Skip to main content

Ao se pensar na construção ou reforma da cozinha, não são todos que imaginam a cuba como principal questão. Contudo, a cuba para a cozinha em 2022 assume mais importância e, consequentemente, mais da sua atenção.

Quando está decorando seu espaço, é importante considerar uma série de fatores e características dos diferentes tipos de cuba para cozinha. Ela precisa se encaixar visualmente e funcionalmente com a bancada, com os acessórios e móveis ao redor e com a cozinha em geral.

Então, como escolher a sua cuba para a cozinha em 2022? Prossiga com a leitura e tenha a sua resposta!

 

Cuba para a cozinha em 2022: quais são os modelos de cuba?

“Numa cozinha planejada, cada elemento contribui para a harmonia visual. Pela importância da cuba no espaço, ela acaba definindo a decoração ao redor.”

Antes de conhecer os modelos de cuba para a cozinha em 2022, é importante diferenciá-la das pias. Apesar de muitas vezes serem usadas como sinônimos, as pias são um conjunto inteiro, ou seja, a pia é também a bancada.

Enquanto isso, a cuba é um elemento que é colocado abaixo da torneira, se encaixando na bancada preexistente. Por essa versatilidade, é possível encontrar mais de um modelo seu. Veja agora quais são as principais cubas para a cozinha em 2022!

 

Cuba dupla

 

Cuba dupla se trata de uma cuba dividida em duas, que ainda fazem parte do mesmo conjunto que vai ser encaixado na bancada. É a opção mais viável para casas com famílias grandes ou que recebem muitas visitas.

Contudo, não necessariamente é uma peça enorme para quem está decorando sua cozinha – atualmente, há modelos reduzidos, mas ainda duplos.

 

Cuba esculpida

 

Fonte: pinterest

A cuba esculpida é aquela que não é encaixada na bancada, mas sim formada dentro dela pela escultura. Dessa forma, não é removível como as outras, já que foi esculpida na bancada (que geralmente é de porcelanato).

Dentre as cubas para cozinhas em 2022, é uma forte tendência, já que se encaixa nos estilos mais modernos e sofisticados.

 

Cuba de sobrepor

 

A cuba de sobrepor é encaixada na bancada com uma borda sobressalente acima, de forma que não é totalmente embutida. Dessa forma, a torneira para cozinha é instalada na própria cuba, assim como é às vezes na cuba de apoio (que fica acima da bancada).

É com certeza a opção mais fácil de instalar entre as cubas para cozinha em 2022 citadas aqui.

 

Cuba de embutir

 

Quase sempre feita de inox, a cuba de embutir é instalada por baixo da bancada, não ficando nenhuma borda sobressalente acima. É uma das cubas para cozinha em 2022 mais buscadas por:

 

    • Fazer parte de um design clean;
    • Ficar mais prático de escoar a água da bancada.

 

 

Quais são os modelos mais escolhidos em 2022?

Para quem está decorando sua cozinha, as opções mais recorrentes são:

 

    • Cuba de embutir é com certeza o modelo mais buscado, já que consome menos espaço da bancada. Além disso, permite uma limpeza mais prática dela;
    • Cuba de sobrepor, pois possui uma instalação mais fácil;
    • Cuba de aço inoxidável, pois é mais resistente a amassados e arranhões;
    • Cuba esculpida, que faz parte de uma tendência mais moderna;
    • Cuba em gabinete, pois reúne cuba, bancada e armário num único móvel.

 

 

Quais as cores que são tendências entre as cubas para cozinha em 2022?

 

A principal cor não é exatamente uma cor, pois se trata do aço inox. Já faz um bom tempo que o aço inox figura entre as principais opções de cubas para a cozinha em 2022: ele é resistente, elegante e versátil para se encaixar em diferentes decorações.

Depois, vem as cores neutras, como o branco, o bege e o preto. O branco é visto nos principais modelos de cuba e se encaixa com móveis e acessórios de madeira. O bege é comum nas cubas esculpidas em bancadas de mármore (também ocorre com o branco).

Por fim, o preto é tendência em cubas de embutir colocadas em bancadas brancas, de forma a gerar contraste. Porém, os móveis ao redor assumem a mesma cor da cuba.

 

Como escolher a cuba certa para quem está decorando sua cozinha?

O primeiro passo é avaliar o espaço disponível na bancada para a cuba. Há diferentes cubas para cozinhas em 2022, cada qual com suas medidas. Se há pouco espaço, já não é mais recomendada a cuba dupla.

Depois, deve-se analisar o estilo em geral da cozinha. Cubas de aço inox se encaixam em todos os tipos de ambientes, mas são ideais para espaços de design clean, ou seja, mais limpos e sóbrios. Por exemplo, têm um fit ideal com cozinhas industriais.

Já as cubas pretas se encaixam com cozinhas que apresentam um ambiente mais preto (ou, pelo menos, a parte onde se encontra a bancada). Já a cuba esculpida é ótima para cozinhas que apresentam ilha, podendo ser esculpidas duas cubas na mesma ilha.

O terceiro passo é identificar a funcionalidade da cuba. De nada vale a cuba decorando a sua cozinha, se ela acaba sendo pouco funcional. Se você é do tipo que cozinha muito, o aço inox embutido é ideal entre as cubas para cozinha em 2022.

[products-posts/]

 Decorando a sua cozinha com a cuba certa!

Para quem está decorando sua cozinha, é importante realizar a escolha certa da cuba. Como dito antes, a cuba deve se encaixar visualmente e funcionalmente com o espaço da cozinha, de forma que realmente faça parte dela.

A cozinha é um dos espaços mais importantes numa casa, indo além de um ambiente para preparo de comidas. Na verdade, é um dos maiores locais de socialização, o que reforça o fato de que precisa de um planejamento na construção/reforma. Sendo assim, se está decorando a sua cozinha, deve planejar o uso dela da melhor forma. A escolha da cuba para cozinha em 2022 faz parte desse planejamento e na Liven Casa há uma grande variedade de opções para quem busca a ideal!

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?