Skip to main content

É comum o pensamento de que iluminação do banheiro é apenas central e simples. Porém, ao conversar com clientes e profissionais sobre as funções que utilizam no dia a dia para o banheiro, é perceptível que já deixaram de ser apenas as que costumavam utilizar no passado.

Hoje, o banheiro é local de maquiagem, produção de looks, integração com closets e relaxamento.

Para cada uma dessas funções há um tipo de iluminação adequada. E, pensando na economia, esses pontos podem ter circuitos individuais, podendo ser utilizados conforme a necessidade.

 

Além das funções práticas para o banheiro, há também o desejo das pessoas em ter um banheiro aconchegante, bonito e de destaque. Compreendendo quais características são mais relevantes para você, torna-se possível escolher com êxito a iluminação  ideal para o seu banheiro.

Desta forma, não adianta escolher um revestimento bonito, caro, em alta e que viu em sites de imagens belíssimas, se não utilizarmos a iluminação adequada. Você ficará com a impressão que algo saiu errado na escolha dos revestimentos ou acabamentos, caso não os harmonize com os itens de iluminação. Sendo assim, o grande diferencial de um banheiro maravilhoso é uma iluminação planejada e voltada aos seus principais desejos.

Para facilitar o seu planejamento e escolha, vou dar alguns exemplos de pontos no banheiro que merecem um destaque.

 

Iluminação central

 

Chamada também de iluminação de apoio. Seu objetivo principal é iluminar o ambiente como um todo e por isso é muito importante, mas não embeleza nem destaca itens no banheiro. Alguns exemplos desse tipo de iluminação são os seguintes: Painel LED central, plafon de embutir central e rasgo no gesso com iluminação embutida.

Geralmente a iluminação central é utilizada na temperatura de 6000k. Mas nada impede utilizá-la em 3000 ou 4500k dependendo do gosto do cliente.

 

Iluminação do banheiro: pontual

 

Usada para destacar áreas do seu banheiro como uma torneira, a pedra na bancada ou itens decorativos sobre ela ou ainda um revestimento destaque em uma das paredes. Esse tipo de iluminação traz o clima aconchegante revelado nos ambientes das imagens abaixo.

Sua temperatura de cor ideal está entre 3000k e 4500k no máximo para que a sensação de aconchego consiga aparecer no ambiente. Ficou com dúvida sobre o que é temperatura de cor? Clique aqui para ir direto ao nosso texto que explica detalhadamente este tema.

 

Iluminação especial

 

Usada para destacar pontos diferenciais no ambiente como abaixo ou acima do espelho, seja ele com ou sem armário; abaixo da bancada, quando não houver armário em sua parte inferior; e até no nicho do box.

Estes tipos de  recursos precisam ser pensados antes de iniciar a obra, pois dependem de planejamento elétrico para embutir os fios necessários para dar tudo certo no final. O destaque desejado ocorre quando utilizada em LED entre 3000 e 4500k.

[products-posts/]

 

Iluminação do banheiro: diferencial

 

Utilizada de forma personalizada de acordo com o seu gosto. Um exemplo bastante utilizado é a inserção de lâmpadas de RGB (Red Green Blue) que mudam de cor de acordo com o seu desejo para banhos relaxantes com o efeito da cromoterapia. Este mesmo efeito pode ser alcançado utilizando alguma cor fixa de LED.

Geralmente essas lâmpadas são instaladas na área do box, mas não existe uma regra para isto. O importante é ter em seu banheiro uma experiência gostosa de tomar um banho super relaxante para recarregar as energias.

Não pense que você precisa utilizar todos os recursos acima descritos para ter um banheiro bonito e aconchegante. Escolha o que mais se encaixa no que deseja e sonha e a nossa equipe junto à @marciafigueiredo terá a solução perfeita para você!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?