Você não tem muito espaço, mas gostaria muito de ter um jardim pequeno? Vamos te ajudar com isso!
A arquitetura biofilica é uma tendência atual forte. Isso porque o bem-estar é a palavra-chave para este momento e as plantas são grandes aliadas para atingir este objetivo.
Isso porque a natureza, além do lado decorativo, tem um viés saudável, já que as plantas são capazes de absorver poluição e liberar umidade na sua transpiração, melhorando a qualidade do ar do ambiente. Sem falar que cuidar das plantas pode ser muito relaxante.
Mas e se você mora em apartamento ou tem um quintal pequeno? Calma! É super possível e indicado, inclusive.
Leia o post completo e confira dicas de ouro para essa missão!
Como fazer um jardim pequeno?
Saiba que você pode ter um jardim pequeno em praticamente qualquer lugar da sua casa ou empresa. Nesses espaços, os jardins de inverno e os jardins verticais são muito usados.
Jardim de Inverno
O jardim de inverno é um tipo de jardim que fica dentro da sua casa, apartamento ou empresa. Eles surgiram em países frios, em que o cultivo de plantas na área externa era mais difícil por conta das baixas temperaturas.
Com eles, é possível proteger as plantas dos ventos, frio e intempéries. No entanto, apesar da origem, esses jardins também são cultivados nas regiões tropicais e são ótimas opções.
Jardins Verticais
Os jardins verticais também são conhecidos por paredes verdes ou jardins de parede. Eles podem ser cultivados em ambientes internos e externos e são super versáteis.
Se você considera ter um desses para sua casa, saiba que você precisa de três pontos, no geral:
-
- um ponto de água;
- um ponto de energia;
- um dreno ou um ralo por perto.
O que plantar em um jardim pequeno?
Antes de mais nada, ao escolher o que plantar, você deve escolher o local onde vai cultivar sua e observá-lo em vários momentos do dia. Isso é importante para você entender a incidência de sol no espaço.
Se o local for predominantemente ensolarado, você já sabe que a planta escolhida será de uma espécie que goste de sol.
Por outro lado, se o espaço não tiver o sol batendo direto, a escolha será por uma planta que goste de meia sombra. Se o seu espaço não tiver luz natural em abundância em nenhum momento do dia, será uma planta de sombra.
Quais são as plantas que gostam de sol?
Se você quer fazer seu jardim em um lugar com bastante sol, você deve escolher espécies de plantas que gostam de iluminação solar.
Algumas sugestões de plantas que gostam de sol são:
-
- Rosa-do-deserto
- Dracena de Madagascar
- Ixora
- Jade
- Suculentas
- Jiboia
- Buxinho
- Babosa
- Cacto
Se você quiser saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre como escolher plantas para ambientes internos.
O que plantar em um canteiro próximo ao muro?
Esta é outra pergunta muito comum. Até porque, muitas vezes, o espaço entre o muro e a edificação é pequeno e surge a dúvida de como fazer um jardim ali sem prejudicar a estrutura existente.
Aqui, uma dica é optar por plantas de sol. As opções para jardim na proximidade do muro são muitas. Por exemplo:
-
- você pode usar trepadeiras para paredes uma parede verde cheia de vida;
- apostar em um jardim vertical;
- pequenas arvoretas posicionadas a uma certa distância podem levar um visual clean e sofisticado;
- usar plantas altas e delicadas podem ser um diferencial na decoração.
Se você busca sugestões de plantas para plantar ali, anote estas duas: buchinho e podocarpo – esta última pode formar uma linda parede verde. Vale a pena buscar referências com essas plantas!
Vasos para jardim pequeno
Se você mora em apartamento, vasos pesados podem ser um problema. E, mesmo que não more em apartamento, os vasos pesados costumam apresentar dificuldade na hora de movê-los para fazer a limpeza do local. Se você já passou por isso, sabe do que estamos falando.
Uma solução são os vasos de polietileno, que são levíssimos, resistentes, baratos e estão disponíveis em diversos tamanhos e cores.
Veja também nosso artigo sobre como plantar em vasos.
Como fazer um jardim pequeno no seu quintal?
Uma coisa é certa. Independentemente do tamanho do jardim, é possível empregar técnicas para torná-lo um ponto de paz.
Utilize mesas, cadeiras, almofadas ou banquinhos para tornar o ambiente mais confortável. Mesmo que lá não tenha muito espaço, use a criatividade e tenha certeza que algo lindo pode sair.
Outra opção também é usar pedras para decorar ou grama e, se você tiver um pouco mais de espaço, pode apostar em decks de madeira, que valorizam o ambiente e passam uma sensação de conforto.
No entanto, no mercado, é possível encontrar decks fabricados em vários materiais, como porcelanato ou plástico.
E lembre-se sempre de utilizar materiais resistentes ao clima, para que seu espaço fique bonito por mais tempo.
Se quiser saber mais sobre o tema, leia nosso post completo sobre decoração de jardim! Para encontrar os produtos necessários para montar um jardim pequeno e aconhegante, conheça a Liven casa.