Skip to main content

As necessidades básicas tem um grande impacto sobre o nosso orçamento ao final do mês. Sermos capazes de diminuí-las abre outras oportunidades para o manuseio do dinheiro que irão nos ajudar a criar uma estabilidade financeira no futuro.

Quer saber como diminuir a conta e economizar um pouquinho no final do mês? Então confira atentamente cada tópico desse texto e coloque-os em prática!

 

 

Dicas de como economizar na conta de água

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

A economia de água não é uma boa prática apenas para a sua carteira, mas para todo o ecossistema. Economizar água preserva a natureza, garante um futuro para as novas gerações e ajuda a combater efeitos como as  mudanças climáticas.

Além disso, a alegria de ver as contas diminuindo, se tornando problemas menores para nos preocuparmos é indescritível. Terminar o mês com dinheiro no bolso é muito satisfatório.

Por isso, aqui vamos a algumas dicas de como economizar na conta de água, para que você consiga trazer tanto a alegria para o seu bolso quanto ajudar o meio ambiente.

Vamos às dicas:

 

Utilize redutores de pressão

Caso o seu cantinho favorito no mundo tenha uma pressão bastante alta, isto se torna um facilitador para consumir mais água que o desejado. Por isso, um redutor de pressão pode lhe ajudar economizar uma boa quantidade de água.

Se você não tiver certeza se um pressurizador se encaixaria bem no seu ambiente, consulte-nos no chat ou converse com um profissional para realizar o cálculo de pressão recebido pelo seu lar.

 

Banhos mais curtos

O banho faz parte do dia a dia de todos nós. Seja para tirar o cansaço e o suor depois de uma atividade física, relaxar a mente ou simplesmente para aproveitarmos um momento só nosso, ele complementa uma rotina saudável.

Porém, muitos não sabem, mas nós gastamos em um banho de 15 minutos, em média, 135 litro de água em casa. Número esse que sobe para 243 litros quando falamos de apartamentos.

Um chuveiro comum pode ter uma vazão de 6 a 25 litros por minuto a depender da marca, o que acaba fazendo o hidrômetro disparar quando abrimos a ducha.

Reduzir o tempo de banho é uma maneira eficaz de diminuir a conta de água, uma vez que essa é a principal fonte de gastos.

 

Feche o chuveiro sempre que possível

Ainda que em dias mais frios essa dica seja mais difícil de realizar, fechar o chuveiro enquanto passa ou sabão ou lava o cabelo pode ajudar a economizar bastante em sua fatura.

Como vimos nos dados acima, o consumo por minuto é muito alto. Por isso, enquanto não precisar da água, manter a ducha fechada permite que faça uma economia ainda maior.

 

Cuidado com a torneira

Manter a torneira fechada, seja ao lavar o rosto, as mãos ou ainda lavando uma louça, irá lhe ajudar, e muito, a economizar água.

Esses pequenos tempos em que a água permanece escorrendo pela pia nós gastamos 12 litros de água em uma casa e 80 em apartamentos.

Outro ponto que devemos nos atentar é se a torneira não continua pingando quando terminar de utilizá-la. Muitas vezes o desperdício acontece por que a torneira passa horas pingando sem que alguém note. Neste caso, mais vale trocar a sua torneira e garantir boa vedação a ficar gastando litros e litro d’água.

Um fator determinante quando o tema é economia de água nas torneira é o uso do arejador. Por misturar a água com o ar, o arejador permite que a qualidade do fluxo de água não seja perdida e você economize bastante.

 

Cuidado com vazamentos

Por mês, 96 mil litros de água potável vão pelo relo por causa de vazamentos.  É preciso sempre verificar se a sua torneira está com problemas, a fim de evitar dar de cara com experiências desagradáveis no fim do mês.

Por este motivo é sempre interessante ter uma fita veda rosca guardada para realizar reparos pontuais e garantir melhor vedação. Caso o problema permaneça, é hora de trocar o queridinho que está vazando ou fazer o reparo da peça que garante a vedação dele

 

Reutilize a água

A reutilização de água é uma das dicas mais importantes para se economizar água.

Ao lavar a roupa, é interessante usar a água com sabão que a máquina expele para, por exemplo, lavar o banheiro, a calçada ou a garagem. Isso evita com que você precise ligar a torneira para gastar ainda mais para realizar suas tarefas.

 

Use baldes nas tarefas de casa

Por mais que nos dias atuais as pessoas estejam mais conscientes com o uso de uma mangueira, essa ainda é uma dica importante de como economizar água no hidrômetro.
Uma mangueira faz com que o relógio dispare, gastando litros incontáveis em um curto espaço de tempo.

Se você precisa lavar o chão, banheiro ou quaisquer outras partes da casa, sempre coloque a quantia de liquido que irá usar dentro de um balde, e use deste aos poucos, aproveitando o máximo do que está no recipiente e dos seus produtos para limpeza.

Caso seja necessário o uso da mangueira, busque opções que controlam a vazão da água, assim você conseguirá liberar ou cessar o fluxo de acordo com a sua necessidade naquele momento.

 

Como economizar na conta de água no dia a dia

 

Ainda que as dicas para economizar água sejam úteis para que você consiga realizar este processo com sucesso, é preciso entender que isso precisa se tornar um hábito para que haja expressiva mudança nas contas.

Como economizar água no dia a dia é uma rotina que precisamos desenvolver, podemos ter dificuldades ao longo do caminho. Para estimular a criação de tal rotina, é interessante que usemos de meios alternativos.

Cronometrar o uso é um bom exemplo para tal. Assim você conseguira mensurar e ver o progresso ao longo de sua readaptação.

[products-posts/]

 

Como economizar na conta de água no hidrômetro se já pratico as ações citadas?

Se a sua conta continua vindo alta mesmo com você aplicando as dicas abordadas no artigo, você precisa verificar se o problema não está na rua.

Canos estourados e problemas hidráulicos são muito comuns e, por vezes, passam despercebidos. Em caso de estranheza, ligue para a companhia de água responsável pelo tratamento e distribuição do seu estado para que eles possam fazer o levantamento.

Vale ressaltar que, ao depende do incidente, você é quem deverá arcar com os custos de manutenção, havendo a necessidade de chamar um encanador para resolver tal problema.

 

Minha conta ainda vem alta, mesmo com tudo estando nos conformes. O que pode ser?

 

Vale a pena conferir se o problema não está no próprio hidrômetro. A conta de água vem mais alta quando o relógio está com defeito. É muito raro que um medidor fique com defeitos, sendo essa a última possibilidade para a sua fatura esta mais alta do que deveria.

Assim, somos capazes de economizar água.

Com as dicas fornecidas no artigo, você será totalmente capaz de economizar água, conseguindo diminuir seus gastos com as necessidades da casa, além de proteger o meio ambiente. Experimente colocar as dicas em prática e veja suas contas diminuírem!

Você conhece outra dica para economizar água? Então conte para a gente aí nos comentários.

Veja mais em nosso Blog.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?