Você conhece o forno elétrico e sabe todas as vantagens de ter esse aparelho na sua casa? Ainda não? Vou te dar alguns exemplos de momentos em que você precisava dele e nem sabia.
Já aconteceu de você estar cozinhando, deixou a cozinha por alguns instantes e quando voltou se deparou com a comida queimada?
Já teve um fogão tradicional e na hora de fazer uma receita que dizia “colocar no forno à 150°” e não tinha ideia de como ajustar?
Ou você já precisou que se abaixar para pegar algo no forno do fogão e teve o receio de ter um problema de percurso entre o forno e o local em que ia colocar a bandeja?
E o que tudo isso te diz? Que alguns eletrodomésticos são essenciais e, com eles, as informações certas são super necessárias pra poder utilizá-los da melhor maneira possível.
Como funciona um forno elétrico, onde colocar o forno na cozinha, tamanhos e modelos de forno e o que pode fazer no forno elétrico, são dúvidas frequentes e responderemos todas neste artigo.
Você conhece a história dos fornos?
Para começar, queremos falar sobre a história dos fornos. Existem relatos que o forno foi criado há centenas de anos, sendo utilizado especialmente para assar carnes e cereais grelhados, e algum tempo depois os pães. Há registros que os egípcios e mesopotâmicos desenvolveram um forno semelhante aos fornos tandoor, estes se perduram até os dias atuais e, com a procura por melhorias das técnicas de cozimento, foi desenvolvido o forno a lenha. Foram os gregos que inventaram o forno a lenha moderno que praticamente não sofreu mudanças ao longo do tempo.
Em 1728, na Alemanha, começaram a produzir os fornos de ferro, conhecido como Jamb stove. Por volta de 1800 foi criado o fogão Rumford, que é um fogão de ferro. Já em 1892 começou a produção do forno de querosene e em 1833, o forno a carvão foi desenvolvido. Foi James Sharp o responsável por criar o primeiro fogão a gás. E somente no século seguinte, século XX, que os fornos elétricos começaram a concorrer com os de funcionamento a gás.
Se você quiser conhecer mais sobre a história dos fornos, ela foi publicada na revista Pizzas e Massas.
O fato é: com o passar dos anos, os fornos elétricos estão cada vez melhores, utilizando de tecnologias de ponta que aliam a sofisticação à funcionalidade que atendem cada vez mais as nossas necessidades.
Mas afinal, como funciona um forno elétrico?
Basicamente, este tipo de forno é alimentado pela eletricidade, que esquenta com suas resistências elétricas, e assim conseguem transmitir o calor para a comida. Uma vantagem do forno elétrico é que ele retém calor por mais tempo após desligado.
E onde colocar o forno elétrico na cozinha?
Ao projetar sua cozinha, você deve pensar na posição de cada equipamento na cozinha de modo a facilitar na hora de preparar a refeição. O foco maior é na distribuição dos eletrodomésticos, tais com o cooktop, a coifa, a pia, a geladeira, o forno e o micro-ondas.
Pense sempre em como é o seu processo de cozinhar, o quê e quais são os utensílios que você precisa ter perto do fogão, por exemplo.
E aqui a dica é identificar as zonas da sua cozinha. São elas as zonas de: armazenamento, limpeza, preparo, cocção e servir.
Para otimizar a preparação das refeições recomendo que faça um triangulo em relação a limpeza, cocção e armazenamento (geladeira). Dispondo esses equipamentos como a imagem a seguir:
Uma das grandes vantagens do forno elétrico é que o posicionamento dele dentro da cozinha depende apenas do ponto de energia, enquanto os fornos à gás precisam do ponto de gás, e isso pode dificultar na hora de pensar no layout.
Tamanhos e modelos de forno
Um dos benefícios do forno elétrico é a variação de tamanho disponíveis. Assim, se sua cozinha possui pouco espaço, você pode optar por um forno menor, e se sua família é grande ou você gosta de receber muitas pessoas em casa e precisa de um forno com tamanho que atenda a essa demanda, existe os maiores. Tenha certeza que existe o forno perfeito para a sua necessidade!
Forno elétrico Vs fogão tradicional
Essa separação do forno do fogão nas cozinhas residenciais não começou há muito tempo, e ainda existem muitos modelos de fogões tradicionais no mercado e com tecnologias cada vez mais impressionantes. No entanto, existem grandes vantagens e de se ter o cooktop e um forno na sua cozinha.
Uma dos maiores benefícios é o fato de ser mais fácil e ergonômico a utilização do forno, isso se dá porque com isso é possível colocar o forno na altura perfeita para você. Assim fica muito mais fácil tirar suas receitas de dentro do forno e colocar sobre a bancada, sem necessidade de agachar.
Outra vantagem é que, em muitos casos, otimiza e economiza espaço, pensando principalmente na tendência de cozinhas pequenas.
Acabou o gás? Sem preocupação, o forno elétrico não precisa de abastecimento de gás, assim, se você tiver um cooktop a gás, pode continuar cozinhando com o seu forno quando o gás acabar.
Vantagens do forno elétrico Vs forno a gás
Mas e quando comparamos o forno elétrico e o forno a gás?
Pois bem, o forno elétrico pode considerado uma versão mais tecnológica desse tipo de eletrodoméstico.
O fato de não precisar de um ponto de gás é uma grande vantagem do forno elétrico, assim você fica mais livre para escolher onde quer colocar o seu equipamento sem necessitar de mudar encanamento.
O forno elétrico possui maior precisão de temperatura durante o preparo, afinal, nada como assar seu alimento na temperatura certa igual da receita, assim não tem erro, né?
E mais: utilizando o temporizador você não terá mais aquele problema de sair por alguns instantes e queimar a comida! Ele desliga automaticamente e ainda mantém sua comida aquecida por mais tempo, mesmo desligado. Muito prático!
Quer mais agilidade na hora de cozinhar? O forno elétrico atinge a temperatura ideal mais rápido, assim sua refeição fica pronta em menos tempo.
Além disso, o cozimento ocorre de maneira mais uniforme uniforme (chega de cozinhar apenas uma parte do bolo!).
Para completar a lista de benefícios, você pode assar mais de um prato ao mesmo tempo, o que é ideal para dias que você que fazer diferentes receitas para uma refeição
Ou seja, se você está sempre em busca de praticidade, agilidade e qualidade, o forno elétrico é perfeito para você! Além disso, ele é capaz de deixar qualquer cozinha mais sofisticada.
[products-posts/]
O que posso fazer no forno elétrico?
E para fechar com chave de ouro esse artigo, trouxe 12 receitas de forno que te deixarão com água na boca e te farão utilizar muito esse equipamento na sua cozinha.
Ah, e mais uma dica: leia este post sobre dicas para fazer seus eletrodomésticos durarem muito mais.
Quer conhecer os nossos modelos de fornos elétricos que deixarão com vontade de cozinhar? Visite o site da Liven Casa!
Diz pra mim, gostou de saber um pouco mais sobre o forno elétrico? Ficou com alguma dúvida? Estou à sua disposição, é só deixar aí nos comentários!
Conheça mais em nosso Blog