Skip to main content

E então você fez a tão sonhada reforma no seu banheiro  ou acabou de construir uma verdadeira sala de banho. Os melhores acabamentos, louças e metais, um espelho com iluminação própria para maquiagem, tudo foi pensado do jeito que você sempre imaginou, certo? Mas, e os acessórios de banheiro?

Pois bem. Mesmo assim, os acessórios de banheiro, aqueles últimos itens que acumulam funcionalidades e deixam o espaço mais bonito e prático, infelizmente acabam sendo esquecidos e por vezes, ficam para serem escolhidos por último, praticamente quando o espaço vai ser utilizado.

 

 

O que são acessórios de banheiro e para que servem?

Acessórios para banheiros, são peças acessórias como suportes para saboneteporta toalhasporta-papel, porta-shampoos, porta escova de dentes, algodão e cotonetes. Essas peças existem para deixar o ambiente mais prático e funcional e são capazes de economizar espaço, principalmente em ambientes pequenos. Além disso, ainda contribuem com a decoração.

Existe uma infinidade de marcas e modelos, bem como acabamentos e estilos. O ideal, é que o profissional de arquitetura já especifique todos eles em projeto. Dessa forma, além da harmonia estética do conjunto, o cliente também poderá prever em seu orçamento, quanto estará disposto a investir nessas peças.
Pensando em como podemos te ajudar na escolha desses itens, nós da Morada 31.12, a pedido da Liven Casa, vamos apresentar algumas dicas para que você possa escolher os acessórios para o seu banheiro de maneira assertiva e adequada.

 

A Importância do projeto

 

Antes de comprar os acessórios para o banheiro, é indispensável ter um projeto bem definido e detalhado, com as dimensões exatas do espaço. Isso irá evitar erros de cálculo, além da aquisição equivocada de elementos para o espaço disponível. Por isso, consideramos que a contratação de um profissional de arquitetura irá te ajudar a fazer boas escolhas e economia;

 

Respeite seu orçamento

No mercado existem várias opções de produtos para montar todo tipo de banheiro, com acessórios com custo benefício e itens bem mais caros. O importante é que você busque sempre aliar qualidade com preço justo. Caso você tenha uma verba menor para investir na construção ou na reforma, a dica é fugir dos acessórios com acabamentos muito refinados, com cristais, acrílico ou com um design assinado, pois tendem a encarecer a sua obra.

 

Escolha peças de acordo com o estilo do ambiente

 

Assim como deve existir uma harmonia entre o estilo da casa e as cores dos cômodos, também é importante escolher os acessórios para o banheiro seguindo uma combinação. Se o estilo for mais clássico, vale apostar em tons sóbrios, como preto, branco, cinza e bege, além de itens clássicos, de metal e de louça. Se o estilo for mais contemporâneo, com uma pegada mais moderna, invista nas cores fortes, nos itens espelhados e nos detalhes de inox. Caso o ambiente seja mais rústico, acessórios em bambu e em madeira ficam ótimos.

 

Todas as peças devem ser resistentes à umidade

Ao escolher itens metalizados é indispensável levar em consideração as condições do ambiente.
Devido ao fato de o banheiro ser um local com alta umidade, as peças precisam ser de qualidade e fabricadas em material resistente à água. Isso garante a funcionalidade do item, além de assegurar um acabamento bonito e de evitar incômodos futuros, como o aparecimento de ferrugem.
Prefira sempre peças que são constituídas por uma matéria-prima resistente, como aço inoxidável.
Uma boa opção além dos metalizados, são as peças em acrílico. Além de modernas, elas trazem leveza e cor ao ambiente.

 

Aposte nos kits prontos de bancadas

Os kits de bancadas fazem total diferença no final da decoração. Em geral, eles são constituídos por porta-escovas, saboneteiras (tanto para sabonetes líquidos quanto em barra) e potinhos multiuso, mas ainda existem kits com bandejas. Eles são muito elegantes, além de resolverem as necessidades básicas do cômodo.
No mercado, é possível encontrar diferentes modelos e o ideal é que ele fique em harmonia com o estilo, com o revestimento e com a decoração do local. Materiais espelhados, em aço inox ou com acabamento em palha sintética, cristal, porcelana ou vidro são algumas opções.

 

Acessórios indispensáveis e como escolhê-los

 

 

Lixo de banheiro

Para a escolha desse item, você deve atentar-se para duas coisas: o tipo de material e o modelo. Sendo o ambiente úmido, materiais oxidáveis podem acabar sendo um problema a médio ou logo prazo. E para não precisar sujar as mãos nas bordas da lixeira, o ideal é optar por uma que possua um pedal que permita ser aberta com o solado do seu calçado.

Armário ou gabinete para espaços pequenos: Se o banheiro é pequeno e não sobra lugar para depósito de produtos de higiene, o melhor é aproveitar o espaço embaixo da pia, usando um armário sobre medida, e fixá-lo atrás do espelho ou mesmo na parede do vaso. Carrinhos volantes são uma boa opção também e que evitam obras.

 

Porta-papel

Este item, acreditem, pode deixar o banheiro com uma cara mais moderna. Hoje você encontra uma variedade incrível de modelos dessa peça. Pesquisando encontrará uma que se ajuste a sua decoração: clean, ousada e até – acredite – bem humorada.
Espelho de bancada: Seja para tirar sobrancelhas, colocar lentes de contato ou maquiar, esses espelhos são uma ótima opção. Caso não tenha espaço na pia, você pode encontrar um modelo com articulador para colocar na parede.

 

Organizador de toalhas (ou porta toalhas)

Deixar as toalhas em um local de fácil acesso é de extrema importância. Para isso, você pode escolher, entre os vários modelos existentes no mercado, que podem ser de barras ou apenas ganchos.

 

Porta-shampoo e sabonete

Na hora de escolher seu porta-shampoo para banheiro lembre-se de conferir as medidas do box e onde você pretende colocá-lo para não atrapalhar a abertura da porta e evitar acidentes. É muito importante pensar, além do design, na qualidade dos materiais desse item, uma vez que ele está constantemente exposto ao vapor e à água.

Uma das opções é o porta-shampoo com ventosa em aço inox para quem não quer furar as paredes.
Entre as opções mais modernas de porta-shampoo para banheiro, está o porta-shampoo de inox e vidro, que são resistentes e duráveis.

 

Itens decorativos

Para incrementar o visual do banheiro, utilize elementos decorativos como velas aromáticas, pequenos vasos de plantas e cestinhos organizadores, por exemplo. Esses acessórios criam a atmosfera clean e relaxante que um ambiente destinado a limpeza e ao bem estar devem ter.

 

Conclusão

Sendo assim, analise cada uma das dicas oferecidas para conseguir gerar harmonia, praticidade, funcionalidade e beleza ao seu banheiro. Caso tenha alguma dúvida específica, não hesite em entrar em contato conosco em nosso instagram @morada3112 ou aqui no chat da Liven.

Veja mais em nosso Blog.

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?