Skip to main content

Problemas com a descarga do banheiro podem causar várias situações desconfortáveis em nosso dia a dia. Felizmente, muitas vezes, é possível resolver essas questões sem precisar comprar uma nova para o banheiro.

Neste guia completo, vou te mostrar as causas mais comuns de uma descarga com defeito, como identificar o problema e quais ferramentas e materiais são necessários para consertá-la. Vamos começar?

Por que minha descarga de banheiro está com defeito? 

Existem diversos motivos pelos quais você pode estar enfrentando problemas como esse no banheiro. Algumas causas comuns desses problemas incluem:

Vazamentos no reservatório ou na conexão com o vaso sanitário

Válvula de entrada danificada ou desregulada

Válvula de descarga danificada ou desalinhada

Problemas com o acionador da descarga, como botões ou alavancas quebradas

Falta de vedação adequada no anel de vedação da válvula de descarga

Como faço para identificar o problema da minha descarga?

Para identificar o problema com o acionamento do vaso sanitário, basta seguir alguns passos:

1. Olha ao redor do vaso sanitário: verifique se há vazamentos de água no reservatório da caixa acoplada, na conexão com o vaso sanitário ou nas válvulas.

2. Teste o botão de descarga: acione a descarga várias vezes para verificar se o problema está no botão ou na corrente do sistema.

3. Verifique a regulagem da válvula: certifique-se de que a válvula de entrada esteja regulada corretamente e de que a válvula de descarga esteja alinhada.

Se ainda assim não resolver, talvez seja necessário comprar uma nova descarga ou chamar um profissional para consertar.

Quais ferramentas e materiais eu preciso para consertar uma descarga de banheiro quebrada?

Antes de começar o conserto, certifique-se de que você tenha as seguintes ferramentas e materiais, assim como na instalação de um vaso sanitário:

Chave de fenda: para afrouxar ou apertar parafusos e montar componentes.

Chave inglesa ou alicate ajustável: para fixar conexões, desmontar válvulas ou ajustar componentes.

Veda Rosca e/ou fita veda-roscas (teflon): para vedação de conexões roscadas.

Peças de reposição compatíveis: como válvulas de entrada, válvulas de descarga, anel de vedação e correntes.

Com as ferramentas e materiais adequados, a maioria dos problemas com a descarga do banheiro pode ser resolvida.

No entanto, se você não se sentir confortável para realizar essas tarefas ou identificar que o problema é mais complexo do que o esperado, procure a ajuda de um profissional.

Como corrigir um problema de mecanismo de escoamento, como um enchimento atrasado?

Um enchimento atrasado da descarga geralmente acontece devido a problemas na válvula de entrada ou no flutuador que é responsável por controlar o nível de água no reservatório. Veja algumas dicas para corrigir esse problema:

1. Ajuste o flutuador: verifique se o flutuador está na altura correta e se está funcionando adequadamente. Caso esteja muito baixo, a água demora mais para encher o reservatório. Faça os ajustes necessários para que o flutuador atinja o nível adequado de água.

2. Limpe a válvula de entrada: desligue o registro e, em seguida, desmonte a válvula de entrada. Limpe-a cuidadosamente com uma escova ou pano, removendo resíduos e calcificação que possam estar obstruindo a passagem de água. Após a limpeza, monte a válvula novamente e ligue o registro para testar.

3. Verifique a pressão de água: se a pressão da água estiver muito baixa, isso pode afetar o enchimento do reservatório. Verifique com um encanador qual a pressão ideal para as condições de sua residência.

 

O que devo fazer se a válvula de descarga estiver danificada ou quebrada?

Se você identificar que a válvula de descarga está danificada ou quebrada, o ideal é substituí-la por uma nova. Siga estes passos para realizar a troca:

1. Desligue o registro: antes de começar, certifique-se de fechar a entrada de água para evitar vazamentos e inundações.

2. Esvazie o reservatório: acione a descarga para remover a água do reservatório.

3. Desmonte a válvula danificada: usando uma chave inglesa ou alicate ajustável, solte as conexões da válvula de descarga e remova-a cuidadosamente do reservatório.

4. Instale a nova válvula: coloque a nova válvula de descarga no lugar da antiga e aperte as conexões conforme necessário, utilizando a chave inglesa ou alicate ajustável. Não esqueça de utilizar vedação adequada nas conexões roscadas.

5. Ajuste a altura do flutuador: caso necessário, ajuste a altura do flutuador de modo que a nova válvula de descarga funcione corretamente. 

6. Ligue o registro e teste: após instalar a nova válvula, ligue o registro e observe o enchimento do reservatório. Acione a descarga e verifique se tudo está funcionando corretamente.

Lembre-se de que, caso não se sinta confortável para realizar essa tarefa sozinho, é sempre importante contar com a ajuda de um profissional para garantir um trabalho seguro e eficiente.

Resolva Problemas com a Descarga do Banheiro e Garanta o Conforto em Seu Ambiente

Lidar com problemas na descarga do banheiro pode ser frustrante, mas com as orientações certas, é possível resolver os problemas e garantir o funcionamento adequado do sistema. 

Espero que esse guia possa ajudá-lo a enfrentar problemas comuns, como enchimento atrasado e válvulas danificadas, além de orientá-lo sobre quando considerar a compra de um novo acionamento para o seu vaso sanitário. Mas sem descartar a busca de um profissional qualificado, caso o problema seja mais sério do que o esperado.

E se não souber o melhor lugar para comprar peças de Reparo, visite nosso site e encontre diversos itens de instalação, reparos para caixa acoplada, registros e muito mais: www.livencasa.com 

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?