Skip to main content

Impacto da iluminação em um ambiente

A gente sabe que a iluminação é essencial no nosso dia a dia. Afinal, a escuridão pode atrapalhar, e muito, o nosso desempenho em quaisquer atividades que realizemos. Fora os acidentes, como tropeçar, derrubar ou quebrar algo dentro de nossas casas.

Além do básico, a iluminação também é capaz de produzir diferentes estímulos, como foco ou relaxamento. Assim, a iluminação do espaço deve ser perfeitamente trabalhada para gerar máximo conforto para o usuário.

Existem diferentes tipos de sistemas de iluminação e tipos de lâmpadas e você precisa entender isso antes de iluminar sua residência.

Ao construir ou reformar, a ajuda de um profissional pode ser muito interessante para deixar o ambiente harmonioso e bem iluminado. No entanto, mesmo assim você precisa entender os principais pontos.

 

 

Iluminação: tipos

Vamos começar falando sobre os tipos de iluminação.

 

Iluminação Direta

A iluminação direta é aquela em que a luz incide diretamente sobre uma superfície. É muito como em escritórios e salas de estudo e leitura.

Quando planejamos este tipo de iluminação, geralmente usamos abajures, luminárias de mesas e pendentes.

 

 

Iluminação Indireta

Já a iluminação indireta é aquela em que a luz bate em uma superfície e reflete. Ela é muito utilizada quando a iluminação é dirigida para cima e se reflete por todo o ambiente.

A iluminação indireta é ideal para salas e quartos, já que deixa o ambiente mais aconchegante.

Aaah, e uma dica é que a superfície de reflexão seja clara para que o ambiente não fique escuro, tá?

 

 

Iluminação Difusa

Na iluminação difusa o fluxo luminoso é distribuído de maneira uniforme para todo o ambiente, ou seja, o ambiente é todo iluminado de forma igual, sem contrastes. Seu objetivo é iluminar todo o ambiente suavemente, minimizando as sombras nos objetos.

É um tipo de iluminação versátil e pode ser utilizado em banheiros, salas, quartos e garagens, por exemplo.

 

 

Iluminação de Destaque

A iluminação de destaque é aquela que vai te ajudar a destacar pontos específicos do seu ambiente. Ela é muito utilizada para destacar obras de arte, fachadas e jardins.

 

Fonte: Pinterest

 

Modelo de luminária: qual o melhor?

Ao pesquisar sobre lâmpadas e luminárias para sua casa, você vai se deparar com alguns nomes, como: incandescentes, halógenas, fluorescentes, LED e filamento.

Mas nós vamos ser bem objetivos, tá? Somos do time das lâmpadas de LED e de filamento de LED, e te explicamos por quê.

As lâmpadas de LED são as mais modernas e econômicas disponíveis no mercado, proporcionando até 90% de economia de energia. Além disso, elas possuem uma vida útil bem mais elevada, durando 10 vezes mais que as fluorescentes e 25 vezes mais que as incandescentes.

As lâmpadas de LED não utilizam mercúrio na sua composição nem elementos agressivos ao ambiente Também não emitem raios infravermelhos e ultravioletas. E isso é ótimo, né?

Outro ponto positivíssimo é que as lâmpadas de LED não aquecem o ambiente nem alteram as cores do ambiente. Além de serem extremamente versáteis, sendo vendidas desde lâmpadas comuns, até mangueiras ou spots, além de ser encontrada em diversas cores.

Inclusive, até as lâmpadas de filamento – que mencionamos anteriormente – já existem na opção de LED. As lâmpadas de filamento são aquelas em que os filamentos no interior do vidro são visíveis e remetem às elegantes lâmpadas antigas. Um charme!

Mas e visualmente? Afinal, além das condições de visibilidade e segurança dentro de um ambiente, queremos também que os itens de iluminação contribuam para a iluminação da casa, concordam?

Para agregar à iluminação funcional, temos a iluminação decorativa e suas inúmeras possibilidades. Recomendamos fortemente a leitura do nosso texto completíssimo sobre iluminação decorativa. Lá falamos sobre várias opções de luminárias e ideias que você pode explorar, mas, pra dar um gostinho, vamos falar de duas opções aqui: os pendentes e as arandelas.

 

 

Pendente

Os pendentes são aquelas luminárias que, como o próprio nome já diz, são penduradas ou suspensas. Este tipo de luminária chama atenção por sua beleza e seu uso é super recomendado para iluminar bancadas de cozinha e áreas gourmet.

Ao escolher seu pendente leve em consideração a proporção do seu ambiente. Espaços pequenos, pedem pendentes menores e ambientes grandes, pendentes maiores. Caso contrário sua função decorativa vai por água abaixo.

Além disso, uma dica é explorar lâmpadas mais amareladas para trazer um efeito bonito, conforto visual e uma sensação de aconchego.

Durante a instalação considere uma altura média de 90 centímetros para que seja confortável para todos sentados e em pé.

 

[products-posts/]

 

Arandela

Já as arandelas são luminárias fixadas nas paredes e estão disponíveis no mercado em uma grande variedade de cores, estilos e formas.

Aposte em arandelas sem medo em banheiros, corredores e em áreas externas. Você vai adorar o resultado!

 

 

Quais as tendências de iluminação?

Assim como em outras áreas da arquitetura, a iluminação também segue tendências e, se você está construindo ou reformando, é bom estar de olho em quais são as tendências para 2022.

Primeiro, não temos como começar sem falar de tecnologia. Sem dúvida nenhuma, as lâmpadas inteligentes se destacam. Elas vão além do ligar e desligar. Com elas é possível ajustar a intensidade da iluminação e até alterar sua cor. Além disso, elas podem ser acionadas à distância através de aplicativos.

Outra coisa que vamos ver muito, acompanhando as tendências de metais coloridos, são as luminárias em tons de cobre, rosê e preto em decorações mais clássicas. Além disso, as cores como vermelho e verde em tons fortes estão sendo super empregadas em decorações industriais e retrô.

E, como em 2022 as formas orgânicas vieram com tudo, as luminárias em formatos curvos também acompanham.

Aposte também em abajures, spots e rasgos de luz. Será um sucesso!

Vamos transformar nossa casa no nosso cantinho favorito no mundo!

 

Fonte: iStock

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?