Os vasos são opções para pessoas que tem espaço reduzido para o cultivo de plantas em geral. Ele é uma ótima opção neste cenário, porém é preciso ficar atento a três pontos super importantes: limitação das raízes, tamanho do vaso e irrigação. Veja aqui nesse artigo, como plantar em vasos.
O vaso, por possuir um tamanho específico e não expansível como a terra, acaba sendo um limitador para as raízes das plantas, quando se refere a busca por nutrientes.
O tamanho do vaso interfere diretamente na quantidade necessária de adubação para a planta escolhida, tendo esta relação direta com o tamanho da própria planta. Então é necessário ter cuidado especial na hora de escolher o vaso e a planta para que eles se ajudem.
Além disso, observar a rega pode definir o sucesso ou não do cultivo, já que a falta dela pode vir a causar a desidratação irreversível nas plantas. Em contrapartida, o excesso da rega pode apodrecer as raízes.
Para plantar em vasos você vai precisar:
Vaso
O material do vaso vai influenciar na rega das plantas, por exemplo, o vaso de barro tende a ser poroso, o vaso de plástico tende a reter mais a umidade.
Argila, pedriscos ou brita
Podem ser encontradas em lojas de terraplanagem, floriculturas ou em casas de construção. São compradas em grandes quantidades e preço baixo.
Como plantar em vasos: Manta de drenagem
É um tecido utilizado para que a terra não entupa os furos no fundo do vaso e se separe a terra do pedrisco e assim, a drenagem possa acontecer de forma mais efetiva.
Terra vegetal adubada
É um tipo de terra organicamente vitaminada que permite às plantas ficarem sempre saudáveis. O tipo de mistura de terra muda de acordo com a planta. Algumas gostam de mais umidade e a terra poderá ser mais pesada e argilosa, enquanto outras preferem um solo mais arenoso e leve.
[products-posts/]
Não hesite em tirar suas dúvidas com um especialista, qualquer dúvida poderá entrar em contato comigo em: contatostudiorelva@gmail.com
Camilla Sousa Gomes l Arquiteta paisagista.
Instagram: @studio_relva.
Veja mais em nosso Blog.
Assista também ao nosso vídeo e veja sugestões de plantas para a área interna e externa: