Skip to main content

Um banho gostoso não serve apenas para te dar aquela sensação de limpeza, mas também para relaxar, pensar um pouco na vida e por que não fazer planos, né?!

Com certeza um chuveiro excelente aliado à uma ótima temperatura, pressão e vasão de água são elementos fundamentais para garantir uma experiência de banho completa! Para garantir um banho excepcional, vou lhe dar 5 dicas essências para escolher o MELHOR CHUVEIRO para o seu banheiro!

 

 

Tipos de chuveiro – Chuveiro elétrico X Ducha Fria

Antes de tudo é preciso compreender quais são os tipos de chuveiro que você pode encontrar no mercado. São eles o chuveiro elétrico, a ducha fria e o chuveiro eletrônico. O chuveiro elétrico é aquele modelo tradicional que geralmente possui de 3 a 4 temperaturas que você deve escolher antes de liga-lo e ele mesmo aquece a água por meio de sua resistência.

 

Já a ducha fria não aquece a água, o que requer um sistema de aquecimento em seu ambiente seja a gás, elétrico ou solar. O chuveiro eletrônico, que faz parte da categoria elétrico, por sua vez, permite que você regule com maior precisão a temperatura da água enquanto você toma o seu banho e ele mesmo esquenta a água como você desejar.

[products-posts/]

 

Pressão da água no banho – CASA X APARTAMENTO

Um banho relaxante requer uma quantidade mínima de pressão para que a água consiga chegar ao seu corpo de forma agradável e confortante. Para isso é preciso entender que a pressão da água é calculada por meio da subtração entre a altura da caixa d’água e a altura do ponto de saída de água (o seu chuveiro) e a sua unidade de medida é Metros de coluna d’água (Mca).

 

Sendo assim, se a caixa d’água está posicionada a 4 metros acima do solo e o chuveiro está a 2 metros, a pressão da água é de 2 metros de coluna d’água. Então, verifique quantos metros de coluna d’água você possui em seu ambiente para escolher um chuveiro que se encaixe bem nele. Caso você possua baixa pressão em seu ambiente, é possível encontrar opções de chuveiros pressurizados e/ou inserir um pressurizador em sua tubulação.

Dica: um queridinho da Liven é o Kit Deca Acqua Plus, pois requer uma pressão mínima de apenas 2 Mca e garante a pressão ideal para ter aquele banho revigorante!

 

Sistema de aquecimento: tudo para o seu banho quentinho

O primeiro passo aqui é identificar qual sistema de aquecimento você possui em seu ambiente. Caso não possua um específico, você possui três opções: a gás ,solar e elétrico. O aquecimento a gás requer um aquecedor movido a gás dentro de seu banheiro, enquanto o solar exige placas fotovoltaicas para transmitir o calor para a água do seu chuveiro e a elétrica se ramifica entre aquecedor elétrico e o próprio chuveiro elétrico.

A opção a gás é bastante válida para quem deseja maior economia na conta de luz, pois não utilizam energia elétrica para o aquecimento da água. Em contrapartida, gastam mais água pois o tempo para aquecimento é maior já que precisam desperdiçar água enquanto a temperatura desejada não for atingida.

aquecimento solar  é a opção mais sustentável, ecologicamente falando, porém o preço de placas fotovoltaicas é elevado. Então estude bem os gastos que você irá ter nos próximos anos com energia e água para identificar se, no longo prazo, você gostaria de ter uma solução mais sustentável.

O aquecimento elétrico ocorre dentro do próprio chuveiro, em que você seleciona na parte superior do chuveiro uma das 3 ou 4 temperaturas desejadas. Vale lembrar que existe a variação de aquecimento elétrico, o qual é o eletrônico. Ele permite que você altere a temperatura da água durante o seu banho e de forma mais precisa.

Por fim, o aquecedor elétrico para chuveiro deve ser central e faz a mesma função do aquecedor a gás, porém ele é 100% elétrico. Vale lembrar que é de extrema importância que você verifique qual a capacidade em litros por minuto que o aquecedor consegue atingir, assim será possível entender se este serve para o seu local.

 

 

Potência x Economia: qual o melhor custo benefício?

 

Quando o assunto é economizar, todo mundo quer estar por dentro! Por isso, vou te dar algumas dicas para não escolher o famoso barato que sai caro.

Com relação ao preço, durante a sua pesquisa, você vai perceber que chuveiros abaixo de 5400W são mais baratos, porém eles possuem menor durabilidade. Então tome cuidado para não focar demais no preço e não compreender a real qualidade do chuveiro.

Já os chuveiros elétricos com potência superior a 5400W aquecem mais a água, porém eles consomem mais energia e necessitam de uma fiação de 6 milímetros de diâmetro para conseguir resistir ao calor transferido durante o seu uso.

Além disso, vale a pena investigar o tempo de garantia dado pelo fabricante sobre o produto e, também, o número de assistências técnicas que este fornecedor possui próximo a você. Por fim, lembre-se de contratar um bom profissional, que realize um bom serviço de instalação e siga as instruções do fornecedor para que a sua garantia não seja violada por instalação inadequada do produto.

Lembre-se também que o sistema de aquecimento e a vasão de água interferem no seu gasto mensal de água e energia. Os chuveiros com aquecimento solar e a gás tendem a gastar mais água quando busca-se ter uma água quentinha no banho, já que uma boa quantidade de água irá ser desperdiçada até que você chegue à temperatura ideal do seu banho. O chuveiro elétrico e eletrônico, por sua vez, consegue alcançar a mesma temperatura com maior rapidez e gastando menor quantidade de água.

A vasão de água também é determinante na economia de água, pois quanto maior a pressão da água, maior será a vasão de água do chuveiro. Por consequência, se a pressão do ambiente for elevada, o consumo de água do chuveiro será maior. Então é de suma importância compreender em que aspecto deseja economizar para que consiga manter seu banho relaxante e quentinho.

Dica: há duas opções para controlar a vasão de água no seu banho: o chuveiro Tecnoshower, o chuveiro aqcua plus quadratta com entrada de ar e o restritor de vasão que vai de 12 litros por minuto a 16 litros por minuto.

 

Conclusões

Acredito que agora você possui informações valiosas e cruciais para tomar uma decisão mais assertiva quando o tema for banhos relaxantes. Mas é sempre bom recapitular, né? Então vamos lá:

 

    • Verifique a pressão da água de seu ambiente
    • Identifique qual é o sistema de aquecimento que existe/prefere em seu banheiro
    • Lembre-se que o barato pode sair caro tanto com relação ao produto quanto ao serviço de instalação realizado
    • Pense no custo benefício quando o tema for gasto de energia e vasão de água de acordo com o seu banheiro
    • Lembre-se que na Liven você pode encontrar todos esses queridinhos e estamos à sua disposição para tirar mais dúvidas e oferecer um atendimento 100% humanizado e personalizado

Confira aqui no nosso blog as melhores duchas para banheiro.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?