Skip to main content

Sendo um dos itens mais importantes do banheiro, a escolha da bacia sanitária necessita de atenção, uma vez que bacias sanitárias devem possuir uma estética agradável, bem como ser resistentes e duráveis.

Assim, com tantas opções no mercado, sentimos a necessidade de te ajudar na escolha da sua bacia ideal ponto por ponto. Esperamos que seja útil!

 

Bacia Sanitária: o que é?

Antes de mais nada precisamos saber o que é uma bacia sanitária. Ela é aquele aparelho que recebe dejetos, sendo composto de um vaso sanitário unido a um sifão ligados à instalação de esgoto.

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

Por isso, a norma brasileira determina que os aparelhos sanitários devem ser fabricados em louça e receber na sua superfície uma camada de esmalte cerâmico que, depois da queima, apresente-se impermeável, uniforme e contínua. Dessa forma, a segurança e higiene é aumentada.

 

Bacia Sanitária: quais os tipos?

Mas afinal, quais os tipos?

 

Bacia Sanitária Convencional

 

Começamos com a convencional, que é aquela que conta com válvula de descarga na parede.

 

Bacia Sanitária Acoplada

A bacia sanitária acoplada é aquela que conta com uma caixa acoplada à bacia que armazena a água utilizada em seu sistema.

Caso o desejo seja uma breve manutenção/reforma sem mudanças e preparações na tubulação hidráulica, certamente a bacia com caixa acoplada é a melhor opção para você, pois a bacia convencional necessita um preparo mais complexo da tubulação e, consequentemente, quebra de parede. No entanto, se você está construindo ou realizando uma reforma mais arrojada, a bacia convencional pode ser uma opção viável e geralmente é uma boa escolha para quem quer um ambiente mais clean.

 

 

Bacia Sanitária Monobloco

A Bacia Sanitária Monobloco assemelha-se com a acoplada, mas a caixa e a bacia são unidas em um único bloco.

 

 

Bacia Sanitária com Sistema a Vácuo

A bacia sanitária com sistema a vácuo é o sistema que mais economiza água.

Enquanto os outros funcionam liberando entre 3 e 6 litros de água por acionamento, este libera cerca de 1,2 litro e funciona majoritariamente por pressão.

A bacia sanitária com sistema a vácuo possui uma instalação mais cara, pois exige mão-de-obra qualificada e encanamento especial para aguentar a pressão de funcionamento.

 

 

Bacia Sanitária: tipos de acionamento

Sem considerar a bacia sanitária de funcionamento a vácuo, as bacias mais tradicionais apresentam dois tipos de acionamento: fluxo único e fluxo duplo.

 

Fluxo Único

Como o próprio nome já diz, temos bacias com fluxo único quando há apenas um botão na válvula de descarga que libera a mesma quantidade de água sempre.

 

 

Fluxo Duplo

Seguindo a mesma linha, o fluxo duplo está presente naquelas bacias que possuem dois botões na válvula de descarga.

Esse tipo de acionamento permite uma escolha entre uma descarga de 3 litros (para líquidos) e 6 litros (para sólidos). O objetivo desse tipo de acionamento é justamente a economia de água e ele pode estar presente nas bacias sanitárias convencionais, com caixa acoplada e monobloco.

 

 

Bacia Sanitária: cores

Sobre as cores, sabemos que esta variedade aumentou muito nos últimos anos. Hoje, é possível encontrar a cor que você imaginar, além da possibilidade de fabricação personalizada.

No geral, os tons claros e neutros são os mais empregados, pois imprimem uma sensação de higiene e amplitude ao ambiente. O branco é o clássico! Mas entre as cores mais comuns no mercado também estão:

 

      • bege;

      • preto;

      • marrom; e

    • cinza.

 

 

Bacia Sanitária: principais formatos

Os principais formatos de bacias sanitárias disponíveis são: quadrado e redondo.

Enquanto, as bacias redondas são clássicas e são boas opções para quem possui pouco espaço no banheiro, as peças quadradas são mais imponentes e elegantes.

 

 

Bacia Sanitária: como harmonizar com a decoração?

Apesar da variedade de cores disponível, é importante destacar que não é interessante que se compre uma peça do banheiro de cada cor, uma vez que é essencial manter uma unidade visual entre as louças do banheiro e entre o estilo de decoração do ambiente. Justamente por isso, as principais marcas já oferecem linhas completas de peças, a fim de evitar diferenças de tonalidade entre elas.

Harmonizar sua bacia sanitária e seus complementos com os demais itens do banheiro/lavabo são de extrema relevância para gerar uma sensação de conforto e bem estar visual tanto no dia a dia quanto em dias de receber visitas em seu lar.

 

E como harmonizar com a decoração? Para começar, tenha em mente que cada tipo de bacia traz um efeito e é mais indicado pra diferentes situações.

Por exemplo, a bacia convencional é uma queridinha para quem gosta de arquitetura minimalista, pois não há o volume visual proporcionado pelo outro tipo de bacia. A bacia com caixa acoplada, por sua vez, também possui diversos tipos de traços e cores, podendo, facilmente, criar um conforto visual.

Outro ponto é que as peças mais claras são clássicas e dão uma sensação de higiene e amplitude. Já as peças escuras e coloridas, por sua vez, são contemporâneas e ousadas e recomenda-se a utilização de revestimentos mais claros para equilibrar a composição.

 

 

Qual o tamanho?

Um dos principais pontos a serem considerados ao escolher a bacia sanitária é o tamanho disponível no ambiente.

As bacias sanitárias convencionais são boas opções para banheiros menores, uma vez que dispensam a necessidade de caixa acoplada.

Dessa maneira, antes de realizar a compra, é importante medir o espaço disponível e procurar uma louça que se adapte.

 

Bacia Sanitária: atenção na instalação

Na escolha da bacia sanitária, a instalação hidráulica deve ser fortemente considerada. O encanamento, tubos de ligação e sifão devem ser conferidos e, se necessário, adaptações e correções devem ser feitas por um bombeiro.

Para um banheiro confortável, recomenda-se que a bacia esteja posicionada de maneira a manter pelo menos 30 centímetros dos dois lados e 60 centímetros na frente para não comprometer os movimentos.

 

Bacia Sanitária: dicas e cuidados

Por conta da instalação de sua válvula de descarga na parede, a bacia convencional pode gerar custos de manutenção mais elevados. Isto se dá devido a potencial necessidade de perfurá-la para que realizar o reparo necessário.

A bacia com caixa acoplada, por sua vez, não apresenta tamanha complexidade no momento de sua manutenção e é uma ótima opção para quem busca praticidade no momento de solucionar problemas cotidianos.

Juntamente com isso, outro ponto a ser considerado é se a bacia sanitária acompanha o assento compatível. Caso não venha, pesquise as opções para a marca e modelo e escolha a que melhor se adeque ao seu ambiente considerando qualidade e conforto.

Por fim, ao escolher sua bacia sanitária, a recomendação é que se  dê preferências a marcas confiáveis e se procure um profissional para tirar todas as dúvidas que surjam.

 

Conclusão

Em síntese, para escolher sua bacia sanitária, analise cada critério descrito anteriormente para entender qual é a mais adequada para você.

Gostaram das dicas? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Aaaah, e aqui deixamos algumas sugestões de textos que podem te interessar:

 

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?