Skip to main content

Se você está procurando saber como evitar prejuízo na obra, então saiba que já começou esse processo com o pé direito. Afinal, quem pretende construir e não faz essa pergunta costuma ter muita dor de cabeça.

Mas, afinal, quais são os pontos a serem observados para otimizar tempo e recursos em uma construção ou reforma? Se você deseja tirar suas dúvidas sobre esse assunto, confira as dicas super valiosas que colocamos nesse post.

 

 

Como evitar prejuízo na obra de construção civil: aprenda a identificar as etapas da obra

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer um planejamento que seja eficiente. E, para isso, você precisa conhecer quais são etapas de uma obra. Entre essas etapas, podemos dizer que as mais importantes são as seguintes:

 

    • Elaboração do projeto arquitetônico;
    • Limpeza do terreno e organização do canteiro;
    • Construção das fundações;
    • Levantamento de paredes;
    • Colocação dos telhados;
    • Implantação das instalações (elétricas e hidráulicas);
    • Trabalho de acabamento.

 

Para cada uma dessas etapas, você deverá adquirir materiais específicos e ter um cronograma de início e término.

“Ou seja, o planejamento serve como uma forma não somente de elaborar o orçamento e prever as despesas, como, também, de fazer um gerenciamento mais eficiente da obra.”

Além da consideração das etapas da obra, o planejamento também deve conter um checklist que contemple todas as fases de uma reforma ou construção.

No tópico a seguir, falamos em mais detalhes sobre o checklist e sua importância.

Acompanhe!

 

A importância do checklist para evitar prejuízo na obra

 

Por meio de um checklist bem planejado, é possível verificar se o andamento de uma obra está de acordo com o que foi previamente estabelecido no planejamento.

Ademais, ele é uma ferramenta que permite observar o que ainda precisa ser feito e o que é necessário para cumprir cada uma das etapas de uma obra.Com isso, evita-se que procedimentos e serviços importantes deixem de ser realizados.

Isso é possível porque os checklist descrevem todas as etapas de uma obra em detalhes, desde a elaboração do projeto até a aplicação dos acabamentos, passando pelo processo de contratação de mão de obra. Outro ponto obrigatório do checklist é a compra dos materiais. Na sequência, vamos mostrar o que você deve fazer para evitar erros na hora de adquiri-los. Veja!

 

Dicas para comprar materiais para evitar prejuízo na obra

 

Pesquise os preços

O planejamento deve ser pensado de modo a propiciar tempo para que você pesquise os preços dos materiais de construção. O recomendado é solicitar pelo menos 3 orçamentos de lojas distintas e compará-los.

Não deixe de analisar as condições de pagamento, tempo de entrega, ofertas e demais diferenciais oferecidos por cada uma das lojas. Por fim, opte por aquela que oferece o melhor custo-benefício.

Aqui na Liven, realizamos uma curadoria constante de nossos preços e prazos. Além disso, nosso processo logístico é super diferenciado: higienizamos cada um dos queridinhos, os colocamos na caixa com plástico bola e/ou isopor, colocamos um card com a foto, um pouco da história de quem embalou e uma recomendação de playlist do Spotify. Além disso, colocamos um presente super especial para cada um de nossos clientes curtir o dia a dia com alegria e borrifamos a essência exclusiva da Liven.

 

Analise as condições de entrega

Além do prazo de entrega, você deve verificar se a loja a ser contratada é pontual. Também se deve atentar para condições especiais como, por exemplo, o oferecimento de entrega gratuita para compras de determinado valor.

Aqui na Liven costumamos ter os melhores prazos de entrega do mercado, pois temos uma inteligência por trás de nosso site capaz de selecionar a opção mais rápida e barata de frete dentre as várias que temos cadastradas em nossa base.

 

Atenção à qualidade dos materiais

Procure adquirir produtos de marcas com credibilidade no mercado, sempre atentando para a adequação dos materiais às normas da ABNT. Lembre-se que produtos de baixa qualidade podem gerar custos com reformas em curto prazo.

