Skip to main content

Todos nós sabemos que a cozinha é um dos principais ambientes de uma casa. É o local que preparamos as nossas refeições mais deliciosas, nos encontramos com família e amigos e até mesmo comemoramos datas especiais. A seguir falarei um pouquinho sobre as pias e tipos de cuba para cozinha, elementos que são importantes na hora de pensar em uma cozinha atrativa, acolhedora e funcional.

 

Qual material escolher para a pia da minha cozinha?

 

Aço inox

 

O aço inox é um material resistente que lhe garante durabilidade e vida útil muito maior. Além disso é 100% reciclável e fácil de limpar. Possui baixa porosidade e é resiste a corrosão, variações de temperaturas e impactos moderados. É muito utilizado em cozinha de hospitais e restaurantes por ser mais higiênico, e a cada dia está conquistando as cozinhas residenciais, principalmente quando o assunto é cozinha gourmet.

As pias podem ser vendidas prontas ou sob medidas em lojas especializadas. O lado bom de fazer a pia de inox sob medida é que na mesma peça podemos contemplar a bancada, a cuba para cozinha, a lixeira de embutir, o escorredor de louças e porta talheres aparentes, otimizando assim o espaço e tornando a cozinha mais glamurosa. Mas como nem sempre é possível encontrar esta opção por um preço interessante ou um profissional especialista nisto, é super possível comprar cada um dos itens separadamente e ter o mesmo toque de glamour desejado.

 

Granito

 

De todas as pedras naturais a dureza do granito é a que mais se aproxima do diamante – pedra natural mais dura e resistente, por isso ele não é tão poroso, não absorve muita água e é mais rígido e duradouro. O seu valor comercial é bem acessível e é possível encontrá-lo em diversas cores.

Por serem propícios às manchas de ácidos, produtos oleosos e corrosivos, é importante utilizar uma camada de impermeabilizante para proteger e manter a textura e o brilho da pedra.

Os itens de granito possuem aparência de pontinhos, são mais robustos e difíceis de riscar. Por serem rígidos, são mais indicadas para as bancadas de cozinha.

 

Mármore

 

Aparentemente os mármores são mais elegantes, finos e nobres se comparados com os granitos. O seu valor comercial é mais caro principalmente se for uma pedra importada. Porém, a rigidez do mármore é menor que a do granito. Portanto, é um material mais poroso que absorve mais água e está mais sujeito as manchas.

Devido a essas características é recomendável que seja colocado longe do contato constante de água, não sendo muito indicado para as pias de cozinha.

 

Dekton

 

Unindo a beleza da natureza com a qualidade dos granitos a indústria Cosentino criou o produto Dekton usando a Technology of Sinterized Particles (TSP) que implica na versão acelerada das alterações metamórficas que a pedra natural sofre durante milênios.

As pedras dekton são 100% manipuladas, por isso são um pouco mais caras. Elas são altamente resistentes aos riscos, às manchas, à abrasão, ao gelo, degelo, à mecânica e à hidrólise. Por ser um material manipulado, ele é encontrado em diferentes texturas, possui estabilidade de cor e é um material incombustível e com porosidade zero.

 

Qual cuba para cozinha ideal?

Antes de escolher a cuba ideal para a cozinha é importante analisar o tamanho da bancada da sua pia e identificar se as instalações dessa bancada são compatíveis com a cuba que você quer.

As cubas tradicionais são de embutir e de inox, mas existem cubas esculpidas com o mesmo material da pia, cubas de sobrepor e de semi encaixe – famosas nas cozinhas provençais. Normalmente as cubas são redondas, retangulares ou quadradas e podem ter um acabamento polido, alto brilho, escovado ou acetinado.

 

Cuba para cozinha: simples

 

É a cuba mais popular e tradicional. Ela possui um único compartimento, é ideal para cozinhas pequenas que têm que dividir espaço com balcão e pia. Elas podem ser rasas ou fundas, a segunda opção é ideal para quem quer esconder as louças ou acumular para lavar todas de uma vez e evitar os respingos.

