Skip to main content

Fogão cooktop por indução ou a gás? Qual escolher?

Se você já decidiu por um cooktop, já sabe o que é e todas as suas vantagens, mas vamos dar uma breve explicação para os que ainda não conhecem bem este eletrodoméstico.

Bom, o fogão cooktop é um tipo de fogão que possui apenas os queimadores, ou seja, não possui a parte do forno. Ele é instalado sobre uma bancada ou algum móvel planejado para isso. Este tipo de design faz com que a cozinha fique com um visual mais clean e moderno e vem ganhando o coração de mais pessoas a cada dia.

Sabendo disso, é hora de escolher qual modelo é o mais indicado para suas necessidades. E, hoje, queremos falar especialmente de dois modelos: o fogão cooktop a gás e o fogão cooktop por indução.

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

 

 

Benefícios do Cooktop a Gás

Vamos começar falando sobre o fogão cooktop a gás, que, como o próprio nome já diz, é alimentado por gás de cozinha.

Uma vantagem deste tipo de fogão é que ele permite que você use todas as panelas que já possuía antes, e isso já pode ser um alívio no orçamento.

No mais, ele possui uma performance bem parecida com a do fogão a gás, então, dependendo do modelo escolhido você não terá a agilidade de cozinhar os alimentos com mais rapidez.

 

 

Benefícios dos Cooktops por indução 

O fogão cooktop, por sua vez, funciona através de campo magnético. Este tipo de cooktop não possui chamas e a indução transmite o calor diretamente para a panela, fazendo com que não haja desperdício de energia.

Por isso, o cooktop a indução permite que os alimentos sejam aquecidos e preparados com uma velocidade muito maior.

E é importante reforçar também que no fogão cooktop por indução é preciso usar panela magnética, com fundo de aço, multicamada ou de ferro fundido.

 

 

Como escolher o Ideal 

Algumas coisas são muito importantes na hora de escolher o fogão cooktop ideal para você. A dica é pensar primeiro nas suas necessidades ou da família. Quantas pessoas vão usar e qual a frequência de uso?

Famílias maiores e que cozinham todos os dias em casa, requerem cooktops com mais bocas, como 5. Enquanto aqueles que fazem preparos mais esporádicos ou que possuem um núcleo familiar menor, podem optar por cooktops de 1 até 4 bocas.

Depois disso, você vai para as características específicas de cada tipo de cooktop.

 

 

Diferenças e usabilidade

Por exemplo, falando especificamente sobre os fogões cooktop a gás e a indução. Você precisa considerar a diferença entre eles, que já falamos anteriormente.

O fogão cooktop a gás:

 

    • é o modelo mais comum;
    • funciona com gás de cozinha;
    • possibilita o uso mesmo quando não se tem energia;
    • é compatível com todos os tipos de panela;
    • possui preços mais acessíveis;
    • possui uma performance similar aos fogões normais.

 

Já o fogão cooktop por indução:

 

    • é o modelo mais moderno;
    • usa eletricidade para gerar um campo magnético que o faz funcionar;
    • aquece e cozinha alimentos mais rapidamente;
    • é considerada o cooktop mais seguro, já que esfria assim que a panela é retirada;
    • só funciona com panelas especiais, fabricadas com base magnética com fundo de aço, multicamada ou ferro fundido.

 

 

Estilos, cores e materiais de fogões cooktops

Outra coisa importante é analisar os estilos e cores para que sua cozinha esteja em completa harmonia. A boa notícia é que não é tão difícil combinar seu cooktop com o resto da cozinha porque, no geral, eles estão disponíveis em cores neutras e designs mais discretos.

Aqui precisamos falar principalmente dos materiais de fabricação para que você entenda qual o ideal para sua necessidade.

O aço inox é bonito e durável. Ele é ideal para cozinhar em um estilo mais rústico ou industrial e se destacam mais no espaço. Por causa dos acendedores, o modelo acaba tendo uma limpeza que requer um pouco mais de atenção.

O vidro traz a facilidade de limpar e permite um visual mais moderno e elegante.

Já a vitrocerâmica é um material muitíssimo utilizado também e esteticamente se parece com o vidro. A diferença é que os cooktops de vitrocerâmica possuem baixa condutividade elétrica e dilatação térmica. Isso quer dizer que neles, mesmo com o calor gerado para o aquecimento das panelas, o resto do fogão não esquenta e isso evita possíveis acidentes.

 

[products-posts/]

 

Qual suja menos? 

Os fogões de vidro e vitrocerâmica tendem a ser mais fáceis de limpar, já que não possuem desníveis. Além disso, os modelos a gás exigem mais atenção na limpeza dos acendedores, das “bocas” e das grades.

 

No vídeo abaixo, mostramos todos os detalhes, para te ajudar a fazer a melhor escolha. Assista:

 

https://www.youtube.com/watch?v=atBlBVFmCsM

 

Onde comprar? 

Quando escolher qual fogão cooktop comprar para sua cozinha, garanta que a loja seja de confiança e possua um bom suporte.

Hoje, temos a sorte das lojas onlines que permitem todo o conforto de escolher o que precisa sem sair de casa. A Liven Casa é uma loja online que faz parte de um grupo com mais de 30 anos de mercado e lá você encontra o que precisar para sua cozinha, além de todos os outros itens para a sua reforma.

Acesse nosso site e confira!

 

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?