Skip to main content

Para manter um jardim bonito e bem cuidado, é necessário dedicação e os equipamentos corretos para tal. Os acessórios para jardim são aqueles que permitem o cuidado de todos os aspectos dessa parte da casa.

Para montar o kit, você precisa conhecer as suas necessidades e entender quais objetos podem ajudar nessas demandas. Além disso, precisa saber que ações podem tornar o seu jardim mais bonito – e você terá algumas dicas para decoração de jardim aqui!

Por isso, prossiga com a leitura e veja o que você deve fazer (e ter) para a manutenção da beleza verde de sua casa!

 

 

Quais são os principais acessórios para o jardim?

“Um jardim bem cuidado é a garantia de um lugar para paz e alegria na casa.”

Os serviços de jardinagem e paisagismo têm um objetivo bem simples: embelezar e manter bem cuidado os canteiros, vasos e todos os elementos restantes que compõem o jardim. Porém, não é apenas uma questão estética.

Os cuidados com o jardim também promovem a saúde mental em dia, já que um jardim bem cuidado garante o bem-estar e a qualidade de vida em casa.

E quais são os acessórios para jardim que lhe garantem isso? Bem, há dois tipos que são essenciais no seu kit de ferramentas: os acessórios de proteção (luva, óculos, avental, etc) e os de manutenção do espaço (pás, cortador de grama, etc).

Você não precisa ter todos os acessórios para jardim, mas é importante que tenha ao menos os principais – veja agora quais são eles!

 

Luvas

Luvas são um dos principais acessórios para jardim, já que um bom par ajuda no manuseio da terra. Além disso, elas são úteis para usar os equipamentos de jardinagem, já que eles podem deixar suas mãos sujas e grossas.

Porém, os elementos do jardim não apenas afetam a estética da sua mão, eles também podem machucar. Por exemplo, você pode se furar com espinhos ou cortar as mãos com as plantas e os equipamentos.

Por isso, escolha boas luvas, que apresentem ótima durabilidade.

 

 

Colher de pá de pedreiro reta

A colher de pedreiro é comumente usada como uma substituta para a colher ou pá usada na jardinagem. Ela apresenta formato triangular e é feita de aço, além de ter uma forma que permite o fácil transporte e ajuste do material manejado.

Porém, o principal detalhe é que a composição da espátula impede que o material transferido pela peça fique grudado no aço. Isso a torna extremamente útil para a distribuição de terra e adubo e para muitas outras ações.

 

 

Pistola esguicho ou regador

Regar as plantas é essencial para que elas se mantenham bonitas e se renovem – e para isso, você precisa da pistola esguicho ou regador. A escolha entre um dos dois acessórios para jardim vai depender de:

 

    • Qual é o tamanho do jardim;
    • Quais são os tipos de plantas;
    • Qual é a quantidade de água que cada planta precisa.

Caso o tipo de planta varie bastante, conte com os dois equipamentos!

 

 

Tesoura de poda

Se você mantém árvores e plantas de maior porte na decoração do jardim, é essencial que apresente uma tesoura de poda. Ela vai te ajudar a cortar as folhas e os galhos secos e a podar as árvores e as plantas.

 

 

Kit de pás e garfos para terra

Um kit de pás e garfos é essencial para quem está montando o conjunto de acessórios para o jardim. Com eles, poderá abrir diferentes buracos para o plantio, fazer as bordas ao redor dos gramados e canteiros e distribuir melhor os adubos e a terra.

E por que não apenas um ou outro? Acontece que, ao ter o kit com as pás e os garfos, você mantém maior versatilidade no trato da terra!

 

 

Cortador de grama

Por fim, o cortador de grama é uma ferramenta imprescindível entre os acessórios para jardim, já que ele permite a manutenção periódica do gramado. Ele pode ser elétrico ou a gasolina e pode funcionar por fio de nylon.

Em geral, ele se apresenta na forma de um carrinho com alça, o que facilita o seu transporte e manuseio.

 

 

4 dicas para a decoração do seu jardim

Os acessórios para jardim têm um único propósito: tornar esse espaço o mais agradável possível. Para manter esse propósito, é importante prestar atenção nos elementos que contribuem para a decoração do seu jardim.

Os elementos partem de um estilo que definiu para o espaço, que pode ser tropical, francês, oriental, desértico e por aí vai. Para lhe ajudar com a decoração do jardim, aqui vão algumas dicas!

 

 

Defina o estilo da decoração do jardim para buscar inspirações

Em geral, quatro estilos para a decoração do jardim são comuns:

 

    • Tropical, que apresenta folhagens e plantas exuberantes;
    • Francês, que traz flores delicadas e espécies de cores e odores únicos;
    • Oriental, que busca a paz e tranquilidade pela relação em harmonia dos elementos da decoração do jardim;
    • Desértico, que apresenta tons terrosos e plantas como cactos e suculentas.

 

Faça caminhos com pedras

Uma forma simples e barata de decorar o jardim é pavimentar os caminhos com pedrinhas brancas. Com isso, você guia os passos dos visitantes e traz estilo à decoração de forma simples.

 

 

Crie um mini lago artificial

Um espaço com água na decoração do jardim é essencial e ele pode existir de duas formas: como fonte central no espaço ou como um mini lago artificial.

 

 

Traga móveis e objetos rústicos

Além dos acessórios para o jardim, traga também banquinhos de madeira e outros objetos rústicos para o espaço!

 

 

Precisa de mais acessórios para o jardim?

Mais acessórios para o jardim, além dos já citados, podem ser necessários, dependendo do tamanho e do tipo de espaço que criou. Por isso é importante continuar pesquisando, caso veja que apenas os itens citados aqui são insuficientes.

Porém, os acessórios para jardim aqui falados são essenciais e é impossível criar um kit sem eles!

 

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?