Skip to main content

Graças aos grandes avanços de infraestrutura e tecnologia e ao desejo das pessoas em cuidar da saúde mental e aproveitar mais a vida, nos últimos anos a gente vê cada vez mais o desejo das pessoas de fazer longas viagens ou se aposentar e sair para conhecer o mundo.

Outra coisa que faz com que o número de pessoas que vivem viajando aumente é justamente a evolução da internet e os trabalhos remotos, que permitem que as pessoas trabalhem em qualquer lugar do mundo desde que tenham conexão com a rede. Incrível, né?

Já pensou em sair pelo mundo levando sua casa sobre rodas? Trabalhar de qualquer lugar, ver o sol nascer e se pôr em praias e montanhas diferentes? Conhecer pessoas e comidas diferentes?

Pensando nisso, trouxemos um tema super legal e diferente aqui: o motorhome. Queremos falar sobre como é uma viagem de motorhome, quais são as vantagens e desvantagens desse estilo de viagem que está cada vez mais comum. Queremos falar também sobre algumas dicas de produtos que você pode ter que facilitarão sua viagem.

Vamos lá?

 

O que é um Motorhome?

O motorhome é uma “casa sobre rodas”. Pode ser uma van, trailer, ou mesmo um ônibus que, geralmente, possui local para cozinhar, mesa, camas, banheiro com chuveiro, local para guardar roupas, armários, e muitas outras coisas, a depender do tamanho e do projeto dos viajantes. Nele também estão os utensílios necessários para realizar as atividades diárias. Em síntese: é uma casa móvel.

Imagine: você não precisa se preocupar em comprar passagens, reservar hospedagens, fazer e desfazer malas ou cumprir horários. Você usará o motorhome para tudo. Para se locomover, dormir e trabalhar, se for o caso.

Demais, né?

Agora que você já está situado e já está encantado com as maravilhas de poder ter tudo isso, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de viajar em um motorhome.

 

Quais as Vantagens de Viajar em um Motorhome?

 

Liberdade

Para começar, a maior vantagem é a experiência de liberdade totalmente diferente que você vai sentir.

Imagine: você gosta muito de um lugar e quer ficar lá mais tempo, ou você descobre que ali perto existe outra cidade ou local super interessante e fica louco para conhecer.

Quantas vezes isso aconteceu com você e você não pode ir conhecer o outro local porque estava com o cronograma apertado e a passagem marcada? Com um motorhome, você controla sua rota e seu tempo, e tem toda a liberdade de alterar seus planos. Maravilha!

 

 

Transporte e acomodação resolvidos de uma vez

Como já falamos, você não precisa reservar hospedagens nem se preocupar em ficar buscando passagens com melhores preços e horários. Já é um estresse (ou melhor, dois) a menos, né?

Além disso, vai estar tudo do seu jeitinho, com suas coisas como você quer e você vai ter certeza da limpeza (isso é uma coisa importantíssima a se considerar nesses tempos de pandemia).

E de quebra você não vai correr o risco de esquecer as coisas no hotel, né? hahaha

 

 

Economize com alimentação

Outra vantagem é a economia com alimentação, além de vantagens para aqueles que possuem restrições alimentares. No motorhome você pode fazer a própria comida e não se preocupar em procurar restaurantes nem gastar com eles.

Além de ser mais saudável e barato, você ainda pode levar comidas que você não vive sem!

 

Se quiser, trabalhe de qualquer lugar do mundo

Claro que você pode só curtir suas férias ou sua aposentadoria hahaha. Mas caso você queira ou precise, é super possível trabalhar morando em um motorhome.

Hoje em dia, muitas funções podem ser exercidas remotamente através da internet, então o motorhome é uma excelente experiência a ser vivida por essas pessoas. Essas pessoas podem trabalhar tanto contratadas por empresas como por freelancers – essa opção está cada vez mais aberta e existem vários sites que permitem que as pessoas que sabem prestar determinado serviço se conectem com as pessoas que precisam dele.

Mesmo que você não tenha uma habilidade que permita que você trabalhe pela internet, você já pensou se tem alguma habilidade monetizável? Ou seja, alguma habilidade que dê para você fazer dinheiro com ela. Que tal criar um perfil na internet contando sobre sua viagem e divulgando seus serviços? Você pode ir passando pelos locais e oferecendo esses serviços. Isso pode ser uma opção.

 

Tenha todas as vantagens da viagem

Uma casa sobre rodas permite que você tenha todas as vantagens das viagens. Você vai conhecer locais lindos e diferentes, vai conhecer pessoas, ouvir histórias, experimentar comidas diferentes e ter muita coisa pra contar.

Maravilhoso!

 

 

E Quais as Desvantagens de Viajar em um Motorhome?

Como nem tudo são flores, viver em um motorhome também tem suas desvantagens. Aqui citamos algumas delas :

 

Se você preza por conforto

Se você faz questão de conforto, o motorhome não é uma boa escolha. Além de ser um espaço pequeno, definitivamente é bem difícil que ele seja luxuoso.

 

Todo o trabalho é com você

É, você vai precisar fazer toda a limpeza do veículo. E considerando que geralmente os motorhomes são usados em praias e trilhas, a limpeza interna deve ser ainda mais frequente, para evitar desconforto com o barro ou areia e para prolongar a vida útil dos elementos.

Outra coisa é que os motorhomes que possuem banheiro, apesar de possuírem o banheiro mais conhecido por nós com bacia sanitária, assento, tampa e descarga, possuem banheiro do tipo químico. Ou seja, toda a nossa estrutura externa já conhecida vai para uma caixa de plástico. Assim, quando essa caixa enche, você é o responsável por esvaziar esse material (em local adequado – a maioria dos campings possuem esse local). Esteja preparado hahahaha

 

 

Racionamento de água

Tudo bem que esta pauta já deve ser considerada até nas casas “fixas”, mas aqui queremos destacar que você possuirá uma caixa de água limpa no motorhome que você deverá utilizar para todas as atividades: cozinhar, lavar a louça, tomar banho, dar descarga e qualquer outra. Quando precisar, você pode encher essa caixa em algum lugar pelo caminho, mas isso não deixa de ser um ponto de consideração.

 

Espaço pequeno disponível

Como falamos, é uma casa sobre rodas. Se alguns apartamentos já são considerados pequenos para muitos, imagine o espaço de uma van ou trailer hahaha.

 

Aqui vamos aproveitar e dar dicas de alguns produtos que são uma mão na roda para utilizar no seu motorhome.

 

Produtos Indicados

 

Cooktop

O cooktop é uma espécie de fogão mas que possui apenas as bocas, ou seja não possui mesa e forno embutidos e isso já economiza muito espaço!

Você pode aproveitar e instalar o cooktop sobre um armário, tornando o ambiente mais funcional e com mais espaço de armazenamento (você vai precisar hahah).

Os cooktops são mais fáceis de limpar, por não possuírem desníveis e algumas versões não possuem grades, proporcionando uma higienização bem mais simples. Além disso, os cooktops alcançam temperaturas mais altas em tempo menor, reduzindo o tempo gasto no preparo da refeição e aumentando seu tempo para aproveitar sua viagem! hahaha

 

Coifas

Imagine cozinhar dentro do seu motorhome, que é um espaço pequeno, a fumaça grudando em todo o ambiente, sujando seu cabelo, deixando suas roupas com cheiro de fumaça e o ambiente gorduroso. Tenso né? Por isso que você precisa de uma coifa!

As coifas são essenciais em ambientes pequenos, pois elas possuem a função de retirar e filtrar o ar e fumaça do ambiente, eliminando odores e contribuindo para a conservação do espaço e móveis.

 

Cubas circulares e semicirculares

Para otimizar seu espaço, opte por cubas redondas ou ovais, pois estas permitem que você possua mais espaço livre nas bancadas!

No site da Liven Casa, você encontra várias opções. E, se precisar de ajuda, só chamar a gente no direct ou deixar nos comentários que vai ser um prazer ajudar!

 

Conclusão

E aí? Você já pensou em sair por aí viajando em um carro?

Sabemos que construir um motorhome do zero pode ser bem caro. Sabemos também que nem todos têm disponibilidade de tempo ou não querem ficar na estrada por tempo indeterminado. Mas isso não é motivo para abandonar a ideia!

Realmente acreditamos que seja uma experiência incrível de ser vivida pelo menos uma vez na vida, e nós temos a solução: alugar!

Existem motorhomes disponíveis para a locação. Pesquise direitinho, busque referências, comentários de quem já alugou aquele veículo e aproveite a viagem!

Mas fala pra gente, gostaram do post? Deixe a gente saber aqui nos comentários!

Foi uma delícia escrever esse post e se imaginar vivendo tudo isso. Aproveita e manda pra aquela pessoa que ama viajar e com certeza toparia uma aventura dessas com você!

Aaaah, e mais uma coisa que queremos fazer é reconhecer todos os artistas. Então, se alguma dessas imagens é sua, entre em contato com a gente através do direct @livencasa ou por e-mail através de contato@livencasa.com. Procuramos bastante as fontes, mas em muitos casos não achamos 🙁

Veja mais em nosso Blog!

Conheça nossos produtos em nosso site Liven Casa!

Veja nosso canal Liven Casa no Youtube!

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?