Skip to main content

Aposto que você já passou por alguma situação aí na sua casa em que você precisou arrumar, consertar ou até mesmo criar algo. Desde arrumar um pequeno vazamento à colocar um quadro na parede. Mas é comum não ter as ferramentas adequadas para cumprir as tarefas, por isso, decidi te ajudar a estar preparado para possíveis necessidades futuras, afinal, como já dizia os sábio: “sorte é estar preparado para a oportunidade quando ela aparece”. Nada como ter uma boa caixa de ferramentas.

A seguir, você vai encontrar peças essenciais que você precisa ter na sua caixa de ferramentas, e que no dia a dia te servirão muito bem para as mais diversas necessidades.

[products-posts/]

1 – Caixa de ferramentas

O primeiro item é o mais óbvio, porém muito importante, pois é necessário um local adequado para armazenar as ferramentas abaixo. Existem diversos modelos de caixa de ferramentas, com vários tamanhos, mas para um kit básico, sugiro a caixa de ferramentas da Stanly, ela tem vários compartimentos para guardar separadamente as peças de forma organizada, além de não ser uma caixa grande, assim você pode guardá-la em qualquer cantinho ai na sua casa.

Outra opção que substitui a caixa de ferramentas é se você possuir em casa um espaço onde possa deixar as ferramentas expostas, normalmente é colocado em uma parte da garagem, onde normalmente se tem uma mesa e compartimentos para guardar tudo.

Mas já adianto, você não precisa dessa estrutura toda se você não é uma pessoa cujo o hobby é consertar coisas.

2 – Martelo

Todo mundo conhece esse equipamento, que por sinal é muito versátil, podendo ser utilizado na construção civil, em reparos e até mesmo para artesanato.

Mas você sabia que existem diversos tipos de martelo? Tem o martelo pena, de bola, o de estofador e outros, mas para a sua caixa de ferramentas eu indico o martelo unha, que possui um lado perfeito para remover pregos e do outro uma parte reta para introduzir os pregos.

3 – Alicate

O alicate é outro equipamento que você provavelmente já conhece, ou pelo menos conhece o alicate para unhas.

O alicate recomentado para ter na sua caixa de ferramentas é o universal, que te auxiliará nos trabalhos pesados, sendo perfeito para enrolar, cortar, puxar, prender e deformar chapas finas e arames.

4 – Chave teste

Esse não pode faltar na sua caixa de ferramentas! Trata-se de uma ferramenta que identifica correntes elétricas, evitando que você leve algum tipo de choque.

Falando nisso, nunca se esqueça de desligar no disjuntor antes de mexer em qualquer parte elétrica da sua casa.

5 – Caixa de ferramentas: Jogo de chaves de fenda

Você já passou por aquela experiência de a chave de fenda que você tem não ser a ideal para aquele parafuso que você precisava apertar/folgar? Eu já, por isso, desde então tenho sempre muitos tipos de chaves de fenda de diversos tamanhos na minha casa, e com frequência eu acabo utilizando muitas delas.

Mas se você não tem nenhuma ainda e não sabe quais são as essenciais para se ter na sua caixa de ferramentas, eu indico esse jogo de chaves de fenda da Tramontina, que vai te ajudar muito na hora de fazer alguma manutenção na sua casa ou até mesmo no seu carro.

6 – Estilete

Esse é um item bastante versátil e útil. Ele pode servir para desencapar fios e até cortar papel de parede (essa é para quem gosta de colocar a mão na massa e dar cara nova ao ambiente de maneira fácil e rápida, e se você quer saber mais sobre como o papel de parede pode mudar sua casa, tem um texto especial com tudo o que você precisa saber sobre ele).

Como arquiteta eu sempre usei muito meu estilete, desde para fazer maquete até para apontar o lápis. Mas também já usei para cortar caixas de papelão e fazer uma casinha para os meus afilhados brincarem.

Você vai encontrar diversos tipos de estilete, mas eu indico que compre um de qualidade e que pode durar anos. Além disso o botão de trava precisa ser resistente para aguentar forças maiores sem deixar a lâmina se mover.

Você sabia que aqueles risquinhos na lâmina são o exato local onde você pode quebrar quando a lâmina de cima já não estiver afiada o suficiente? Para quebrar, você só pegar uma parte que se desencaixa do corpo de plástico e posicionar da forma adequada na lâmina que você quer tirar, e aplicar força para removê-la. Assim você terá uma lâmina novinha em folha para continuar trabalhando.

7 – Trena

Se você já passou ou conhece alguém que passou pelo perrengue de comprar alguma coisa para casa e ele não passar pela porta ou não ser do tamanho adequado para o espaço que você pensou para o novo equipamento, recomendo que tenha uma trena e use-a sempre antes de comprar algo novo para casa.

Com ela você pode tirar todas as medidas necessárias para não ter surpresas. Além de ser útil na hora de colocar um quadro na parede ou de instalar um móvel.

8 – Caixa de ferramentas: Buchas de fixação e parafusos

Para fixar parafusos na parede você vai precisar de buchas de fixação, elas mantém os parafusos bem fixos e protegidos dentro da parede para que suporte o peso do objeto que você instalar.

Existem diversos tipos e tamanhos que variam de acordo com o tamanho do parafuso e da superfície onde você vai instalar, por exemplo: é uma parede de alvenaria ou é uma divisória?

Para ter na sua caixa de ferramentas indico dois modelos de buchas (S 08 e S 06) e dois de parafusos (4.5×40 e 5.0×50).

9 – Fita isolante

É aquela fita, comumente encontrada na cor preta, que possuí a capacidade de não conduzir eletricidade. Apesar da preta ser a mais comum quando se diz fita isolante, existe outras cores  disponíveis que facilitam a diferenciação quando se tem muitos cabos juntos.

10 – Caixa de ferramentas: Veda rosca

Essa é outra fita que você precisa ter na sua caixa, sendo utilizada para vedar tubulações de PVC, metal ou CPVC, eliminando folgas entre as roscas. Pode ser utilizada tanto para instalações de água fria como as de água quente.

11 – Arco de serra

Na hora de cortar plásticos, madeiras, aços e outros metais, esse será um equipamento imprescindível, por isso é sempre bom ter à mão.

12 – Caixa de ferramentas: Furadeira/Parafusadeira

Um único equipamento que como já diz aquela famosa expressão: “é uma mão na roda”. Nem preciso explicar a utilidade desse equipamento que você possivelmente já usou ou pelo menos já viu alguém usar. Em casa ele entra em ação na hora de colocar uma cortina nova, um quadro ou montar um móvel.

13 – Kit para parafusar

Esse é o que vai garantir que o equipamento anterior funcione com os mais diversos tipos de parafusos, de maneira eficiente e segura. Assim como o jogo de chaves, é sempre bom ter um kit como esse disponível.

Agora é hora de colocar a mão na massa e dar um novo visual para a sua casa ou apenas reparar aquilo que precisa de conserto. Com as ferramentas certas, você vai ver que o seu trabalho fluirá de forma eficiente e muito mais rápida do que antes.

Aline Lemes  l  Arquiteta e Urbanista

Veja mais em nosso Blog e conheça nosso Site.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?