Skip to main content

Quem casa quer casa, como já diz o ditado. Se você acabou de entrar para o grupo dos casados ou está prestes a entrar e não sabe por onde começar na tarefa de decorar o seu novo lar, trouxe dicas valiosas que te farão poupar tempo e dinheiro.

 

Defina o estilo

 

Primeiro passo na hora de decorar é definir o estilo que mais combina com o casal. Ele pode ser minimalista, moderno, retrô, escandinavo, entre muitos outros.
Essa escolha norteará a escolha de móveis, materiais e cores.

 

Quais são as necessidades do casal?

Vocês gostam de confraternizar com os amigos? Terão animais de estimação? Cozinham muito em casa ou comem mais fora?
Se vocês gostam de ter a casa sempre cheia de amigos, é bom prever que tenham bastantes assentos espalhados, seja um sofá maior, puffes, uma mesa de jantar para mais pessoas, uma bancada com muitas banquetas.
A varanda gourmet é um ótimo ambiente para receber pessoas, fazer aquele churrasco e se divertir.
Neste caso priorize materiais que possam ser limpos com facilidade, como o tapete e o tecido do sofá. O fluxo maior de pessoas costuma sujar com mais facilidade.

 

Animais de estimação também devem ser levados em consideração na hora da decoração, para que também proporcione a eles ambientes confortáveis e seguros. Gatos por exemplo podem estragar determinados tipos de papéis de parede.
Se o casal gosta de preparar as comidas em casa, na hora de planejar a cozinha, pense em como funcionará o fluxo dentro dela na hora de cozinhar. Se a cozinha for pequena e parecer difícil de decorar, pega essas dicas imperdíveis que eu já passei aqui no blog.

 

Analise o espaço

Uma cliente certa vez decidiu escolher um determinado sofá que era grande demais, apesar de todos os avisos de que ficaria exagerado no ambiente. Quando o sofá foi entregue na casa dela, eis que não passava nem na porta principal. Após muito esforço dos rapazes que fizeram a entrega, o sofá entrou. Mas ficou grande demais para o ambiente, gerando uma sensação que o ambiente era menor do que realmente ele era, além de atrapalhar a circulação.

Se ainda não escolheram o imóvel, sugiro que façam uma análise para saber se os móveis que vocês desejam se encaixam harmoniosamente no ambiente – já até contei aqui de um apartamento de um cliente que não tinha espaço para a geladeira na cozinha.
Uma opção para saber se os móveis irão caber no espaço é utilizar um trena. Anote o tamanho dos seus móveis e eletrodomésticos que você já tem ou escolheu e faça marcações no piso para ver até onde eles ocuparão espaço. Assim você evita ficar arrastando de um lado pro outro na tentativa de escolher o local que melhor irá acomodar eles.
Você sabia que profissionais de arquitetura oferecem serviço de consultoria que te ajudam a escolher o melhor apartamento, casa ou terreno de acordo com as suas necessidades? Como profissionais possuem uma visão espacial apurada, eles te deixarão mais confiantes no momento da escolha.
Ah, lembre-se que os imóveis decorados costumam utilizar truques que iludem a mente a pensar que o imóvel é maior do que realmente é.

 

Como economizar

 

Sugiro que antes de sair por aí comprando tudo novo, dê uma olhada no que vocês já possuem e que pode ser utilizado na nova casa.

Muitas vezes aquela cômoda antiga só precisa de uma pintura nova para ficar incrível.
Você também pode garimpar móveis antigos da família ou em lojas de móveis usados. Alguns mobiliários antigos são muito bonitos e além de muito resistentes e duradouro.

Você pode encontrar muitas maneiras de reformar ou criar móveis a um custo muito baixo.
No quarto, ao invés de um guarda-roupa, vocês podem criar um closet aberto, com prateleiras e varões para cabides.
Você mesmo pode criar cabeceiras lindas ao velho estilho – Faça Você Mesmo.

Pintura e papel de parede (que pode ser tecido) são ótimas opções para uma mudança de visual rápida e econômica.

 

Pequenas mudanças

 

Se a cozinha ou o quarto já possuí armários em bom estado, você pode apenas trocar as portas. Assim você tira aquela cara de cozinha velha com armários de madeira que dão a sensação que o ambiente está pesado, por portas azuis que farão a sua cozinha ficar moderna imediatamente.
Você não precisa trocar todo o revestimento da cozinha, se o estado dele tiver bom, você pode apenas colocar um novo na parte entre a bancada e o armário suspenso.

 

Dimensões

 

Para que no dia a dia vocês não fiquem batendo as canelas nos móveis ou tendo que se levantar da mesa toda vez que alguém quiser passar, atente-se aos dimensionamentos básicos.
Recomenda-se que o espaço de passagem seja de pelo menos 60cm. A altura de uma mesa deve ficar entre 70 e 75cm.
Caso você tenha uma bancada alta e deseja colocar bancos, saiba que existem bancos para diversas alturas de bancada, alguns são ajustáveis, mas recomendo que tenha cerca de 30cm entre o tampo da bancada e o assento do banco.
Sempre que possível, opte por deixar a cama de casal afastadas das paredes laterais, para que seja possível o acesso por ambos os lados.
Não exagere no tamanho dos móveis se você não tem espaço para eles! Tenha certeza que a mesa dos seus sonhos caberá na sua sala de jantar.
O importante é juntar os anseios, gostos e expectativas do casal a fim de chegar em um resultado coeso, estiloso e aconchegantes.
Sejam criativos e proativos na decoração do novo lar doce lar. E a parte mais legal é que além de poderem estar juntinhos, desfrutarão de momentos que renderão ótimas histórias para contar.

Aproveite e veja quais são as tendências de arquitetura para 2022 assistindo ao vídeo abaixo:

Aline Lemes   l   Arquiteta e Urbanista

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?