Skip to main content

Na hora de decorar seu ambiente, você se depara com uma infinidade de opções, além de ter salvo uma galeria de imagens de inspiração para criar o seu espaço. Então você decide que quer utilizar papel de parede, mas surgem dúvidas tais como: como escolher o papel de parede para a sala ou para varanda gourmet? Como aplicar o papel de parede? Qual tipo e estampa é mais recomendado para minha casa?

Versáteis, eles se tornaram uma escolha certeira para quem quer mudar a cara de um cômodo ou da casa inteira.  O mercado ampliou a oferta de acabamentos, cores, texturas, estampas. Não existem barreiras para sua criatividade e agora você tem liberdade de escolha.

Certa vez uma moça me procurou pois queria dar uma cara nova para o quarto dela, mas sem gastar muito. Como o quarto foi projetado para uma pré-adolescente, com o passar dos anos e conforme ela ficava mais velha, a decoração já não se adequava mais. A solução para decorar gastando pouco foi investir nas paredes. Trocamos a antiga parede em tom de rosa, marrom e branco, por um papel de parede com formas geométricas nos tons de cinza e prata, as demais paredes foram pintadas em um tom clarinho de cinza.

Como os móveis eram todos brancos, atemporais, e estavam em excelente estado, não mexemos neles. Substituímos os antigos nichos por quadros. Adicionamos um criado mudo no tom de azul turquesa, porque ela gostava muito desse tom. E trocamos a roupa de cama por uma versão mais adulto. Além disso, adicionamos objetos de decoração mais voltados para a personalidade dela atual. E assim, com pouco investimento, um quarto de menininha se tornou um quarto de uma jovem adulta.

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

Se você quer dar uma cara nova para o seu ambiente ou dar personalidade para o seu espaço, minha dica é: aposte no uso de papel de parede.

 

Mire no seu estilo pessoal

 

Em tempos de Pinterest e instagram é fácil ter diversas ideias e opções em nossas mãos, mas escolha a que reflete o seu gosto pessoal.

Você pode optar pelo arabesco clássico ao invés do geométrico moderninho, ou um papel de parede com cores muito vibrantes ao invés dos mais clean. Aposte no que transparece melhor a sua personalidade! Apenas se atente à composição do ambiente, para que tudo fique harmônico e confortável para estar no dia a dia.

Se no seu ambiente falta cor: escolha uma opção colorida. Está tudo liso, meio sem graça? Uma parede com estampa geométrica pode trazer alegria ao ambiente. Caso seu ambiente já possua muitas cores, opte por algo liso com textura de linho, de fibras naturais ou texturas menos vibrantes. Quer dar um toque de diversão? Papeis de parede interativos são uma ótima opção.

 

Tipos de papel de parede

 

Os papeis de paredes são versáteis na hora de decorar e podem dar vida nova seu ambiente. Existem diversos tipos de papeis de parede, entre eles:

 

  • 3D: estampas que transmitem sensação de movimento e que parecem estar saltando das paredes
  • Alto-relevo: tem uma textura ondulada feita com espuma injetável
  • Vinílico: possui textura plástica por conta da camada revestida com vinil
  • Emborrachado: conta com uma camada de EVA de revestimento
  • Palha natural: com estilo rústico, é feito com fibras naturais de folhas, tramas de bambu e cascas de árvore
  • Veludo: como o próprio no diz, possui textura aveludada
  • Vinilizado: é liso, o papel não é revestido

 

Papel de parede: onde aplicar e onde não aplicar

 

Os papeis de paredes são incríveis, mas saiba que existem indicações de uso, para que eles possam durar muito anos e permanecer em ótimo estado.

Quando for aplicar em locais que com muita exposição a luz do sol, procure papeis de paredes específicos que são resistentes a isso. Em áreas externas com incidência solar e de chuva, a recomendação é de não utilizar.

Se você tem animais de estimação que costumam interagir com texturas ou com a parede, arranhando por exemplo, que é o caso dos gatos, evite os de palha natural, alto-relevo ou emborrachados.
Dentro da área do box do banheiro também não é recomendado utilizar papel de parede, por conta da umidade.

Utilize cores mais escuras em locais com muito movimento de pessoas, para evitar que a sujeira possa ser muito evidenciada.

Para o quarto, uma ótima parede para aplicar é a da cabeceira da cama, além de ficar legal esteticamente, o contato visual é menor. quando se está na cama, e assim é mais difícil de enjoar. Tons mais claros como areia geram conforto para o ambiente.

Em lavabo, quando não muito grandes, colocar papel de parede na maioria das paredes transmite sensação de conforto e elegância. Você pode utilizar tons mais neutros, para deixar o ambiente mais sofisticado ou estampas mais vibrantes, que darão personalidade ao espaço.

Na sala, a parede atrás do sofá costuma ser um ótimo local para receber papel de parede. Se sua decoração for mais neutra, pode optar por um papel de parede mais chamativo, seja com tons mais escuros ou com estampas geométricas. Mas se sua decoração tiver elementos de destaque, para não sobrecarregar, opte por papeis de parede mais neutros e lisos.

Quanto a sala de jantar, o uso de estampas e cores mais fortes costuma ser bem-vindo. Desde que estes não entrem na disputa pela atenção com um grande e colorido quadro por exemplo.

[products-posts/]

 

Vantagens de utilizar papel de parede

 

Algumas das vantagens de optar por papel de parede:

 

  • Fácil e rápido de instalar
  • Produz pouco resíduo
  • É capaz de mudar a cara do ambiente
  • Possui grande durabilidade
  • Fácil manutenção
  • Tem muitos opções antialérgica

 

Como instalar

Você pode optar por contratar um profissional especializado, evitando erros, retrabalho e dor de cabeça, ou você mesmo pode aplicar, assim pode economizar.

A arquiteta Patricia, da Doma Arquitetura, ensina como instalar o papel de parede nesse vídeo:

 

https://www.youtube.com/embed/MRkXreLIUYk

 

Manutenção de papel de parede

 

A limpeza do papel de parede varia de acordo com o tipo de papel de parede que você escolher, alguns modelos podem ser higienizados com um pano molhado ou bucha, porém outros mais delicados é recomendado que utilize apenas espanador ou aspirador de pó.

 

Como remover papel de parede

Pode ser removido puxando por uma ponta, e com auxílio de água e sabão, para retirar os resíduos de cola. Sem mistério!

O fato é que o papel de parede é uma solução prática, rápida e acessível que podem transformar seu ambiente e deixá-lo com personalidade própria.

Com muitas opções no mercado, é possível, inclusive, personalizar o seu papel de parede, com a estampa que quiser. Assim, é impossível ter um espaço que reproduza melhor o seu gosto.

Espero que esse artigo tenha trago muitas inspirações para você! Tem alguma dúvida ou gostaria que eu explicasse algum tema específico? Entre em contato por aqui ou no facebook ou no instagram.

Qual ambiente você quer dar uma cara nova hoje?

Aline Lemes, arquiteta

2 Comentários

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?