Por aqui você não encontra nada diferente do melhor produto possível. Trabalhamos apenas com produtos originais, de marcas excelentes, lacrados de fábrica e com garantia.

 

Faça uma lista

Ao fazer o planejamento, elabore listas com todos os materiais necessários a cada etapa da obra. Abaixo, mostramos em mais detalhes como você pode fazer a sua lista de materiais passo a passo.

 

Como fazer uma lista de materiais de construção passo a passo?

 

Passo 1

Antes de mais nada, divida sua obra por etapas (tal como explicamos no tópico inicial desse artigo).

 

Passo 2

Feito isso, pode-se elencar todos os materiais necessários a cada etapa da obra. Por exemplo, na fase de construção da estrutura, deve-se investir em cimento, brita, areia e vergalhões. Conte com a ajuda de um profissional neste momento para garantir que vai levantar realmente todas as necessidades.

 

Passo 3

Cada um dos materiais elencados no passo 2 devem ser quantificados. Para isso, você deve fazer um cálculo que considere essa demanda de maneira precisa. Considere, também, se seu orçamento contempla sua necessidade de material. Um profissional neste momento é imprescindível, pois a quantificação não simples de ser feita.

 

Principais problemas no planejamento de obras

Como você mesmo pôde perceber a partir do que foi dito até aqui, ter um planejamento é indispensável para fazer obras. Para tornar esse ponto ainda mais claro, mostramos os problemas que podem ocorrer caso você não planeje, Veja!

 

Falta de materiais

Sem um planejamento dos materiais necessários em cada etapa, você corre o risco de ter sua obra paralisada. E isso leva ao atraso na entrega da reforma ou construção.

 

Dificuldades com imprevistos

Imprevistos podem ocorrer em qualquer obra. Contudo, a ausência de planejamento pode dificultar a resolução de problemas que exigem custos adicionais. Por isso, é fundamental que ter uma reserva para garantir a continuidade dos trabalhos.

 

Desperdício

Em obras iniciadas sem planejamento, o desperdício de materiais é bastante comum. Isso porque as compras são realizadas sem atentar para as quantidades necessárias e não há nenhuma preocupação com o correto armazenamento.

 

Erros na execução

“Obras mal planejadas, feitas sem nenhum checklist ou acompanhamento, tendem a apresentar diversos erros. Pisos de banheiro sem caimento, problemas em instalações e tomadas em locais errados são apenas alguns deles.”

 

A importância da contratação de profissionais especializados em gestão de obras

Como você mesmo pode perceber, são muitos os aspectos a serem observados antes mesmo de se iniciar uma obra.

Depois que ela inicia, a gestão do canteiro de obras se torna ainda mais complexa. Daí a importância de se contratar empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Além de fazer todo o acompanhamento de obras, essas empresas disponibilizam profissionais qualificados, que realizam tanto o planejamento, quanto a execução.

Os profissionais das empreiteiras também ficam encarregados de fazer orçamentos junto a fornecedores e acompanhar todo o andamento dos trabalhos no canteiro.

Entre os benefícios advindos da contratação de uma empresa de gerenciamento de obras, podemos mencionar os seguintes:

 

    • Mão de obra qualificada;
    • Prazos determinados para entrega de obras;
    • Mais praticidade;
    • Melhor custo-benefício;
    • Mais segurança nos canteiros;
    • Evita custos com imprevistos.

Faça um bom planejamento para evitar dores de cabeça na sua obra!

 

Conclusão

Para concluir, não custa nada relembrar a importância de um planejamento abrangente, que compreenda todas as etapas de uma construção ou reforma.

Aliás, planejar é não somente uma maneira de evitar prejuízo na obra, como, também, de otimizar e facilitar o gerenciamento e o uso dos recursos.

E você, está planejando sua obra? Quais os pontos que mais estão gerando dificuldades? Comente!

Veja mais em nosso Blog.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?