Skip to main content

Nos últimos anos, algumas cidades brasileiras passaram por crises hídricas, o que resultou em restrição do uso e corte de água. O bolso também foi afetado, as contas ficaram mais caras. Tudo isso foi amplamente divulgado pela mídia e até quem não morava nessas cidades se atentou na importância do consumo consciente de água.
O banheiro acabou se tornando o grande vilão quando se trata de consumo de água, afinal o banho e a descarga do vaso sanitário utilizam muita água.
Só a descarga pode gastar de 10 litros de água por acionamento ou até mais. Enquanto um banho de 20 minutos pode consumir 120 litros de água.

 

Soluções para economizar

 

Alinhada ao consumo consciente, existem muitas soluções que te farão economizar tanto na conta no final do mês quanto contribuir com o meio ambiente.
Uma descarga de caixa acoplada é uma das alternativas capaz de controlar o consumo de maneira eficaz sem prejudicar o uso no dia a dia. Existem bacias que gastam 3 litros por descarga quando para somente troca de líquidos e fazem uma limpeza completa com apenas 6 litros de água, representando uma economia de até 60%.
Na hora de tomar banho é possível fazer uma economia significativa recorrendo a alguns métodos. Com uma ajudinha da tecnologia você consegue economizar sem gastar nada utilizando um aplicativo que controla o seu tempo embaixo do chuveiro de acordo com a sua necessidade. A Techtudo listou vários apps para você já começar a economizar hoje mesmo.
Existem chuveiros que liberam menos quantidade de água por segundo e também há os que já possuem no seu sistema um controlador de consumo, que mostra a quantidade de água consumida e te avisa quando você atingiu certo consumo:

 

https://www.youtube.com/embed/xWWLEwAIRPg

Em relação as torneiras, existem diversos modelos que possuem arejadores ou restritores de consumo, capazes de reduzir significativamente a quantidade de água que desce pelo ralo.

Quando se escova os dentes com a torneira aberta o consumo é de cerca de 18 litros. Apenas o ato saudável e fácil de fechar a torneira enquanto não está utilizando é capaz de gerar uma economia de 90%.

 

Cuidado com vazamentos

 

Vazamentos costumam ser os grandes responsáveis por um aumento extremamente alto na conta de água no final do mês.
Fique atento a umidade nas paredes e se os equipamentos não estão dispersando água quando não estão sendo utilizados.
Uma torneira pingando pode parecer que não está representando grandes riscos, mas multiplique o gotejamento por 24 horas do dia vezes os dias que fica pingando e verá que é um custo considerável.
A descarga também pode estar escorrendo água constantemente, e é bom arrumá-la o quanto antes.

 

Utilizando água da chuva

 

Caso você ainda vai construir o seu banheiro ou sua casa vai passar por uma grande reforma, uma opção que recomendo é optar por abastecer a descarga com água da chuva, principalmente se você mora em uma cidade que costuma chover com frequência.
O uso de água totalmente potável para descarga sanitária é um desperdício de água que poderia ser destinada ao consumo humano. Daria para hidratar 5 pessoas que consomem 2L de água por dia ao invés de dar apenas uma descarga tradicional com gasto de 10L de água por acionamento. Agora calcule a quantidade de descargas você e sua família acionam por dia, essa água poderia ser bem melhor utilizada não é mesmo?

 

Reutilizando as águas cinzas

 

Outra opção sustentável é reutilizar as águas que são provenientes dos chuveiros, pias e máquina de lavar, conhecidas como águas cinzas.
Do vaso sanitário é chamada de águas negras e esta deve ir direto para o sistema de saneamento público.
As águas cinzas também podem ser reutilizadas para uso nas descargas sanitárias, e isso significa que você teria uma redução gigantesca no consumo de água potável na sua casa e significa que você faria uma grande economia de dinheiro.
Assim como a utilização de água da chuva, esse sistema precisa ser previsto em projeto para que tenham reservatório e tubulações adequadas. Não é nenhum bicho de sete cabeças, um profissional pode te auxiliar nessa missão e te fazer economizar muito.
Para você ter noção do quanto de economia que esse reuso pode significar, apenas em uma lavagem de roupas em uma máquina de 8kg você pode obter 100L de água, o que pode significar 33 descargas simples ou 16 acionamentos de descarga para limpeza completa.
O tratamento dessa água varia dependendo dos componentes dela, em especial os componentes químicos, como shampoo. O site Ecycle tem um manual completo sobre isso e de como você pode fazer esse reuso.

 

Iluminação

 

Um dos fatores que contribuem tanto para economia na conta no final do mês, quanto no quesito sustentável é a iluminação de banheiro adequada. Recomendo que, se possível, seu banheiro seja iluminado naturalmente, para que não seja necessário o uso de luz artificial durante o dia.
Para iluminação no período noturno, você pode optar por lâmpadas LED, que consomem menos energia elétrica.
As lâmpadas LED podem ser encontradas em diversas temperaturas de cor e se você não sabe o que é isso, escrevi um artigo no blog explicando o que é e como afeta sua vida.

Existem muitas outras alternativas sustentáveis que podem ser empregadas no seu banheiro, caso tenha interesse em conhecer, mande-me uma mensagem, será um prazer te ajudar nessa missão.
Espero que possa empregar algumas dessas dicas no seu banheiro e que você consiga economizar muito de agora em diante.

Aline Lemes   l   Arquiteta e Urbanista

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?