 

Cuba para cozinha: dupla

 

Recomendada para cozinhas grandes e/ou com bancadas espaçosas a cuba dupla possui dois compartimentos. Ela é mais confortável na hora de lavar louças e é ideal para que tem mais pessoas e um fluxo maior de louças.

As cubas duplas permitem realizar duas atividades ao mesmo tempo, como lavar e higienizar os alimentos, caso haja duas torneiras. Há várias versões de cubas duplas no mercado e escolhendo o tamanho certo é possível encaixá-las em uma cozinha pequena.

 

Cuba para cozinha: redonda

Bastante procurada, as cubas redondas são indicadas para os cantos, para quem quer uma cozinha mais descolada e são ótimas para ganhar espaço.

 

Cubas com acessórios

 

 

Os acessórios para cubas as tornam mais práticas e funcionais e há vários modelos que podem ser utilizados, por exemplo, o cesto de coador que auxilia no escoamento dos alimentos ou no descongelamento.

Tem também a tábua de meio encaixe ou total encaixe que podem ajudar na preparação dos alimentos, a qual  é ótima para quem tem um espaço reduzido.

Existem alguns modelos que vem com lixeirinha e porta sabão embutidos. Mas caso não venham embutidos e caiba na sua bancada, é possível manipular o seu espaço para inserir tais itens.

O triturador de alimentos é uma ótimo opção de acessório, mas é necessário ver se a cuba aceita o encaixe do triturador e o espaço sob a bancada é suficiente. Esses acessórios podem ser usados nas versões mais simples de cuba, também. Caso tenha alguma dúvida sobre trituradores, clique aqui para ir ao texto em que detalhamos tudo sobre eles.

[products-posts/]

 

Qual o tamanho ideal e os formatos da pia?

 

Agora que já sabemos os tipos de materiais para a pia e os modelos de cubas, falarei um pouco sobre os tamanhos ideais ergonomicamente e os formatos que as bancadas da pia podem ter.

A escolha do tamanho será sempre balizada pela disponibilidade de área dentro do ambiente. Em bancadas menores, como em apartamentos pequenos, kitnets, o ideal é utilizar pias e/ou cubas menores e a dica é optar por cubas que tenha profundidade maior. Em casa com poucas pessoas, onde o volume de louças é menor, cubas e pias menores é uma ótima opção, também.

Agora se você tem espaço, a família é grande ou recebe muita amigos com frequência, dê preferência para cubas/pias maiores e se possível duplas, assim você terá mais espaço útil para organizar as louças, manusear alimentos, etc.

Existem diversos tipos de formatos disponíveis no mercado. Você tem opções desde oval, quadradas, retangulares e redondas. São formatos de pias e cubas mais comumente usados. Já quando se fala de bancada, ela normalmente é feita sob medida e adequada para o ambiente. Um arquiteto ou design pode auxiliar nessas horas.

É importante se atentar para a altura das bancadas das pias. Elas precisam ser confortável na hora de manusear os alimentos e lavar as louças. A altura média padrão varia entre 85cm e 95cm do piso.

Outros detalhes devem ser observados, como o frontão que tem a função de proteger a parede contra os respingos de água oriunda do uso da pia.

 

Conclusão

Se você quer ter uma cozinha com a sua essência, alinhando funcionalidade e beleza, todas essas dicas te ajudarão a ser mais assertiva/o na escolha da sua pia/cuba e bancada ideal.

Lembre-se também da escolha da torneira. Ela é uma companheira inseparável das cubas e pias. Temos post e vídeos em nossa redes sociais explicando tudo sobre torneiras.

Se sentir dificuldade na hora da escolha, é recomendado pedir auxílio para um arquiteto e/ou design. Sabe o que é legal, o nosso time de atendimento pode te auxiliar nisso e ainda contamos com uma arquiteta para te oferecer todo suporte.

Agora, mãos à obra! Vamos tirar a cozinha tão sonhada da cabeça ou do papel?
MPI insight

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?