmite elegância mesmo em ambientes simples.

Simbolizando o início de uma nova era, o Classic Blue é contemplativa, empática e instigante, permitindo o encorajamento das conexões humanas transmitindo a mensagem de transparência e honestidade. Além disso, o tom azul trás a sensação de bem-estar.

É uma cor que pode ser utilizada em qualquer ambiente da sua casa, e também em ambientes institucionais e comerciais. É uma cor que combina com muitas outras, principalmente as cores mais neutras, levando em conta que esse azul é um tom de destaque.

Não precisa de muito investimento para trazer essa cor tendência para dentro da sua casa, você pode pintar a parede atrás do sofá com essa cor, substituir sua roupa de cama ou comprar utensílios para cozinha com esse tom.

 

Sustentabilidade

 

A sustentabilidade, assim como no ano passado, ganha destaque por conta da sua relevância social. O aumento da preocupação com a preservação do meio ambiente tem impacto direto na arquitetura e decoração. Há alguns anos, a mostra Casa Cor tem apostado nessa preocupação com a natureza, harmonizando com a estética e o design.

Também pode ser notado uma tendência aos estilos mais minimalistas, onde se aplica a famosa frase “Menos é mais”, não somente no sentido de não sobrecarregar o ambiente com muitos objetos, mas também de optar por itens que realmente façam sentido e uso no espaço.

A integração com a vegetação também tende a ser mais presente no interior, não somente pela estética, mas por conta dos benefícios que as plantas podem trazer para quem tem contato com elas.

 

Você já ouviu falar sobre arquitetura biofílica?

Estudos indicam que as plantas podem afetar significativamente o nosso humor, sendo capazes de reduzir o estresse e nos deixar mais relaxados. Além disso, podem aumentar a nossa criatividade e melhora a saúde mental.

A Biofilia aplicada na paisagem de espaços construídos ou mesmo em ambientes públicos, pode gerar uma sensação de acolhimento no usuário por meio da percepção olfativa, tátea, sonora e visual criando uma relação de pertencimento com o lugar, segundo o Vertical Garden.

O contato com plantas vivas faz bem para a saúde, e se você não sabe como escolher a planta certa para o seu espaço ou não sabe cuidar, comenta aqui que eu preparo um artigo com dicas de paisagismo para você não errar na escolha.

Você também pode fazer mais pelo meio ambiente com pequenas atitudes no dia a dia, como ter duas lixeiras na cozinha, para separar o lixo úmido do lixo seco; reutilizar ou reciclar objetos e móveis para que eles não acabem indo parar em aterros e lixões.

[products-posts/]

 

Estampas

 

Uma das apostas para este ano são as estampas com padrões disruptivos que foge do óbvio com desenhos e estampas em diferentes padrões e formatos.

Você pode usar esses padrões no tapete, nas capas de almofadas ou até mesmo nas luminárias. Escolha o estilo e cores que mais tenham a ver com você dê personalidade para o seu ambiente!

 

Materiais

Aliado ao conceito de sustentabilidade, as plantas invadem os espaços internos e harmonizam com texturas de madeira, palha e linho, por exemplo. Fazendo dos ambientes internos mais aconchegantes e que transmitem a sensação de paz e bem estar.

 

Ambientes monocromático e tom sobre tom

 

Espaços da nossa casa com paleta monocromática é tendência para este ano.

Você já sonhou em ter uma cozinha toda azul? Então essa é a hora certa de pôr em prática esse seu desejo, porque tem tudo para estar na moda.

Enquanto isso, na sala pode ser utilizado o famoso tom sobre tom, que nada mais é do que a composição de várias cores com a mesma tonalidade.

Desde cores até o materiais, 2020 promete ser um ano com arquitetura que transmite tranquilidade para os nossos dias agitados, alegria e cuidado com o meio ambiente.

Em qual tendência sua casa vai apostar este ano?

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?